Testemunhas até o fim


O autor do livro de Atos lembra que em outra carta (o evangelho de Lucas) ele falou a respeito das obras e ensinamentos de Jesus. Convém lembrar que durante o ministério terreno de Jesus, ele atraiu milhares de pessoas que vinham de todos os lugares para ouvir suas mensagens e serem curadas.

Entre a multidão havia pessoas pobres, desamparadas, injustiçadas, sonhadoras, doentes, oprimidas emocionalmente e espiritualmente, possessas por espíritos malignos etc. que viam em Jesus a esperança para uma mudança radical no sistema de governo daquela época e consequentemente uma melhora significativa em suas condições de vida.

  • Essa ideia de revolução política e rompimento com o sistema de governo romano era o grande anseio daquele povo.

Embora Jesus ensinasse a todo o momento que o seu reino era espiritual e celestial, as pessoas imaginavam um reino terreno governado por Jesus. Quando estava prestes a ser levado para o céu, Jesus disse aos discípulos que em poucos dias eles receberiam o Espírito Santo e, apesar de terem caminhado com Jesus por alguns anos, eles ainda estão pensando em um governo humano e perguntam para Jesus: – É agora que o senhor vai devolver o Reino para o povo de Israel?

  • A resposta de Jesus é que eles receberiam um poder descomunal, tornando-os protagonistas na construção de um reino a partir de Jerusalém (local), que gradualmente se estenderia a todo o mundo (internacional).
  • O reino que os discípulos iriam construir era espiritual e não material. A fonte desse reino não viria de um poder humano, mas divino. A conquista global para o reino de Cristo se daria através do poder do Espírito Santo. A palavra poder citada em Atos 1.8, refere-se ao poder no sentido de autoridade, governo, habilidade e força.

O poder do Espírito Santo que Jesus prometeu aos discípulos os capacita para:

  • Agirem em favor do reino, curando enfermos, libertando oprimidos e realizando sinais e maravilhas;
  • Romperem as barreiras culturais e religiosas. O judaísmo era para os judeus, mas o evangelho de Cristo é para todos os povos;
  • Anunciarem o evangelho de Cristo em todo o mundo, para todos os povos;
  • Se preciso for, tornar-se ‘mártir’ pela causa do reino de Cristo.

Esse poder recebido pelos discípulos tem apenas uma finalidade – serem testemunhas de Jesus Cristo em toda a terra. O termo testemunha na linguagem jurídica significa: alguém que viu, ouviu ou viveu alguma coisa e é chamada a depor, atestar a verdade de algum fato.

Com base nesta definição, podemos afirmar que Jesus esperava que os seus discípulos fossem capazes de:

  • Falar sobre o que viu.
  • Estevão prestes a morrer declarou a multidão, Atos 7.56: Então disse: – Olhem! Eu estou vendo o céu aberto e o Filho do Homem em pé, ao lado direito de Deus.
  • Acerca da revelação que João teve na Ilha de Patmos, Apocalipse 1.2 afirma: João contou tudo o que viu, e aqui está o que ele contou a respeito da mensagem de Deus e da verdade revelada por Jesus Cristo.
  • Falar sobre o que ouviu.
  • I João 1.3: Contamos a vocês o que vimos e ouvimos para que vocês estejam unidos conosco, assim como nós estamos unidos com o Pai e com Jesus Cristo, o seu Filho.
  • João 4.42: Eles diziam à mulher: – Agora não é mais por causa do que você disse que nós cremos, mas porque nós mesmos o ouvimos falar. E sabemos que ele é, de fato, o Salvador do mundo.
  • Falar sobre o que viveu.
  • I Timóteo 1.12: É por isso que sofro essas coisas. Mas eu ainda tenho muita confiança, pois sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar, até aquele dia, aquilo que ele me confiou.

Devemos ser testemunhas de Jesus em todo e qualquer lugar. Embora nesse período de quarentena você esteja impedido de vir à igreja, você continua sendo testemunha de Jesus e na condição de testemunha você é observado pelas pessoas que esperam ver Cristo através de você. O apostolo Paulo declarou em I Coríntios 4.9b que: “… Somos como as pessoas condenadas a morrer em público, como espetáculo para o mundo inteiro, tanto para os anjos como para os seres humanos.”

O mundo te vê como testemunha de Cristo? Dwight L. Moody afirmou que: em um grupo de 100 pessoas, uma lerá a Bíblia; enquanto 99 lerão o cristão. Atos 11.24.

Como você é visto no mundo espiritual? No mundo natural podemos nos vestir e agir como cristãos, mas no espiritual as coisas são diferentes. Atos 19.13-16.

A pessoa que é testemunha de Jesus deve ser reconhecida tanto do mundo natural, quanto no espiritual. Esse reconhecimento não é algo que se possa comprar, a pessoa pode comprar títulos eclesiásticos, carteira de membro de igreja etc. mas, nada disse garante que ela é uma testemunha verdadeira. Mateus 7:21-23.

