O que pedir a Deus em oração?


Jabez pediu 4 coisas a Deus em sua oração (I Crônicas 4:9,10). E Deus atendeu a sua oração.

01- A PRIMEIRA COISA QUE JABEZ PEDIU FOI A BENÇÃO DE DEUS

Vimos que a vida de Jabez foi marcada pela oração. Ele não desejava apenas uma benção, mas que toda sua vida fosse abençoada por Deus a partir daquela oração. Existem muitos tipos de bênçãos que as pessoas pedem a Deus e depois de determinado tempo descobre que aquela benção não era completa:

  • Existem bênçãos que satisfazem os nossos desejos por um momento, mas desapontam nossas expectativas com o passar do tempo;
  • Existem bênçãos que fascinam os olhos, mas são intragáveis;
  • Existem bênçãos que são temporárias e consumidas pelo uso;
  • Existem bênçãos que alegram nossos sentidos, mas não podem satisfazer os anseios mais elevados da alma.

Ele não especificou que tipo de benção gostaria de receber, mas preferiu deixar que Deus determinasse qual seria a sua benção.

Ele não desejou as bençãos dos homens, mas optou pela benção de Deus. Existem pessoas que se consideram abençoados quando recebem um elogio de alguém. É fato que sempre haverá elogiadores quando as coisas estiverem bem, eles somem diante das dificuldades. Por isso, o sábio prefere a censura ao elogio, porque sabe que na censura está a oportunidade para crescer. Lembre-se: onde tem doce sempre há abelhas também.

  • A benção de Deus é maior que riquezas. A riqueza é um desejo da maioria das pessoas, alguns dizem que se possuíssem riquezas seriam abençoados. Porém, o próprio Jesus advertiu que a vida do homem não consiste nos bens que possui, Lc 12.15.
  • A riqueza é pura aparência: “quando vemos o quanto um homem tem, nós o invejamos; mas se pudéssemos ver o quão pouco ele aproveita, nós teríamos pena dele.”
  • A benção de Deus precede qualquer coisa na vida. Ter saúde é benção, mas não é uma benção completa. Todos nós desejamos ter saúde e seria irracional afirmar que não precisamos dela. As pessoas que são saudáveis, que cuidam do corpo, de fato são mais abençoadas que aqueles que não possuem uma boa saúde. Quem tem saúde é um ser privilegiado, mas a saúde não é permanente. Portanto, a pessoa saudável não deve vangloriar-se da saúde, porque pode perdê-la a qualquer momento. Quem anda com Deus conhece seu limite e sabe que depende de Deus para ser saudável.
  • A benção de Deus é mais do que ter uma família. A maioria das pessoas almeja ter uma família, ter alguém para dar e receber carinho. Quem tem uma família é um ser abençoado. Mas as famílias também não vulneráveis, os filhos crescem e se casam, mudam de endereço, vão para outros países, o cônjuge e filhos morrem. Há pessoas que perdem o sentido da vida quando perde um ente familiar, isso prova que a família é uma benção, mas longe de ser uma benção completa porque ela tem um limite.
  • A benção de Deus nos livra de uma consciência religiosa imaginária. Lucas 18.10-14 (NTLH). O fariseu que orava ao lado do publicano se considerava uma pessoa abençoada. Ele fazia tudo certinho, dava esmolas, pagava dízimo de tudo que ganhava, não roubava, pagava seus credores em dia, não adulterava, jejuava duas vezes por semana, ia sempre à sinagoga e no seu conceito ele era a pessoa mais certa do mundo, se todos fossem como ele o mundo seria diferente. Sua benção era uma consciência tranquila, de bem com a vida.
  • Mas, a Bíblia afirma que foi o publicano que desceu justificado para sua casa porque ele reconheceu sua condição e não ousou pedir nada além do favor de Deus (“Ó Deus, tem pena de mim, pois sou pecador!”)
  • A bênção não caiu sobre o homem que julgava tê-la, mas sobre aquele que reconheceu a necessidade de buscá-la no Senhor. Melhor ir para o céu, aleijado e mutilado, do que marchar com confiança para o inferno.

A verdadeira benção para a vida vem de Deus. Você Pode receber bênçãos e favores das pessoas, conquistar bens, riquezas, constituir família e ter amigos, boa saúde, mas se você não tiver a benção de Deus sobre a sua vida, será sempre um ser incompleto.

Assista a ministração deste sermão (a mensagem começa a partir dos 33 minutos)

02 – JABEZ PEDIU PARA DEUS LHE DAR A OPORTUNIDADE DE VENCER NA VIDA

Jabez não era uma pessoa acomodada. Ele vê o horizonte e novas fronteiras a sua frente. Ele deseja alçar voos mais altos, conquistar novas terras e ser alguém próspero. Ele não pede que Deus lhe dê tudo pronto, ele só deseja mais terras (oportunidades) para conquistar, plantar e colher os frutos do seu trabalho. Ele sabe que há muito para ser conquistado e que depende de Deus.

Se Jabez fosse do tipo que confia ou depende das pessoas ele teria orado: “Oh Deus que meus amigos me deem muitas terras…; Oh Deus que eu conquiste muitas riquezas e terras…; Oh Deus me dá muitas riquezas sem que eu precise conquistá-las”.

