Esboços Estudos Bíblicos Sermões

Perseverando em oração


Dia 31 de maio, pela graça de Deus concluímos mais uma edição do JOPE. Uma jornada de 50 dias de jejum, oração, palavra (leitura bíblica) e evangelismo. Todo ano durante a jornada de oração algumas ações do mundo espiritual refletem no mundo natural e coisas inesperadas acontecem, o oculto é revelado e Deus nos mostrar certas coisas a fim de não nos deixar enganados quanto a sua vontade e propósito para o Ministério Independência com Cristo.

  • Porém, neste ano enfrentamos alguns desafios diferente dos anos anteriores, o pior de todos foi o isolamento social provocado pela pandemia do Covid 19 que impediu algumas pessoas de estarem conosco nas orações coletivas. Mesmo assim, durante os 50 dias estivemos reunidos clamando à Deus, todas as manhãs.

A minha gratidão aos que estiveram comigo nas manhãs na igreja e aos que oraram a partir de suas casas; aos que jejuaram, consagrando áreas de suas vidas ao Senhor; aos que leram as Escrituras Sagradas e acessaram tesouros que somente Deus pode revelar; aos que falaram de Jesus para as pessoas e que foram verdadeiros evangelistas.

A oração é uma arma poderosa que o cristão possui no combate contra o mal, na busca por soluções e por milagres que somente Deus pode fazer. Wayne Grudem afirmou que – “somos agentes de Deus não só para interceder, mas também intervir na História, transformar a cultura e produzir uma cultura redimida, visando, na medida do possível, o bem-estar humano a despeito da queda, a salvação dos pecadores e a glória do Senhor, até que Cristo venha.

Durante as orações nós abrimos os corações para Deus e apresentamos as nossas necessidades; clamamos pela igreja local e global, pelos líderes, famílias, todas as pessoas desde o mais novo ao mais velho, governos, cristãos perseguidos, povos não evangelizados etc.

Os cinco propósitos do JOPE em 2020 foram:

  1. Avivamento constante, ativação e reativação dos dons espirituais, plenitude espiritual;
  2. Visão ministerial da igreja para alcançar gerações através da comunhão, ensino, prática e oração;
  3. Membros da igreja local, para que sejamos uma com+unidade, onde as pessoas cuidem uns dos outros no amor de Jesus;
  4. Liderança, para que estejam sempre prontos e preparados para cumprir bem o ministério que receberam de Deus;
  5. Missões, o IDE de Jesus é a razão da igreja ter sido estabelecida na terra.

Passado este período de 50 dias, a nossa palavra é gratidão não apenas pelo que Deus já fez, mas também pelo que Ele irá fazer no Ministério Independência com Cristo através da sua igreja, que somos nós.

  • Somente aqueles que compreendem o significado da palavra gratidão conseguem entender o significado dessas palavras após o JOPE 2020.

A Bíblia ensina que os que esperam no Senhor são como águias que enxergam longe, tem um faro apurado e são capazes de detectar uma conquista a muita distância. Por isso, agradecemos a Deus não somente pelo que vimos, ouvimos e sentimos, mas também pelas coisas que ainda irão acontecer, mesmo que algumas pareçam distantes de nós nesse momento.

SOMOS GRATOS PORQUE DEUS NOS OUVE:

  1. Quando intercedemos por alguém: Gênesis 25:21 – “Rebeca não podia ter filhos, e por isso Isaque orou a Deus, o SENHOR, em favor dela. O SENHOR ouviu a oração dele, e Rebeca ficou grávida”;
  2. Quando sofremos com o desprezo: Gênesis 29:33 – “Léia ficou grávida outra vez e teve outro filho, a quem deu o nome de Simeão. E disse: — O SENHOR ouviu que eu era desprezada e por isso me deu mais este filho.”;
  3. Quando estamos desesperados: Salmos 18:6 – “No meu desespero, eu clamei ao SENHOR e pedi que ele me ajudasse. Do seu templo no céu o SENHOR ouviu a minha voz, ele escutou o meu grito de socorro.”
    1. Salmos 69.33 – “Pois o SENHOR ouve os necessitados e não despreza o seu povo que está na prisão.”
  4. Quando oramos e somos salvos: Joel 2:32 – “Então todo aquele que pedir a ajuda do SENHOR será salvo. Pois o SENHOR prometeu que todos os que não tiverem sido destruídos estarão no monte Sião, em Jerusalém. Aqueles que o SENHOR escolheu serão salvos.”
  5. Quando suportamos com perseverança a provação: “Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.” Tiago 1:12.

