O ministério do Espírito Santo


O Espírito Santo está aqui na terra para continuar a obra de Jesus. Ele é uma pessoa com quem podemos nos relacionar pessoalmente em todas as áreas de nossas vidas. Ele está aqui para nos ajudar a cumprir o propósito de Deus.

No Antigo Testamento, a palavra hebraica ruwach para o Espírito, significa vento, sopro da vida. A palavra vento está associada à respiração, significando que o Espírito Santo é o próprio sopro de Deus. No Novo Testamento, ele é conhecido como o parakletos (grego), aquele que anda ao seu lado para ajudá-lo em seu momento atual de necessidade. O Espírito Santo estava presente no início em Gênesis 1.2 e presente no final das escrituras em Apocalipse 22.17.

Quem é o Espírito Santo?

  • Ele é a terceira pessoa da Trindade – Ele merece a mesma reverência, respeito e honra de nós. Mateus 28:19.
  • Ele é Onipotente. Ele é todo poderoso e é chamado do Deus Altíssimo. Lucas 1:35.
  • Ele é Onipresente. Ele está presente em todos os lugares, o tempo todo. Salmo 139:7.
  • Ele é Onisciente. Ele é todo o conhecimento. Ele sabe de tudo e nada pode ser escondido dele. I Coríntios 2:10.
  • Ele é eterno. Ele não tem começo nem fim. Hebreus 9:14.

Quando falamos da pessoa do Espírito Santo, devemos entender que a pessoa a que estamos nos referindo não é um corpo material. Por pessoa queremos dizer que todas as qualidades (inteligência, mente, vontade, emoção) que determinam a imagem da natureza de uma pessoa residem nele. Essas características pessoais não podem ser encontradas em coisas não pessoais. O Espírito Santo, então, não é uma mera influência, força ou poder. Ele é uma pessoa viva. Apenas uma pessoa viva tem:

  • Intelecto – Somente um ser com inteligência tem a capacidade de ensinar aos outros. O Espírito Santo conhece todas as coisas. Ele é capaz de transmitir esse conhecimento para os outros. I Coríntios 2:10.
  • Vontade e decisão – Ele prevê o futuro e decide em conformidade. Pode não ser razoável, mas sem dúvida ele tem o melhor interesse no nosso coração. Atos 16:6.
  • Somente uma pessoa viva tem emoções: Ele ama, Romanos 15:30; Ele se entristece, Efésios 4:30; Ele se ofende, Hebreus 10:29; Ele sabe quando alguém está mentindo, Atos 5:3; Ele não aceita blasfêmia, Mateus 12:32; Ele sofre resistência, Atos 7:51; Ele sente quando é maltratado por alguém, Isaías 63:10; Ele pode ser extinguido, impedido de agir, apagado quando as pessoas não lhe dão o lugar devido, I Tessalonicenses 5:19.

O ministério do Espírito Santo aqui na terra é ocupar o lugar de Jesus, revelar e mostrar Jesus ao mundo, demonstrar e continuar as obras que Jesus fez. O Espírito Santo Glorifica Jesus. Jesus glorifica o Pai e o Pai envia Jesus e o Espírito Santo para que possamos chegar a Ele. O Espírito Santo ministra aos crentes das seguintes maneiras:

  • Ele ensina, João 14:26; Ele fala, Atos 13:2; Ele dá testemunho e testifica, João 15:26; Ele nos guia em toda a verdade, João 16:13; Ele intercede por nós, Romanos 8:26.

Cultive e nutra um relacionamento diário com o Espírito Santo através da oração e da Palavra. Aprenda a ouvir a voz do Espírito Santo falando a você através da Palavra de Deus, experiências, impressões ou circunstâncias. Procure conhecê-lo melhor.

Seja um mantenedor deste Ministério

Ajude-nos a levar o evangelho para quem precisa ser alcançado e a contribuir para o ministérios dos pregam a Palavra de Deus. Inscreva em nosso canal no Youtube.com/IndependenciaCristo

R$100,00

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s