  • Ele preferiu colocar em Deus seu coração e receber dele qualquer sorte de benção; em seguida, ele desejou a oportunidade de ampliar as suas terras para mais distantes, ele não pediu diretamente a Deus por riquezas, mas desejou trabalho (oportunidade) para conquistá-las.

03- JABEZ PEDIU A PRESENÇA DE DEUS EM SUA VIDA

Todos nós queremos viver uma vida plena, segura e sem complicações. Isso é possível quando agimos com a mente de Cristo. Ter a presença de Deus nos guiando não significa estar inume a problemas, mas ter a certeza de que o Senhor está conosco mesmo em meio às dificuldades.

Jabez não queria apenas terras (plantações, gados, recursos etc.), ele queria a presença de Deus. Coisas sem Deus não satisfazem a alma. Sem a presença de Deus não podemos caminhar com segurança. Nossa maior necessidade é Deus. A nossa jornada jamais poderá ser bem sucedida se a presença de Deus não for conosco.

  • Exemplo negativo: lembro-me da notícia de um rico empresário do ramo de transportes em nossa cidade que se suicidou e ao lado do corpo foi encontrada uma carta que dizia – “não aguento mais tanta depressão”. A sua riqueza não trouxe paz a sua alma.

A presença de Deus sustentou, protegeu e guiou o povo de Israel pelo deserto por quarenta anos. É a presença de Deus que dá a igreja ânimo e força na sua caminhada. Temos a promessa de Jesus: “… eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.” (Mt 28.20).

 04 – EM ÚLTIMO LUGAR, JABEZ PEDIU A PROTEÇÃO DE DEUS.

Ele sabia que a sua jornada seria cercada por perigos ou inimigos que poderiam causar sofrimentos, pois o papel dos inimigos é causar medo e dor. Os inimigos surgem de toda parte, a pessoa não precisa colocar anúncios para encontrá-los, eles surgem naturalmente e se não houver a proteção de Deus é destruição na certa.

No Salmo 91.3-16, o salmista entendeu que para continuar avançando precisava da proteção de Deus. Ele diz:

  • Deus livrará você de perigos escondidos e de doenças mortais. 4 Ele o cobrirá com as suas asas, e debaixo delas você estará seguro. A fidelidade de Deus o protegerá como um escudo. 5 Você não terá medo dos perigos da noite nem de assaltos durante o dia. 6 Não terá medo da peste que se espalha na escuridão nem dos males que matam ao meio-dia. 7 Ainda que mil pessoas sejam mortas ao seu lado, e dez mil, ao seu redor, você não sofrerá nada. 8 Você olhará e verá como os maus são castigados 9 Você fez do SENHOR Deus o seu protetor e, do Altíssimo, o seu defensor; 10 por isso, nenhum desastre lhe acontecerá, e a violência não chegará perto da sua casa. 11 Deus mandará que os anjos dele cuidem de você para protegê-lo aonde quer que você for. 12 Eles vão segurá-lo com as suas mãos, para que nem mesmo os seus pés sejam feridos nas pedras. 13 Com os pés você esmagará leões e cobras, leões ferozes e serpentes venenosas. 14 Deus diz: “Eu salvarei aqueles que me amam e protegerei os que reconhecem que eu sou Deus, o SENHOR. 15 Quando eles me chamarem, eu responderei e estarei com eles nas horas de aflição. Eu os livrarei e farei com que sejam respeitados. 16 Como recompensa, eu lhes darei vida longa e mostrarei que sou o seu Salvador.”

Jabez pediu para Deus livrá-lo do mal e do maligno porque somente Deus poderia livrá-lo. Jabez sabia que não podia vencer sem a proteção de Deus, por isso clamou e rogou pelo livramento não apenas dos inimigos, mas também da aflição decorrente de suas investidas.

Não temos força nem armas suficientes em nós mesmos para entrarmos em qualquer batalha, mas com a força que Deus nos dá e revestido com a sua armadura podemos vencer.

05- A MELHOR PARTE: DEUS ATENDEU A ORAÇÃO DE JABEZ

Nós desejamos receber as bençãos de Deus e isso é perfeitamente possível. Jesus nos garante uma vida abençoando – uma vida abundante. A vida que Jesus oferece não cessa com a morte física, mas permanece por toda a eternidade:

  • João 14.1,2a: Jesus disse: – Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim. 2
    Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês
  • Lucas 6.23a: Fiquem felizes e muito alegres quando isso acontecer, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês…

Quando clamamos ao Senhor Deus com o coração sincero, humilde e quebrantado, Deus responde as nossas orações, muda a nossa sorte, transforma o choro em alegria, o deserto em mananciais, as lutas em vitórias.

Concluindo essa mensagem, eu te pergunto: O que você tem pedido à Deus em oração?

Siga o exemplo de Jabez: Clame também ao Senhor e você verá que um novo tempo poderá raiar em sua vida! Deus te dará tudo o que pedes, se tua oração estiver alinhada a vontade dele para a tua vida.

  • I João 5:14,15 – E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. 15 E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito.

Seja um mantenedor deste Ministério

Ajude-nos a levar o evangelho para quem precisa ser alcançado e a contribuir para o ministérios dos pregam a Palavra de Deus. Inscreva em nosso canal no Youtube.com/IndependenciaCristo

R$100,00

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s