Como identificar se alguém é testemunha de Jesus (cristão) ou não? Algumas ações serão conhecidas somente na eternidade, mas outras são visíveis e identificáveis, como Jesus ensinou em Mateus 7:17-20. Pelos frutos sabemos se a árvore é boa ou má, vejamos:

  • Exemplos negativos que se contrapõem ao modelo exemplar de uma testemunha de Jesus: confusões na família; ódio mortal às pessoas; rebeldia, insubmissão contra todas as formas de governo constituídos por Deus; evangelho de fachada; padrão moral destrutivo; egocentrismo que causa tristeza ao Espírito Santo; o reino de Deus ocupa lugar secundário no coração; falta de fé; ausência de amor; obras da carne (Gálatas 5:19-21).
  • Exemplos positivos que atestam a sua identidade como testemunha de Jesus: comunhão com a igreja; ambiente familiar harmonioso; boas palavras; atitudes positivas em relação à fé cristã; alegria em servir à Deus e a igreja; frutos do espírito (Gálatas 5:22,23).

 Como os cristãos podem provar ao mundo que são testemunhas de Jesus?

  • Impactando o mundo através da sua fé em Cristo. Somos o sal da terra e luz do mundo, Mateus 5.13,14Como sal, devemos ser o ponto de equilíbrio que traz ordem em um mundo em caos. O sal quando perde o sabor não tem valor, do mesmo modo que ser cristão e viver de mãos dadas com o mundo não tem valor diante de Deus. Assim como a luz brilha afastando a escuridão; a testemunha de Cristo é reconhecida pelo seu testemunho no dia a dia.
  • Agindo com sabedoria em relação aos descrentes, Colossenses 4.5,6.
  • Jesus não nos chamou para vivermos isolados no mundo, mas separados do mundo, o cristão também tem vida social. Fazer amizades é ótimo meio para evangelizar as pessoas, por isso Paulo diz que devemos aproveitar bem o tempo que passamos com os descrentes para ganhá-los para Cristo;
  • Como testemunhas de Cristo não podemos demonstrar dúvidas quando questionados sobre a nossa fé, nós devemos responder sabiamente e com convicção sobre o evangelho. A testemunha deve ser autêntica, não deve inventar histórias ou mentir sobre fatos, mas falar sobre o que conhece porque viu, ouviu ou viveu o fato.
  • Vivendo uma vida dedicada à Deus como fruto da verdadeira adoração, Romanos 12.1.
  • Ser testemunha é adorar a Deus através da nossa vida, às vezes sacrificando o nosso tempo, recursos, projetos, família, agenda etc. para se dedicar ao serviço de Deus como forma de agradá-lo. Jesus abdicou do seu trono para vir ao mundo redimir a humanidade
  • Ser cristão é deixar de viver a vida em seu próprio benefício para servir a uma causa maior – o reino de Deus e a Sua vontade.
  • Mudando a nossa mente em relação ao pensamento do mundo, Romanos 12.2.
  • A testemunha de Cristo é diferente por convicção e não por determinação ou obrigação. Para viver uma vida que agrade a Deus é necessário renovar a mente e protegê-la contra os ataques que possam fragilizar a nossa fé;
  • A testemunha de Cristo fala com convicção porque o conhece, isso significa que o cristão com a mente renovada sabe qual é a vontade de Deus e o que é bom, perfeito e agradável para Deus.
  • Praticando as boas obras, Mateus 5.16.
  • A testemunha fiel a Deus é praticante de boas obras, cidadão solidário e beneficente. O egoísmo não faz parte da sua natureza e o mundo ao contemplá-lo deve enxergar em suas atitudes o amor de Deus.
  • Contribuindo generosamente em favor da sua comunidade (igreja), II Coríntios 9.10,11.
  • A testemunha de Cristo é o meio principal estabelecido por Deus para financiar a Sua obra no mundo. Para financiar a sua obra Deus usa pessoas antes de qualquer outra coisa.
  • Ser testemunha é entender que o potencial de uma igreja e o cumprimento da sua missão está diretamente conectado ao potencial de contribuição de cada um de seus membros.
  • A sua contribuição pode afetar diretamente o que a sua igreja pode fazer ou deixar de fazer. Você pode perceber essa conexão?
  • Ser testemunha é entender que Deus escolheu você como financiador da Sua obra e quando você não é fiel nas contribuições por meio da igreja local, você impede que a obra de Deus tenha sucesso através do ministério da sua igreja.
  • Cumprindo o IDE de Jesus, Marcos 16.15.
  • Assim como uma testemunha deve ser ouvida acerca do que irá dizer, o mundo precisa ouvir o que a igreja tem para dizer. Romanos 8:19.
  • Eu penso que esse período de distanciamento social tem sido um tempo oportuno na vida de muitas pessoas acostumadas a serem cristãos apenas no templo, enquanto o mundo caminha para a destruição. É hora de romper as paredes e revelar ao mundo quem realmente somos – mensageiros de boas novas. Foi para isso que fomos aceitos por Deus.

Que as palavras do profeta Isaias, citadas por Jesus (Lucas 4:18-19) quando foi a Nazaré, sua cidade natal seja o lema de toda testemunha de Jesus, então o mundo saberá que somos de Deus. Isaias 61:1-3.

Seja um mantenedor deste Ministério

Ajude-nos a levar o evangelho para quem precisa ser alcançado e a contribuir para o ministérios dos pregam a Palavra de Deus. Inscreva em nosso canal no Youtube.com/IndependenciaCristo

R$100,00

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s