Como ser guiado pelo Espírito Santo


Romanos 8.13-15: Porque, se vocês viverem de acordo com a natureza humana, vocês morrerão espiritualmente; mas, se pelo Espírito de Deus vocês matarem as suas ações pecaminosas, vocês viverão espiritualmente. 14 Pois aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. 15 Porque o Espírito que vocês receberam de Deus não torna vocês escravos e não faz com que tenham medo. Pelo contrário, o Espírito torna vocês filhos de Deus; e pelo poder do Espírito dizemos com fervor a Deus: “Pai, meu Pai!”

O Espírito Santo é o espírito da verdade. Ele sempre nos leva à verdade. Ele é uma pessoa e tem o melhor interesse em nosso coração. Não importa então onde Ele nos conduz; o que mais importa é a nossa receptividade à Sua liderança. Mesmo que Ele nos leve a lugares que não esperamos estar, ele tem um propósito para fazer isso e é para o nosso bem.

Uma das verdades mais importantes que você como cristão deve saber: você é um espírito, vive em um corpo e tem uma alma. I Tessalonicenses 5:23.

Deus é um Ser triuno, significa que Deus é um em essência e três em pessoas! Nós não adoramos três deuses – nós adoramos apenas um Deus, mas ele existe em três personalidades distintas: Deus Pai, Deus o Filho e Deus o Espírito Santo. As três Pessoas da Divindade trabalham juntas em perfeita harmonia. Isso é o que chamamos de doutrina da Trindade.

Visto que Deus é um Ser triuno e que nos fez à Sua imagem e semelhança (Gênesis 1:26), nós também somos seres trinos porque a mesma imagem de Deus está em nós. É por isso que temos um espírito, uma alma e vivemos em um corpo. Gênesis 1:26. João 4:24 afirma que “Deus é Espírito, e por isso os que o adoram devem adorá-lo em espírito e em verdade.” Deus é espírito e por isso Ele se comunica com o nosso espírito, portanto, toda pessoa é um ser espiritual. Quando o corpo físico morre o espírito continua vivo porque essa parte é eterna. Os espíritos nunca podem morrer e toda pessoa é um espírito!

É importante saber que o espírito do homem e sua alma são duas coisas completamente diferentes não são a mesma coisa. As escrituras provam isso, mas às vezes usamos as duas palavras de forma intercambiável sem entender seus significados. Hebreus 4:12 – “Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, mais penetrante que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até a divisão de alma e espírito, juntas e medulas, e julga o pensamento e a intenção do coração.”

A Palavra de Deus é o único poder disponível que pode dividir a alma e o espírito do homem e, se eles podem ser divididos, então não podem ser o mesmo. Paulo prova isso novamente nas Escrituras em I Coríntios 14:14. A nossa mente é parte da alma. Paulo estava dizendo que quando ele orava em língua, era o seu espírito que estava orando, a sua mente não podia entender o que ele estava orando porque era o seu espírito que estava se comunicando com Deus, que é Espírito. A nossa alma não pode orar usando uma linguagem desconhecida, mas o espírito pode.

  • Com o nosso corpo nós contatamos o reino físico / natural; com nossa alma, nós contatamos o reino mental / intelectual; com nosso espírito nós contatamos o reino espiritual.

Se inscreva em nosso Canal no You Tube e fique por dentro! Acesse https://www.youtube.com/user/IndependenciaCristo/

Como podemos ser guiados pelo Espírito Santo?

Entendendo que Deus é Espírito, João 4:24. Como Espírito, Deus é uma pessoa – não uma força! É por isso que podemos confiar completamente nele para nos guiar em todas as verdades.

Dando atenção a audição espiritual, Apocalipse 2:7. Existem muitas vozes no mundo que disputam a alma do homem. Você precisa conhecer a voz do Espírito Santo para ser guiado por ele. Lembre-se que a voz que você mais ouve será a voz que guiará você!

Tendo consciência do Espírito, I Tessalonicenses 5:23. As coisas espirituais serão mais evidentes na medida em que você tiver maior consciência do espírito. O que você alimentar cresce; o que você não alimentar morre. Conforme o seu espírito amadurecer ouvindo a voz de Deus, você começará a silenciar as outras vozes concorrentes de sua carne (corpo) e mente (alma). Então o Espírito Santo de Deus assumirá controle total da sua vida.

Renovando a sua mente, Romanos 12:2. O Espírito Santo sempre nos revelará a vontade de Deus, um ingrediente necessário para saber a vontade de Deus é possuir uma mente renovada. É a Palavra de Deus que penetra na divisão da alma e do espírito e que renova a mente. Então, a mente pode ser condicionada a se alinhar com o desejo de o Espírito Santo em nossas vidas. Considerando que a mente é a faculdade de decisão do nosso ser, quando ela é renovada pela Palavra de Deus (que é espírito), a mente tomará decisões de acordo com os desejos do Espírito Santo. É assim que discernimos a voz do Espírito Santo em nosso espírito humano.

Se aprofundando diariamente na Palavra de Deus, João 6:63. Você não pode separar a Palavra de Deus do Espírito de Deus. Eles são um. O Espírito Santo não pode fazer nada fora da Palavra de Deus. Tudo o que ele faz sempre será de acordo com a Palavra. Assim, quando você conhece a Palavra de Deus, você também conhece a Sua vontade para a tua vida. E quando você conhece a Sua vontade, você se submete a ela e ela o guiará na direção correta.

Crucificando os desejos da carne, Romanos 12:1. O que é colocado no Altar não pode ser qualificado para ser um sacrifício aceitável, a menos que esteja completamente morto. O que Paulo está afirmando é que devemos matar os desejos da carne para que possamos viver de acordo com os desejos do Espírito, Gálatas 5:24-25. Você não pode ser guiado pelo Espírito Santo se os desejos da carne continuarem a assumir o controle de sua vida. Estes desejos devem morrer e você deve assumir total responsabilidade em matá-lo. Quando os desejos da carne morrem, o seu espírito humano se eleva e você começa a se alinhar com a vontade do Espírito Santo e se submete a Sua liderança onde quer que Ele o leve.

Sendo um amante da verdade, João 16:13. Você tem que amar a verdade se quiser ser guiado pelo Espírito Santo, porque Ele é o Espírito da verdade e Ele nos guia para toda a verdade. Assim como o Espírito Santo, Jesus refere-se a Si mesmo como a verdade em João 14:6. A Palavra de Deus também é a verdade, João 17:17. Todos os três: Jesus Cristo, o Espírito Santo e a Palavra são inseparáveis. Amar a Jesus é amar a verdade; submeter-se ao Espírito Santo é se submeter à verdade e quando você está meditando na Palavra, você está meditando na verdade.

Sem a liderança do Espírito Santo, você nunca será capaz de compreender o propósito de Deus para a sua vida e jamais poderá viver no centro da Sua vontade.

Seja um mantenedor deste Ministério

Ajude-nos a levar o evangelho para quem precisa ser alcançado e a contribuir para o ministérios dos pregam a Palavra de Deus. Inscreva em nosso canal no Youtube.com/IndependenciaCristo

R$100,00

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s