Prioridades no Reino de Deus


O que significa prioridade? Aquilo que ocupa o primeiro lugar em sua vida; o que não pode esperar; é o que você decide fazer primeiro. Stephen R. Covey, autor do best-seller administrativo Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, publicado pela primeira vez em 1989, afirmou que: Você tem de decidir quais são as suas maiores prioridades e ter a coragem, de maneira agradável, sorrindo e sem se desculpar, de dizer não para outras coisas. E a maneira de fazer isso é com um grande sim dentro de si mesmo.

Há muitos tipos de prioridades. É importante que saiba administra-las bem, pois o tempo é escasso e deve ser usado com sabedoria, Efésios 5:16. por exemplo: o que é importante, tudo que pode ser feito posteriormente; o que é urgente, tudo que deve ser feito imediatamente; o que é essencial, o que você não pode viver sem, é a razão de quem você é, sem o essencial a sua vida estará incompleta. João 15:5 – Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

Exemplo bíblico de prioridade essencial em Lucas 10:38-42.

Jesus e os seus discípulos continuaram a sua viagem e chegaram a um povoado. Ali uma mulher chamada Marta o recebeu na casa dela. Marta fez o que muitas pessoas têm feito. Ela convidou Jesus para entrar em sua casa, mas o deixou em um canto foi arrumar a casa. Talvez tenha ido preparar uma refeição para Jesus, ou quem sabe quis impressiona-lo com o seu trabalho. Lucas 10:40 – Marta estava ocupada com todo o trabalho da casa….

  • Ela é o tipo de pessoa que prioriza o que é importante e urgente, mas esquece do essencial.
  • Ela é o tipo de pessoa que se preocupava demais com o serviço, a ponto de ignorar a presença de Jesus em sua casa. Ao invés de desfrutar da sua presença, ela estava preocupada em impressioná-lo com o seu serviço.

Enquanto Marta priorizava o serviço, a sua irmã, Maria, deixou tudo para ouvir os ensinamentos de Jesus. Lucas 10:40 – Então chegou perto de Jesus e perguntou: – O senhor não se importa que a minha irmã me deixe sozinha com todo este trabalho? Mande que ela venha me ajudar.

  • A frustração de Marta ocorre porque acreditava estar fazendo o seu melhor. Para ela o serviço era mais importante, o seu coração estava dominado pelo serviço.
  • O serviço era a sua prioridade, mesmo sabendo que Jesus estava em um canto da casa querendo ensina-la sobre o seu reino.

Maria escolheu o que considerava essencial, embora o serviço fosse importante e urgente, não era o essencial. Ela escolheu desfrutar do seu tempo na presença de Jesus.

  • Esse era o sentimento do salmista em relação a Templo de Deus, Salmos 84:10 – É melhor passar um dia no teu Templo do que mil dias em qualquer outro lugar. Eu gostaria mais de ficar no portão de entrada da casa do meu Deus do que morar nas casas dos maus.

Jesus explica para Marta o que era essencial, Lucas 10:41,42 – Aí o Senhor respondeu: – Marta, Marta, você está agitada e preocupada com muitas coisas, 42 mas apenas uma é necessária! Maria escolheu a melhor de todas, e esta ninguém vai tomar dela.

  • E para você, o que é essencial? Quem ou que está ocupando o primeiro lugar em teu coração? Diga-me onde você gasta o seu tempo e lhe direi o que amas.

A prioridade do que é essencial deve dominar o seu coração e a sua mente – Portanto, ponham em primeiro lugar (priorizem) na sua vida o Reino de Deus. Isso exige coragem para dizer não a outras prioridades. Responda:

  • A prioridade que está ocupando o seu tempo é essencial ou dá para viver sem ela? Você consegue viver sem essa prioridade, se tiver que deixá-la hoje? Lembre-se que o que pode ser substituído não é essencial.
  • Na parábola dos dois filhos, o mais velho depois da sua negativa ao convite do pai reconsiderou que trabalhar na vinha era essencial, Mateus 21:28-31, verso 29 – Ele respondeu: “Eu não quero ir.” Mas depois mudou de ideia e foi. 31 – Qual deles fez o que o pai queria? – perguntou Jesus. E eles responderam: – O filho mais velho. 
  • Pedro, Tiago e João entenderam que seguir Jesus era essencial, eles deixaram suas redes e barcos e foram com Jesus, Lucas 5:11 – Eles arrastaram os barcos para a praia, deixaram tudo e seguiram Jesus.

04 momentos em que priorizamos o Reino de Deus e a Sua justiça. Ponha as primeiras coisas em primeiro lugar e teremos as segundas a seguir; ponha as segundas coisas em primeiro lugar e perderemos ambas. C. S. Lewis

01 – Deus em primeiro lugar, acima de tudo e todos. Deus tem que ser o centro de nossas prioridades, isso é mais do que palavras, Marcos 12:29-30. Deus se torna prioridade essencial quando seguimos os princípios que Ele ordena. Esses princípios nos ensinam como viver de forma plena e abundante em todas as áreas naturais e espirituais.

02 – devemos priorizar a família abaixo de Deus. Deus é a fonte da vida, do amor, de todas as coisas boas. Uma família que tem a presença de Deus é uma família abençoada. Infelizmente essa verdade não tem sido prioridade para muitos cristãos que abandonam a família pelo trabalho, amizades, lazer e outras coisas. A Bíblia é clara ao afirmar que o ministério cristão começa no lar, I Timóteo 5:8 – Porém aquele que não cuida dos seus parentes, especialmente dos da sua própria família, negou a fé e é pior do que os que não creem.

03 – O trabalho deve ter a sua prioridade. Quando falamos sobre priorizar o trabalho é importante ter equilíbrio para não se afundar no espírito do capitalismo como justificativa para o abandono do lar e das coisas espirituais. É obvio que algumas fases da vida profissional exigem uma demanda maior de tempo, mas isso é fase, não prioridade essencial sobre a família e Deus. Quando estamos bem com Deus e com a Família, o trabalho traz bons resultados. Eclesiastes 5:19 – Se Deus der a você riquezas e propriedades e deixar que as aproveite, fique contente com o que recebeu e com o seu trabalho. Isso é um presente de Deus.

 04 – A igreja deve faz parte da nossa lista de prioridades. Alguém pode afirmar que Deus e a Igreja são a mesma coisa, isso não é verdade. Deus está acima de tudo, a igreja é o local onde praticamos a comunhão, somos ministrados para ter uma vida cristã melhor. A nossa prioridade em relação a igreja diz respeito a comunhão, ensino, adoração coletiva, oração e evangelização, Atos 5:42 – E, todos os dias, no pátio do Templo e de casa em casa, eles continuavam a ensinar e a anunciar a boa notícia a respeito de Jesus, o Messias.

Mateus 6:33 – Portanto, ponham em primeiro lugar (priorizem) na sua vida o Reino de Deus (princípios) e aquilo que Deus quer (vontade), e ele lhes dará todas essas coisas.

Seja um mantenedor deste Ministério

Ajude-nos a levar o evangelho para quem precisa ser alcançado e a contribuir para o ministérios dos pregam a Palavra de Deus. Inscreva em nosso canal no Youtube.com/IndependenciaCristo

R$100,00

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s