Vencendo o leão e o urso


– Meu senhor, – disse Davi – eu tomo conta das ovelhas do meu pai. Quando um leão ou um urso carrega uma ovelha, 35 eu vou atrás dele, ataco e tomo a ovelha. Se o leão ou o urso me ataca, eu o agarro pelo pescoço e o golpeio até matá-lo. I Samuel 17:34,35 NTLH

Davi é o tipo de pessoa disposta a encarar seus desafios de frente. Ele tinha uma coragem e fé admirável. Quão bom seria se todas as pessoas fossem como Davi.

Uma coisa é certa. Se você confia em Deus e faz a sua vontade não deve se preocupar, porque Deus não colocará leões na tua vida que sejam maiores do que a tua capacidade para vencê-los.

  • I Coríntios 10:13 – As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela.

Davi sabia que fugir do leão significava sofrer perdas de ovelhas. Se ele não enfrentasse e vencesse o leão, logo o leão se acostumaria a vir em outras ocasiões para matar suas ovelhas. É o que ocorre quando a pessoa não encara seus desafios e assume a derrota numa batalha, o adversário virá outras vezes até te destruir totalmente.

As flores mais bonitas são aquelas que crescem nos lugares mais escuros do jardim. O hino 126 da Harpa Cristão tem o título “Bem aventurança do Crente” e a 4ª estrofe diz o seguinte: Quando as esperanças desvanecem o aflito crente vai orar. Os mais belos hinos e poesias foram escritos em tribulação. E do céu, as lindas melodias se ouviram, na escuridão”

QUALQUER PESSOA ESTÁ SUJEITA AO SOFRIMENTO SE NÃO ENFRENTAR SEUS LEÕES

Toda pessoa, em algum momento da vida, terá que enfrentar o leão que rouba, saqueia seus pertences, suas conquistas, seus sonhos etc. As aflições atingem tanto as pessoas más quanto as boas, o diferencial é a presença de Deus que garante o livramento.

  • Salmos 34:19 – Os bons passam por muitas aflições, mas o SENHOR os livra de todas elas.

Ser um cristão, uma pessoa do bem, não o torna imune as aflições, sofrimento, privações, contratempos e tristezas que tocam à humanidade em geral. Se Deus permitiu você estar em alguma situação de conflito, esteja certo de que Ele estará contigo para garantir a tua vitória.

  • Isaias 43:1,2, 11,13 – Mas agora, povo de Israel, o SENHOR Deus que o criou diz: “Não tenha medo, pois eu o salvarei; eu o chamei pelo seu nome, e você é meu. 2 Quando você atravessar águas profundas, eu estarei ao seu lado, e você não se afogará. Quando passar pelo meio do fogo, as chamas não o queimarão. 11 Eu, só eu, sou o SENHOR, somente eu posso salvar vocês. 13 Eu sou Deus e sempre serei. Ninguém pode escapar do meu poder e ninguém pode desfazer o que eu faço.

Há um velho ditado que diz o seguinte: “Há homens que lutam um dia e são bons, Há outros que lutam um ano e são melhores. Há outros que lutam toda a vida; Esses são imprescindíveis”.

  • Veja o conselho do apóstolo Pedro aos cristãos que passam por sofrimentos, I Pedro 5:7 – Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês.
  • Deus é especialista em extrair grandes vitórias diante de visíveis derrotas. Salmos 121:4 – O protetor do povo de Israel nunca dorme, nem cochila.

Imagine você no lugar de Davi, sem recursos ou armamento especial. Só você e o leão. Qual seria a tua reação?

  • Davi poderia evitar o confronto, bater em retirada e aceitar as perdas das ovelhas.
  • Ele poderia questionar a Deus sobre aquela situação, quem sabe dizer: Deus por que isso está acontecendo?