Portanto, se buscarmos a Deus de todo o coração, as Suas promessas estarão conosco, Êxodo 34.7A: “Cumpro a minha promessa a milhares de gerações e perdoo o mal e o pecado…”. Você pode fazer parte dessas promessas e estendê-las a sua família: A Bíblica declara que as promessas que Deus fez a Abraão se estendem para a igreja de Cristo:

  • Atos 2:39: Pois essa promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, isto é, para todos aqueles que o Senhor, nosso Deus, chamar.
  • Romanos 9:8 – Isso quer dizer que os que são considerados como os verdadeiros descendentes de Abraão são aqueles que nasceram como resultado da promessa de Deus, e não os que nasceram de modo natural.
  • II Coríntios 7:1 – Meus queridos amigos, todas essas promessas são para nós. Por isso purifiquemos a nós mesmos de tudo o que torna impuro o nosso corpo e a nossa alma. E, temendo a Deus, vivamos uma vida completamente dedicada a ele.

Quais foram teus propósitos no JOPE 2020? Alguns propósitos revelam anos de espera; outros simplesmente são impossíveis de alcançar por teu esforço, experiência, competência e dedicação; alguns são mais simples e fáceis de alcançar. Não importa qual for, creio que Deus te deu ou lhe dará uma boa resposta.

É bom estar reunidos em oração porque muitas vezes Deus pode usar alguém numa reunião de oração para falar com você e revelar coisas incríveis a teu respeito como aconteceu com Davi que recebeu uma profecia de Natã que o surpreendeu e o levou a reconhecer a grande misericórdia de Deus.

  • I Cr 17:15-19, 26,27: E Natã contou a Davi tudo o que Deus lhe havia revelado.16 Então o rei Davi entrou na Tenda Sagrada, sentou-se e orou assim: – Ó SENHOR Deus, eu não mereço tudo aquilo que fizeste por mim no passado, e a minha família também não merece. 17 E, como se isso ainda fosse pouco, estás fazendo promessas a respeito dos meus descendentes no futuro e tu, ó SENHOR Deus, já me estás tratando como um grande homem. 18 O que mais posso te dizer? Tu me conheces bem e, no entanto, me honras a mim, teu servo.19 Era teu desejo e propósito fazeres isso por mim e me mostrares a minha futura grandeza. 26 Tu, ó SENHOR, és Deus e me fizeste essa maravilhosa promessa. 27 Eu te peço que abençoes os meus descendentes para que eles continuem a ter sempre a tua proteção. Tu, ó SENHOR, os tens abençoado, e que a tua bênção esteja com eles para sempre.

Quais são os teus planos para o futuro? O que acha de apresentá-los a Deus em oração? Provérbios 19:21 – As pessoas fazem muitos planos, mas quem decide é Deus, o SENHOR.

  • Jeremias 29:11-13 – Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o SENHOR, quem está falando. 12 Então vocês vão me chamar e orar a mim, e eu responderei. 13 Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração.

Quando você ora a Deus e apresenta os teus planos, você está cumprindo o desejo de Jesus para os seus discípulos. Ele os ensinou como orar (Lucas 11:1-13; Mateus 6:9-13) e lhes disse por algumas vezes orem sempre, vigiem e orem, etc.

Você ama a Deus? Se o ama, então ore. Não é possível amar alguém e não falar com essa pessoa, quando a tem disponível para te ouvir. Ao orar você atrai a presença de Deus e suas bençãos para a tua vida, Romanos 8:28 – Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano.

  • Não esqueçam que as orações são como sementes plantadas no solo. No tempo certo elas brotarão e produzirão excelentes resultados para a glória de Deus.

NÃO PODEMOS DEIXAR DE ORAR

A partir de amanhã iniciaremos uma nova jornada de oração sob o tema – Perseverando em oração, base bíblica em Colossenses 4:2 ARA – Perseverai na oração, velando nela com ações de graças.

Dessa vez não haverá um prazo determinado para terminar a jornada de oração. Vamos orar de segunda a sexta-feira, das 07:00 às 07:45, além das outras reuniões de oração (sexta às 19:30 e domingo às 08:00). No total, serão 07 reuniões de oração por semana. Para cada dia escolhemos um propósito para apresentarmos a Deus.

  • É claro que as pessoas terão a liberdade para orar pelos seus pedidos, mas desejamos que todos os participantes dediquem uma parte das suas orações para esses propósitos, que são:

Segunda-feira. Propósito: Igreja. O foco de nossa oração será pela igreja local como parte do corpo universal de Cristo. Que sejamos fortes em todo o tempo e possamos vencer todas as batalhas que surgirem em nossa jornada de fé.

