O povo se dividiu por causa de Jesus


Assim o povo ficou dividido por causa de Jesus. João 7:43 NVI. Durante seu ministério terreno, Jesus viveu cercado por dois tipos de pessoas:

  1. Os defensores, que acreditavam em suas palavras e viam nele uma luz de esperança para um futuro melhor. Esse grupo, em sua maioria era composto por pessoas pobres, doentes, aflitos, oprimidos e algumas autoridades que viam sinceridade no que Jesus dizia e fazia.
  2. Os acusadores, que tinham seus pecados expostos e por isso estavam sempre procurando uma oportunidade para matá-lo. Era um grupo constituído por doutores da lei, religiosos acostumados a impor fardos pesados sobre o povo e autoridades que se sentiam ameaçadas em suas lideranças, além de uma pequena parcela do povo influenciado pelos acusadores.

Depois da ressurreição e ascensão de Jesus. O Espírito Santo veio sobre um grupo de pessoas que passaram a anunciar as mensagens de Jesus, surgindo dai os primeiros cristãos que logo se espalharam pelo mundo antigo. Os três primeiros séculos foram de muita perseguição até 313, quando o cristianismo foi oficializado como religião por Constantino e posteriormente em 390 tornou-se religião do império de Teodósio.

A mensagem de Jesus veio para separar o trigo do joio, o bem do mal. Sempre haverá dois grupos falando de Jesus. Os bons e os maus; os defensores e os acusadores; o que honram ou desonram; os verdadeiros e os falsos; os adoradores e os ritualistas; os fiéis e os infiéis; as ovelhas e os bodes; etc…

  • Onde há a presença de Jesus não há comunhão entre luz e trevas. Acreditar nas palavras de Jesus significa aceitar a verdade, a justiça e o bem, mesmo que tenha que romper laços familiares. Mateus 10:34-39.

O MUNDO SE DIVIDE QUANDO O ASSUNTO É CRISTO.

Em muitos países cristãos são mortos, humilhados e injustiçados por causa do nome de Jesus. Os cristãos são acusados por crimes de injúria, profanação, magias, aliciamento, desintegração de culturas locais etc. Mesmo em países onde há liberdade de consciência e de crença, existem autoridades que tentam a todo custo impedir que os cristãos se manifestem.

Em matéria publicado em 15 de janeiro no jornal Correio Brasiliense , tendo como fonte a Missão Portas Abertas, somente em 2019, mais de 260 milhões de cristãos (católicos, protestantes, batistas, pentecostais, etc.) foram severamente perseguidos (qualquer forma de violência, inclusive o assassinato) no mundo. Esses números são números oficiais, que foram registrados. Agora imagine o número de casos sem registros.

  • A matéria indica ainda que 2983 cristãos foram brutalmente mortos por causa da fé em Cristo, sendo 1350 na Nigéria.
  • 9488 igrejas foram atingidas, fechadas, atacadas, danificadas ou queimadas.
  • 3711 cristãos foram presos por causa da fé em Cristo.
  • No estudo não foram considerados os cristãos que levados para campos de trabalhos forçados.

Jesus deixou claro aos seus seguidores que o Reino de Deus, desde o dia de João Batista, sofre ataques de pessoas violentas tentando conquistá-lo (Mateus 11:12). Sempre haverá Herodes e Fariseus tentando perseguindo o Reino de Deus. Existem poderes malignos operando no mundo, influenciando governos e pessoas que resistem ao bem e a verdade.

  • II – Coríntios 4:4 – Eles não podem crer, pois o deus deste mundo conservou a mente deles na escuridão. Ele não os deixa ver a luz que brilha sobre eles, a luz que vem da boa notícia a respeito da glória de Cristo, o qual nos mostra como Deus realmente é.
  • I João 5:19 – Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está debaixo do poder do Maligno.

As pessoas que pertencem a Deus sempre serão perseguidas e odiadas pelo mundo. João 15:18-19 – Jesus continuou: – Se o mundo odeia vocês, lembrem que ele me odiou primeiro. 19 Se vocês fossem do mundo, o mundo os amaria por vocês serem dele. Mas eu os escolhi entre as pessoas do mundo, e vocês não são mais dele. Por isso o mundo odeia vocês.

  • Lucas 6:22 – Felizes são vocês quando os odiarem, rejeitarem, insultarem e disserem que vocês são maus por serem seguidores do Filho do Homem.
  • Mateus 5:10-12 – Felizes as pessoas que sofrem perseguições por fazerem a vontade de Deus, pois o Reino do Céu é delas. 11 – Felizes são vocês quando os insultam, perseguem e dizem todo tipo de calúnia contra vocês por serem meus seguidores. 12 Fiquem alegres e felizes, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês. Porque foi assim mesmo que perseguiram os profetas que viveram antes de vocês.