Na maioria das vezes não compreendemos o que Deus está fazendo. É comum ter a impressão que Deus não está fazendo nada, porque somos limitados em relação ao tempo e ao mundo espiritual. Não adianta desafiar a Deus, determinar ou exigir. Deus não age sob pressão humana.

Tudo que acontece em nossa vida tem um propósito determinado por Deus. Por isso, ao invés de ficar questionando a Deus sobre o porquê disso ou porque aquilo, deveríamos orar para descobrir qual a razão pela qual Deus permitiu tal situação.

  • Enfrentar leões e ursos fazia parte do propósito divino de preparar Davi para enfrentar o gigante e os exércitos inimigos quando se tornasse rei.

Outro exemplo bíblico. Rebeca enfrentou uma grande batalha no seu ventre, havia um propósito para tudo aquilo. Gênesis 25:22,23 – Na barriga dela havia gêmeos, e eles lutavam um com o outro. Ela pensou assim: “Por que está me acontecendo uma coisa dessas?” Então foi perguntar a Deus, o SENHOR, 23 e ele respondeu: “No seu ventre há duas nações; você dará à luz dois povos inimigos. Um será mais forte do que o outro, e o mais velho será dominado pelo mais moço.”

John Wesley afirmou que “Deus pode realizar seu trabalho tanto por meio do prazer, quanto da dor”. Há pessoas que se pudessem sair do seu corpo e refugiar-se em um lugar fora deste mundo, realmente fariam isso. Por isso, muitas vezes, o Senhor permite que os leões apareçam a fim de nos levar ao confronto consigo mesmo.

  • Os sofrimentos roubam o sono e a paz, no Salmo 102.7 – “Não consigo dormir; sou como um pássaro em cima do telhado”.
  • É comum surgirem questionamentos, dúvidas em relação aos sofrimentos, Salmos 42:5 – Por que estou tão triste? Por que estou tão aflito? Eu porei a minha esperança em Deus e ainda o louvarei. Ele é o meu Salvador e o meu Deus.
  • A dúvida pode levar a perda da fé, Salmos 73:2,3,17 – 2, 3 – Porém, quando vi que tudo ia bem para os orgulhosos e os maus, quase perdi a confiança em Deus porque fiquei com inveja deles. 17 Porém, quando fui ao teu Templo, entendi o que acontecerá no fim com os maus.

É preciso se aquietar e permitir que Deus controle a sua vida. A boa obra que ele começou em você será concluída, a tua vitória será grande. Não desista, continue lutando e perseverando.

  • Profetize bençãos sobre a tua vida, ouça a voz de Deus em teu coração, Gênesis 28:15 – Eu estarei com você e o protegerei em todos os lugares aonde você for. E farei com que você volte para esta terra. Eu não o abandonarei até que cumpra tudo o que lhe prometi.

Tenha uma fé que agrada a Deus. Martinho Lutero disse em certa ocasião: “A fé é uma energia no coração tão eficaz, viva e inspiradora, que é incapaz de permanecer inativa. A fé é uma constante confiança na misericórdia de Deus para conosco, pela qual nós lançamos inteiramente em Cristo e nos entregamos inteiramente a Ele”.

Veja a história de Ana (I Samuel 1:1-18). No contexto social da época, Ana, era desprezada pela sociedade por ser uma esposa que não gerava filhos. Ana fez três coisas que resultaram numa grande conquista em sua vida. Podemos aprender através de seu exemplo:

  • Ana foi ao templo, lugar da habitação de Deus. Ela buscou ao Senhor, mesmo estando com a alma amargurada, mesmo estando desesperada, mesmo estando se sentindo derrotada e fracassada, mesmo estando no maior deserto de sua vida. Ela fez uma aliança com o Senhor, não teve pressa em sair da presença do Senhor Deus.
  • Ana derramou seu coração na presença do Senhor. Ela falou da sua angústia para Deus, enquanto chorava abrindo sua alma e derramando sua dor na presença de Deus.
  • Ela se apropriou da palavra de Deus ministrada pelo sacerdote Eli. Depois disso não esteve mais triste, seu semblante não foi mais de derrota, não foi mais de fracasso, porque a sua fé adquiriu substância e consistência.
    • Quando recebemos a palavra de Deus no coração, a sua paz reina em nós. I Samuel 1:17 – Vá em paz. Que o Deus de Israel lhe dê o que você pediu!

Um coração cheio de fé e gratidão destrói o poder do inimigo. Ana foi pelo seu caminho, cheia de ânimo; alimentou-se, creu que Samuel já estava pela fé em seus braços. E o seu semblante nunca mais esteve triste.

  • Deus não quer que você fuja dos leões. Deus quer que você os enfrente e tenha um final feliz.

Veja a história de Rute. O seu esposo, cunhado e sogro morreram, a sua cunhada Orfra decidiu voltar para o seu povo e só restaram ela e sua sogra Noemi. Neste cenário surgiu Boaz, parente de Noemi, como o resgatador.

Talvez você esteja cansado de passar por tantas lutas e já pensou em desistir de um final feliz para a tua história. Se Davi tivesse desistido diante do leão ou do urso, jamais teria tido a chance de enfrentar o gigante e se apresentar ao povo de Israel como futuro rei.

Deus não se cansa de nossos novos começos. Ele está sempre disposto a investir em você, ele é o Boaz em sua vida. O Resgatador do aflito e do necessitado. Depois de tanta luta, humilhação, provação, passando fome e necessidade surgiu Boaz. Ele mudou a história de Rute e escreveu seu nome na história da linhagem messiânica.

  • Rute é uma das cinco mulheres mencionadas na genealogia de Jesus, foi bisavó de Davi (Obede – Jessé -Davi).

Algumas características no caráter de Rute que podem te orientar sobre como vencer na adversidade:

  • Ela era uma mulher de unidade. Não dissolveu a aliança com Noemi depois da morte do seu esposo. Ela permaneceu fiel e demonstrou sua fidelidade vivendo uma vida consagrada e dedicação total a sua sogra Para qualquer lugar que ela fosse, ela preservava a unidade acima de tudo.
  • Rute 1:16,17 – Porém Rute respondeu: – Não me proíba de ir com a senhora, nem me peça para abandoná-la! Onde a senhora for, eu irei; e onde morar, eu também morarei. O seu povo será o meu povo, e o seu Deus será o meu Deus. 17 Onde a senhora morrer, eu morrerei também e ali serei sepultada. Que o SENHOR me castigue se qualquer coisa, a não ser a morte, me separar da senhora!
  • A segunda marca de seu caráter é a perseverança. Mesmo humilhada, continuou obedecendo os conselhos de Noemi e buscando a benção até o fim. A vitória é daqueles que perseveram até o fim. O reino de Deus é para os valentes e jamais para os covardes e desistentes.
  • A maior de todas as características de Rute era o amor e a doçura que ela possuía. Era uma mulher que poderia usar suas lutas e sofrimentos como desculpas para viver amargurada. Ao invés disso, ela preferiu andar sempre com a mesma doçura e confiando que Deus iria abençoá-la.

Deus tem novas conquistas preparadas para você. Depois que você vencer os leões, novos desafios irão surgir e a cada novo desafio uma nova conquista te espera. Que a tua reação seja como a de Davi,

  • – Meu senhor, – disse Davi – eu tomo conta das ovelhas do meu pai. Quando um leão ou um urso carrega uma ovelha, 35 eu vou atrás dele, ataco e tomo a ovelha. Se o leão ou o urso me ataca, eu o agarro pelo pescoço e o golpeio até matá-lo. I Samuel 17:34,35 NTLH

Seja um mantenedor deste Ministério

Ajude-nos a levar o evangelho para quem precisa ser alcançado e a contribuir para o ministérios dos pregam a Palavra de Deus. Inscreva em nosso canal no Youtube.com/IndependenciaCristo

R$100,00

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s