Pela terceira vez: …Você me ama?


E perguntou pela terceira vez: – Simão, filho de João, você me ama? Então Pedro ficou triste por Jesus ter perguntado três vezes: “Você me ama?” E respondeu: – O senhor sabe tudo e sabe que eu o amo, Senhor! E Jesus ordenou: – Tome conta das minhas ovelhas. João 21:17

A nossa história começa sobre dois amigos. Quando Pedro conheceu Jesus, ele foi chamado de “Cefas”, quer dizer “Rocha”. Jesus deu a entender que Pedro seria firme como uma rocha, João 1:42. Mais tarde Jesus convidou Pedro para fazer parte do seu colegiado apostólico.

Nessa caminhada, ele viveu momentos inimagináveis; ele viu o poder de Deus agindo através de Jesus, pessoas foram curadas, ressuscitadas, libertadas de espíritos opressores, demônios caindo do céu e outras maravilhas.

  • Quando a multidão se afastou de Jesus, Pedro e os discípulos permaneceram ao seu lado, João 6:66-69. Em outro momento, ele declarou que estava pronto para ser preso e morrer por Jesus, Lucas 22:33. No momento da transfiguração Pedro estava com Jesus, Mateus 17:1-8.

Até momentos antes da prisão de Jesus, se alguém perguntasse qual era o discípulo mais próximo de Jesus, Pedro ocuparia o topo da lista. Ele foi um dos únicos discípulos que recebeu o Mestre em sua casa, Mateus 8:14.

Em todos os evangelhos iremos encontrar a presença de Pedro nos momentos marcantes do ministério terreno de Jesus. Eles eram bons amigos, tinham um relacionamento perfeito, que foi rompido após o episódio da prisão de Jesus.

O QUE PODE ROMPER UM BOM RELACIONAMENTO?

Assista essa mensagem pregada pelo pastor Agnaldo Almeida

A maioria de nós conhece ou já conheceu alguém que tenha rompido um bom relacionamento. É triste quando isso acontece. Há muitas perdas envolvidas quando os bons relacionamentos são desfeitos.

  • As causas principais para quebra de relacionamentos são: desconfiança; antipatia; hostilidade; inflexibilidade; incompatibilidade; discussão; exaustão; traição, dentre outras.

Pense na sua alegria quando consegue ajudar alguém a restaurar um bom relacionamento? Esse é o sentimento que tenho sempre que consigo auxiliar alguém a reatar um bom relacionamento, principalmente quando esse relacionamento inclui a presença de Deus. Nós, igreja, recebemos o ministério da reconciliação, para tornar os pecadores amigos de Deus, II Coríntios 5:18b – E Deus nos deu a tarefa de fazer com que os outros também sejam amigos dele.

Deus é reconciliador por natureza. Ele enviou o Seu Filho Jesus Cristo para promover a reconciliação com a humanidade, quando alguém reata o seu relacionamento com Deus há uma grande festa no céu, Lucas 15:7 – – Pois eu lhes digo que assim também vai haver mais alegria no céu por um pecador que se arrepende dos seus pecados do que por noventa e nove pessoas boas que não precisam se arrepender.

Algumas perguntas surgem na minha mente quando penso na quebra de relacionamento entre Pedro e Jesus.

  • Quando o Sumo Sacerdote interrogou Jesus a respeito dos seus seguidores e ensinamentos, a resposta de Jesus foi – Então, por que o senhor está me fazendo essas perguntas? Pergunte aos que me ouviram, pois eles sabem muito bem o que eu disse a eles. João 18:21.
  • Por que Pedro teve medo, quando confrontado no pátio? – Pedro ainda estava lá, de pé, aquecendo-se perto do fogo. Então lhe perguntaram: – Você não é um dos seguidores daquele homem? – Não, eu não sou! – respondeu ele. João 18:25.
  • Como pode alguém como Pedro mudar de ideia de repente? Teriam sido as palavras de Jesus, depois que ele cortou a orelha do soldado? Mateus 26:52 – Ai Jesus disse: – Guarde a sua espada, pois quem usa uma espada será morto por uma espada.
  • Por que Pedro negou Jesus? Essa é uma questão difícil de responder, talvez na eternidade possamos compreender o que aconteceu com Pedro.
    • Talvez, seja a decepção de ver um Cristo poderoso, que tinha poder sobre a natureza, doenças, espíritos, se entregar sem reagir.
    • A falta de apoio dos outros discípulos que se acovardaram diante da prisão de Jesus.
    • A autopreservação, uma vez que o Cristo foi preso e certamente seria sentenciado a morte.
    • A decepção por fazer parte de um movimento liderado por um Cristo que aceitou a morte sem reagir.
  • Por que Pedro não defendeu Jesus diante da fúria popular? Ele nada fez para impedir que soltassem Barrabás e prendessem Jesus.
  • Por que Pedro não fez como João, o discípulo amado, e seguiu Jesus até o pé da cruz?
  • Por que depois de visitar o túmulo vazio de Jesus, Pedro não reuniu os discípulos para continuar a obra de Jesus? João 20:6-8.
  • Por que no mesmo dia da ressurreição, quando Jesus apareceu na reunião dos discípulos amedrontados, Pedro não aproveitou a oportunidade para pedir perdão?
  • Por que Pedro não aproveitou a oportunidade para pedir perdão na segunda vez em que Jesus apareceu para os discípulos e Tomé?
  • Por que Pedro foi pescar num momento tão conturbado? Os discípulos viam Pedro como o sucessor imediato. Porém, Pedro levantou-se cedo, depois das duas aparições de Jesus e chamou o pessoal para pescar.