  • Base bíblica – Efésios 3:16-19 – E peço a Deus que, da riqueza da sua glória, ele, por meio do seu Espírito, dê a vocês poder para que sejam espiritualmente fortes. 17 Peço também que, por meio da fé, Cristo viva no coração de vocês. E oro para que vocês tenham raízes e alicerces no amor, 18 para que assim, junto com todo o povo de Deus, vocês possam compreender o amor de Cristo em toda a sua largura, comprimento, altura e profundidade. 19 Sim, embora seja impossível conhecê-lo perfeitamente, peço que vocês venham a conhecê-lo, para que assim Deus encha completamente o ser de vocês com a sua natureza.

Terça-feira. Propósito: Provisão. Há muitas promessas na Bíblia relacionadas a bençãos naturais para o povo de Deus. Oremos pelos nossos irmãos desempregados, autônomos, empregadores e empregados. Que todos sejam abençoados na medida da generosidade de cada em favor do Reino de Deus.

  • Base bíblica – II Coríntios 9:8-10 – E Deus pode dar muito mais do que vocês precisam para que vocês tenham sempre tudo o que necessitam e ainda mais do que o necessário para fazerem todo tipo de boas obras. 9 Como dizem as Escrituras Sagradas: “Ele dá generosamente aos pobres, e a sua bondade dura para sempre.” 10 E Deus, que dá a semente para semear e o pão para comer, também dará a vocês todas as sementes que vocês precisam. Ele fará com que elas cresçam e deem uma grande colheita, como resultado da generosidade de vocês.

Quarta-feira. Propósito: Proteção. Quando a ciência, a economia, os governos, a medicina e tudo falham, ainda resta uma esperança. O Deus que servimos faz milagres que vão além da nossa compreensão, devemos clamar a Ele com humildade e reverência, buscando a salvação que somente Deus pode dar.

  • Base bíblica – Salmos 116:6-9 – O SENHOR protege os que não podem se defender. Quando eu estava em perigo, ele me salvou. 7 Meu ser inteiro, continue confiando em Deus, o SENHOR, pois ele tem sido bom para mim! 8 Deus me livrou da morte, fez parar as minhas lágrimas e não deixou que eu caísse na desgraça. 9 Por isso, no mundo dos que estão vivos, viverei uma vida de obediência a ele.

Quinta-feira. Propósito: Paz. O Brasil precisa paz. As pessoas estão inquietas, há um sentimento de ódio e revolta generalizado na sociedade e nos governos. Os discursos de ódio têm gerado violência nas famílias, nas comunidades e sociedade em geral. Oremos pela paz em todas as esferas, para que possamos viver em tranquilidade.

  • Base bíblica – I Timóteo 2:1-3 – Em primeiro lugar peço que sejam feitos orações, pedidos, súplicas e ações de graças a Deus em favor de todas as pessoas. 2 Orem pelos reis e por todos os outros que têm autoridade, para que possamos viver uma vida calma e pacífica, com dedicação a Deus e respeito aos outros. 3 Isso é bom, e Deus, o nosso Salvador, gosta disso.

Sexta-feira. Propósito: Missão. A igreja não pode esquecer que ela foi constituída para adorar a Deus e anunciar o evangelho. Oremos para que venha um mover do Espírito Santo sobre a igreja de Cristo a fim de despertá-la para a evangelização, começando pelos lugares pertos até os confins da terra.

  • Base bíblica – Romanos 10:14-17 – Mas como é que as pessoas irão pedir, se não crerem nele? E como poderão crer, se não ouvirem a mensagem? E como poderão ouvir, se a mensagem não for anunciada? 15 E como é que a mensagem será anunciada, se não forem enviados mensageiros? As Escrituras Sagradas dizem: “Como é bonito ver os mensageiros trazendo boas notícias!” 16 Mas nem todos aceitam a boa notícia do evangelho. Foi Isaías quem disse: “Senhor, quem creu na nossa mensagem?” 17 Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo.

Que o Senhor nos ajude e que possamos continuar orando. Há momentos em que tudo o que podemos é orar. Por mais que nos esforcemos a agir, o método mais efetivo que nos levará a vitória é a oração. Êxodo 2:23,24 – Alguns anos depois o rei do Egito morreu, mas os israelitas continuaram gemendo por causa da sua escravidão. Eles gritavam pedindo socorro, e os seus pedidos chegaram até Deus. 24 Deus ouviu os gemidos deles e lembrou da aliança que havia feito com Abraão, com Isaque e com Jacó.

Contribua com o nosso ministério

Ajude-nos a levar o evangelho para quem precisa ser alcançado e a contribuir para o ministérios dos pregam a Palavra de Deus. Inscreva em nosso canal no Youtube.com/IndependenciaCristo

R$100,00

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: