Você terá sucesso em tudo


O livro de Josué conta-nos a história do sucessor de Moisés, o legislador de Israel. Este livro fala sobre como o povo de Israel conquistou a terra prometida. É um livro sobre liderança, todo cristão deveria ler este livro e aprender com o exemplo de Josué.

I – POR QUE DEUS ESCOLHEU JOSUÉ?

Essa é uma pergunta interessante. Josué 1:1,2 começa dizendo que: Depois que Moisés, servo do SENHOR, morreu, Deus disse ao ajudante de Moisés, chamado Josué, filho de Num: 2 – O meu servo Moisés está morto. Agora você e todo o povo de Israel se preparem para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que vou dar a vocês.

Deus não escolheu Josué por causa da sua eloquência, dos seus dons especiais, aparência, força, família ou finanças. Deus o escolheu por causa das suas atitudes e seu coração!

  • Josué sabia ouvir a voz de Deus! Através da observação do comportamento de Moisés ele aprendeu a ouvir a voz de Deus. Isso é comunhão, intimidade, relacionamento e santidade. Êxodo 33:11 – O SENHOR Deus falava com Moisés face a face, como alguém que conversa com um amigo. Depois Moisés voltava para o acampamento. Porém Josué, filho de Num, o moço que era o auxiliar de Moisés, ficava na Tenda.
  • Josué era um bom servo. Antes de liderar o povo de Israel, ele serviu por muitos anos a Moisés. Ele aprendeu sobre obediência, serviço e aprendizado. Antes de liderar, ele serviu. Em Êxodo 17:9-14, na batalha contra os amalequitas, Josué foi testado e aprovado. Ele obedeceu a ordem de Moisés, foi à batalha e teve seu nome inserido na história israelita.
    • Josué não era da tribo de Levi, a tribo sacerdotal. Ele não era como Moisés perante o povo, mas cumpria bem as suas tarefas.
  • Josué soube esperar a sua vez. Ele era fiel e teve paciência. Ele foi escolhido por Moisés muito tempo antes da sua morte. Quando Moisés morreu ele assumiu o seu lugar diante do povo. Deuteronômio 31:7 – Depois Moisés chamou Josué e, na presença de todo o povo, lhe disse: – Seja forte e corajoso, pois você vai comandar este povo na conquista da terra que o SENHOR jurou que daria aos nossos antepassados.

II – DEUS DÁ A JOSUÉ UMA VISÃO

Do mesmo modo que Deus falava e instruía Moisés, agora Deus lhe dá visão sobre o fazer, Josué 1:3-4 Como disse a Moisés, eu lhes darei toda a terra que pisarem. 4 Os limites dessa terra serão os seguintes: ao sul, o deserto; e, ao norte, os montes Líbanos; a leste, o grande rio Eufrates e toda a terra dos heteus; e, a oeste, o mar Mediterrâneo.

  • Josué não era um líder sem visão. Ele sabia qual era a sua missão e tinha uma visão clara do que fazer.

III – Deus garante a vitória de Josué

  • Deus prometeu que Josué teria êxito. Porém. O seu êxito estava condicionado a obediência a vontade de Deus explícita no livro da Lei. Josué 1:5 – Você nunca será derrotado. Eu estarei com você como estive com Moisés. Nunca o abandonarei.
  • A palavra “você nunca será derrotado” indica que Josué tinha uma parte que deveria fazer. Não há como vencer se não enfrentar batalhas. Deus prometeu estar com ele. Josué não estaria sozinho.
  • Deus usa o exemplo de Moisés – Eu estarei com você como estive com Moisés – para mostrar a Josué que, por maiores que fossem os desafios, ele venceria todas as batalhas, do mesmo modo que Moisés.

IV – Deus alerta Josué sobre os perigos que enfrentaria.

Josué 1:6-9 – Seja forte e corajoso porque você vai comandar este povo quando eles tomarem posse da terra que prometi aos antepassados deles. 7 Seja forte e muito corajoso. Tome cuidado e viva de acordo com toda a Lei que o meu servo Moisés lhe deu. Não se desvie dela em nada e você terá sucesso em qualquer lugar para onde for. 8 Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso. 9 Lembre da minha ordem: “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o SENHOR, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!”

  • O povo precisava de um novo líder. Nos períodos posteriores a Josué veremos que todas as vezes em que povo ficou sem um líder, houve declínio espiritual, confusões e derrotas para os inimigos.
  • As promessas de Deus eram para o povo. Josué era o líder escolhido para levar o povo a conquista das promessas de Deus. Do mesmo modo, as promessas atuais são para a igreja. O pastor / líder é um servo do povo, com a missão de conduzi-los ao destino eterno. Josué foi levantado por Deus para abençoar seu povo. Os pastores são levantados por Deus para abençoar a igreja, em nome de Jesus.

V – Deus deu 4 ordens à Josué. Ele teria que:

  1. Ser forte. Significa ser valente, poderoso, enérgico, animoso, sólido e consistente.
  2. Ser corajoso. Ser animoso, bravo, destemido.
  3. Ser cuidadoso. Tomar todo o cuidado necessário para viver de acordo com a Palavra da Lei.
  4. Obedecer a lei escrita por Moisés. Não se desviar da lei por nada. Se esforçar ao máximo para viver em integridade.
  • Não se desviar é mais que fechar os olhos, mudar de calçada ou dizer não a determinadas coisas.
  • Não se desviar é ter coragem para comparecer diante de Deus e confessar a sua integridade. Salmos 7:8 – Ó SENHOR Deus, tu és o juiz de todas as pessoas. Julga a meu favor, pois sou inocente e correto.
  • A integridade deve ser vertical e horizontal. Envolve a sua relação com Deus e com as pessoas.

O cumprimento das promessas estava condicionado ao cumprimento das 4 ordens de Deus. Então o sucesso seria garantido. Josué 1:8b – Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso.

O que é sucesso para você? O sucesso pode significar elevação de status social ou ministerial, realização de uma meta ou objetivo:

  1. O sucesso é relativo e varia de pessoa para pessoa. Exemplo: uma pessoa pode sentir se sucedida por ter veículo popular, enquanto outra exige uma Ferrari.
  2. Para nós cristãos, o sucesso pode ser visto na forma de uma mesa com quatro pés: os pés são a família, relacionamentos, recursos e a saúde; o tampo da mesa é a presença e governo de Deus sobre todas as coisas. Não adianta ter os 4 pés, se Deus não estiver acima governando tudo.

CONCLUSÃO:

  • Você está disposto a ouvir a voz de Deus?
  • Você tem meditado na Palavra de Deus, dia e noite?
  • Você está disposto a aceitar e obedecer a vontade de Deus?

Deus tem grandes promessas para a tua vida. – Tiago 1:22-25 – Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática. 23 Porque aquele que ouve a mensagem e não a põe em prática é como uma pessoa que olha no espelho e vê como é. 24 Dá uma boa olhada, depois vai embora e logo esquece a sua aparência. 25 O evangelho é a lei perfeita que dá liberdade às pessoas. Se alguém examina bem essa lei e não a esquece, mas a põe em prática, Deus vai abençoar tudo o que essa pessoa fizer.

Seja um mantenedor deste Ministério

Ajude-nos a levar o evangelho para quem precisa ser alcançado e a contribuir para o ministérios dos pregam a Palavra de Deus. Inscreva em nosso canal no Youtube.com/IndependenciaCristo

R$100,00

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s