Eu penso que a ressurreição de Jesus concedeu uma nova chance para Pedro. Ele tinha dito perante todos os discípulos que jamais negaria a Jesus. Enquanto alguns discípulos estavam alegres com a ressurreição de Jesus, Pedro sente vergonha. Ele não consegue encarar com naturalidade a presença do Mestre por causa do seu pecado.

Era a terceira vez que Jesus aparecia para Pedro. Eles passaram a noite toda tentando pescar sem sucesso. O dia está amanhecendo e Jesus estava na praia esperando por eles, mas eles não sabem que é Jesus.

Sem a presença de Jesus, todo esforço é nulo. A pergunta de Jesus, Então Jesus perguntou: – Moços, vocês pescaram alguma coisa?Nada! – responderam eles. Ah como a presença do Mestre faz falta.

A cena se repete (Jo 20:4-6). As mesmas palavras, a mesma ordem. Jesus disse para eles lançarem as redes novamente (veja Lc 5:4-7) e então eles obedeceram.

João, o discípulo amado, traz a lembrança de Pedro quem estava falando com eles, João 20:7 – Aí o discípulo que Jesus amava disse a Pedro: – É o Senhor Jesus! Quando Simão Pedro ouviu dizer que era o Senhor, vestiu a capa, pois havia tirado a roupa, e se jogou na água.

Missões

Essas doações são para a área de missões do Ministério Independência com Cristo.

R$100,00

COMO JESUS RESTAUROU O RELACIONAMENTO COM PEDRO?

Quando eles chegam na praia, Jesus já tinha acendido a fogueira e assado alguns peixes e pães para eles comerem. Jesus preparou o ambiente para falar com Pedro. Ele demonstrou cuidados com os discípulos e os convidou para contribuir com alguns peixes enquanto conversavam.

Pedro foi o último a sair do mar, todos os discípulos estão em silêncio diante de Jesus. Era a terceira vez que Jesus aparecia e Pedro ao invés de reunir os discípulos para continuar a missão de Jesus, os levou para pescar.

Primeiro Jesus cuidou de Pedro e dos discípulos e depois que todos comeram, ele se dirigiu a Pedro dizendo (Jo 21:15) – Simão, filho de João, você me ama mais do que estes outros me amam? – Sim, o senhor sabe que eu o amo, Senhor! – respondeu ele. Então Jesus lhe disse: – Tome conta das minhas ovelhas!

  • Na primeira vez em que Jesus apareceu para os discípulos, eles ficaram alegres ao vê-lo, porém, nada fizeram. Naquele momento o Espírito Santo foi derramado sobre eles, mas não houve mudanças, João 20:21-22. Então Jesus disse de novo: – Que a paz esteja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês. 22 Depois soprou sobre eles e disse: – Recebam o Espírito Santo.
  • No primeiro encontro com Pedro, Jesus lembrou aos discípulos sobre o perdão. Ele estava dizendo Pedro e os demais – Eu perdoo vocês por me abandonarem durante meu sacrifício. João 20:23 – Se vocês perdoarem os pecados de alguém, esses pecados são perdoados; mas, se não perdoarem, eles não são perdoados.
  • Tomé não estava presente e não acreditou na mensagem dos discípulos. Como as pessoas crerão em nós se nem Tome acredita?

Pela segunda vez Jesus disse a Pedro (Jo 21:16) – E perguntou pela segunda vez: – Simão, filho de João, você me ama? Pedro respondeu: – Sim, o senhor sabe que eu o amo, Senhor! E Jesus lhe disse outra vez: – Tome conta das minhas ovelhas!

  • No segundo encontro com Jesus, com Tomé presente, Jesus disse-lhes (Jo 20:29) – Você creu porque me viu? – disse Jesus. – Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram!
  • Só temos que pregar o evangelho, as pessoas irão crer em suas palavras.

Pela terceira e última vez, Jesus repetiu (Jo 21:17) – E perguntou pela terceira vez: – Simão, filho de João, você me ama? Então Pedro ficou triste por Jesus ter perguntado três vezes: “Você me ama?” E respondeu: – O senhor sabe tudo e sabe que eu o amo, Senhor! E Jesus ordenou: – Tome conta das minhas ovelhas.

  • O que Jesus estava dizendo para Pedro nesse terceiro encontro? Eu sou o Senhor que dá provisão para que cumpra a missão, (Jo 21:11) – Aí Simão Pedro subiu no barco e arrastou a rede para a terra. Ela estava cheia, com cento e cinquenta e três peixes grandes, e mesmo assim não se rebentou.

Pedro recebeu o perdão desde o primeiro encontro com Jesus após a ressurreição. Mas, ainda se sentia culpado“O que foi que eu fiz? O que eu tinha na cabeça quando neguei Jesus? E se Jesus aparecer e expor meu pecado perante os outros, o que irão pensar? Por que eu fugi e não acompanhei Jesus até o fim? Por que virei as costas para o meu mestre, melhor amigo?”

Não importa quantas vezes você pecou. Todas as vezes em que se encontrar com Jesus, a pergunta será a mesma: – Você me ama?

Se a tua resposta for sim. Então ouça o Mestre dizendo: eu estou te enviando … receba o Espírito Santo … se perdoares, também serás perdoado … bem-aventurado são aqueles que não viram e crerem nas minhas palavras … lance a rede, eu sou a tua provisão … faça a minha obra …

Seja um mantenedor deste Ministério

Ajude-nos a levar o evangelho para quem precisa ser alcançado e a contribuir para o ministérios dos pregam a Palavra de Deus. Inscreva em nosso canal no Youtube.com/IndependenciaCristo

R$100,00

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s