Casamento. Família. Base da Sociedade


O casamento é a base da família, assim como a família é a base da sociedade (Gênesis 2.24,25). A instituição da família foi a primeira instituição social ordenada e estabelecida por Deus mesmo antes de estabelecer o governo e a igreja. Isso mostra como Deus valoriza a família como a unidade social mais fundamental de qualquer sociedade. Quando a família é falha e desordenada, todo o alicerce da sociedade é completamente destruído.

Qual é o plano de Deus para o casamento? Refletir a imagem de Deus (Gênesis 1.26,27). O casamento foi criado para modelar e exibir a glória de Deus para toda a criação. Quando Deus fez o homem, ele fez uma pluralidade. Ele fez homem e mulher, e depois na narrativa, Deus disse que eles se tornariam uma só carne (uma só pessoa, Gn 2.24). A Trindade é Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo; eles são um e ainda assim pessoas individuais.

Em segundo lugar, o plano de Deus para o casamento são os filhos (Gênesis 1.28). Deus fez homem e mulher para procriar, para que gerem filhos (Malaquias 2.15). É a vontade de Deus que as pessoas sejam fecundas e se multipliquem. Não são apenas crianças que ele quer, mas filhos piedosos.

Em terceiro lugar, o plano de Deus para o casamento é através do casal constituir uma nova unidade familiar (Gênesis 2.24). Depois que Deus fez uma mulher para Adão, ele disse que um homem deixaria seu pai e mãe e se uniria a sua esposa. Isso significa que, no casamento, um casal está iniciando uma nova unidade familiar. Isso significa que a prioridade do casal passa a ser o casamento deles.

Em quarto lugar, o plano de Deus para o casamento envolve companheirismo (Gênesis 2.18). Deus colocou um desejo inato na humanidade pela companhia íntima. Acerca de Adão no Jardim do Éden. Pense nisso: aqui está um homem sem pecado, em perfeita comunhão com Deus, em um ambiente perfeito. O que mais você poderia querer? Não é suficiente? Não de acordo com Deus! A avaliação de Deus foi que o homem precisava de uma companheira humana para corresponder-se a ele. Deus fez o homem para se casar com uma mulher e a mulher com um homem. Este é o desenho divino de Deus e ninguém tem o direito de mudar isso.

A compreensão bíblica sobre o companheirismo no casamento indica que o relacionamento matrimonial é primário, não a relação pai-filho ou a relação com os sogros. Quando uma pessoa é casada, seu relacionamento com o seu cônjuge é o mais importante! Muitos casamentos fracassam por causa do foco nos filhos, pais ou sogros causando prejuízos a relação.

O companheirismo exige que o casamento seja um relacionamento permanente, seus filhos estão com você em casa por alguns anos enquanto o seu cônjuge estará com você por toda a vida. O casamento é um compromisso; não é um experimento! É uma aliança diante de Deus. Compromisso é o que mantém um casal juntos através das dificuldades que invariavelmente vêm (Malaquias 2.14; Provérbios 2.17).

O companheirismo exige que o casamento seja um relacionamento exclusivo. Embora Deus tenha tolerado a poligamia nos tempos do Antigo Testamento, essa não era sua intenção original. Deus facilmente poderia ter criado muitas esposas para Adão, mas Ele não criou. Um homem, uma mulher, para a vida – esse é o design de Deus. Isto significa que quando uma pessoa se casa, eles desistem de amizades próximas com outras pessoas além de seu cônjuge. Eles têm um novo relacionamento com o cônjuge; seu cônjuge é agora sua primeira prioridade em termos de relações humanas.

O companheirismo exige que o casamento seja um relacionamento íntimo. E eles se tornarão uma só carne. Uma carne enfatiza a união sexual. Mas a união sexual é sempre mais do que apenas física. Existe também uma unidade relacional e emocional, I Coríntios 6.16. A maioria dos problemas sexuais no casamento provém de uma falha na intimidade total da pessoa. A harmonia sexual deve ser construída sobre o fundamento de um relacionamento primário, permanente e exclusivo que está crescendo em confiança, abertura e unidade. Deus nos fez assim.

O companheirismo exige que o casamento seja uma Jornada, não um destino. Não importa o quanto um homem e uma mulher estão apaixonados um pelo outro, a verdade é que quando eles são casados, eles não chegaram a lugar algum; eles apenas começaram uma nova jornada. O casamento não é uma maravilha de 90 dias, mas um processo para toda a vida! É uma coisa interessante! Cada pessoa no relacionamento matrimonial deve certificar-se de que, se foi ideal desde o início, tem que ser ideal até o fim. Da perspectiva de Deus, quando se faz um compromisso no casamento, não há mudanças.

Deus estabeleceu o casamento como um pacto; não é um contrato! É um pacto baseado em um compromisso entre um homem e uma mulher (Malaquias 2.14; Provérbios 2.16-17). É importante entender a diferença entre pacto e contrato. Existem quatro diferenças importantes:

  • Um pacto baseia-se na união entre as partes. Um contrato é baseado na confiança.
  • Um pacto é baseado em responsabilidade ilimitada. Um contrato é baseado em responsabilidade limitada.
  • Um pacto não pode ser quebrado se novas circunstâncias ocorrerem. Um contrato pode ser anulado por consentimento mútuo.
  • Um pacto é eterno. Um contrato tem uma data de expiração.

Discuta as seguintes perguntas e aplique as respostas ao seu casamento:

  • Por que Deus estabeleceu o casamento como a pedra angular da sociedade?
  • Como você pode garantir que seu casamento durará “até que a morte nos separe”?
  • Um relacionamento duradouro “deve começar comigo”. O que você acha que precisa fazer como marido ou esposa para ver isso acontecer?

Seja um mantenedor deste Ministério

Ajude-nos a levar o evangelho para quem precisa ser alcançado e a contribuir para o ministérios dos pregam a Palavra de Deus. Inscreva em nosso canal no Youtube.com/IndependenciaCristo

R$100,00

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s