POR QUE O POVO SE DIVIDIU POR CAUSA DE JESUS?

A história começa com a ida de Jesus da Galileia para a Judeia. As pessoas estavam comentando a respeito de Jesus. Alguns falavam bem de Jesus, enquanto outros, principalmente os representantes de lei de Moises, o acusava de ser um enganador do povo. Independente do posicionamento favorável ou contrário, todos reconheciam o poder das palavras de Jesus. E tudo começa por causa das suas palavras. João 7:15 – Os líderes judeus ficaram muito admirados e diziam: – Como é que ele sabe tanto sem ter estudado?

  • O mundo tenta calar a igreja de Cristo porque sabe do poder que há nas palavras de Jesus. Quando anunciamos esta palavra até o mundo invisível reconhece seu poder, autoridade e treme, Lucas 10:17 – Os setenta e dois voltaram muito alegres e disseram a Jesus: – Até os demônios nos obedeciam quando, pelo poder do nome do senhor, nós mandávamos que saíssem das pessoas!

I – A sabedoria de Jesus dividiu o povo. A sua afirmação causou uma grande confusão entre seus ouvintes. Ele disse que a sua sabedoria não vinha de si mesmo, mas de Deus. João 7:16 – Jesus disse: – O que eu ensino não vem de mim, mas vem de Deus, que me enviou.

  • Como Deus é maravilhoso. A sabedoria divina é revelada a quem Deus quer, Mateus 11:25 – Naquela ocasião Jesus disse: – Ó Pai, Senhor do céu e da terra, eu te agradeço porque tens mostrado às pessoas sem instrução aquilo que escondeste dos sábios e dos instruídos!
  • O Espírito Santo nos auxilia para entender os mistérios do Reino, João 14:26 – Mas o Auxiliador, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará com que lembrem de tudo o que eu disse a vocês.

II – Jesus expôs o comportamento inadequado dos religiosos que buscavam elogios das pessoas, João 7:17,18 – Quem quiser fazer a vontade de Deus saberá se o meu ensino vem de Deus ou se falo em meu próprio nome. 18 Quem fala em seu próprio nome está procurando ser elogiado. Mas quem quer conseguir louvores para aquele que o enviou, esse é honesto, e não há falsidade nele.

  • Paulo alertou sobre os falsos líderes que se introduziriam na igreja. Essas palavras ainda ecoam atualmente, II Timóteo 3:1-5 – Lembre disto: nos últimos dias haverá tempos difíceis. 2 Pois muitos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, vaidosos, xingadores, ingratos, desobedientes aos seus pais e não terão respeito pela religião. 3 Não terão amor pelos outros e serão duros, caluniadores, incapazes de se controlarem, violentos e inimigos do bem. 4 Serão traidores, atrevidos e cheios de orgulho. Amarão mais os prazeres do que a Deus 5 parecerão ser seguidores da nossa religião, mas com as suas ações negarão o verdadeiro poder dela. Fique longe dessa gente!

III – Jesus mostrou os pecados dos religiosos que ensinavam a lei ao povo e não a cumpriam, João 7:19 – Foi Moisés quem deu a Lei a vocês, não foi? No entanto nenhum de vocês obedece à Lei. Por que é que vocês estão querendo me matar?

  • Há pessoas que pensam enganar a Deus usando o nome de Jesus em vão. Mas, naquele dia eles serão envergonhados, Mateus 7:21-23 – Não é toda pessoa que me chama de “Senhor, Senhor” que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu. 22 Quando aquele dia chegar, muitas pessoas vão me dizer: “Senhor, Senhor, pelo poder do seu nome anunciamos a mensagem de Deus e pelo seu nome expulsamos demônios e fizemos muitos milagres!” 23 Então eu direi claramente a essas pessoas: “Eu nunca conheci vocês! Afastem-se de mim, vocês que só fazem o mal!”

IV – Jesus mostrou que os líderes estavam interpretando as escrituras erroneamente e não tinham amor, João 7:22-23 – Vocês circuncidam um menino até no sábado porque Moisés mandou fazer isso. Mas a verdade é que a circuncisão não começou com Moisés, mas com os patriarcas. 23 Para não deixarem de cumprir a Lei de Moisés, vocês circuncidam um menino, mesmo no sábado. Então por que ficam com raiva de mim quando eu curo completamente uma pessoa no sábado?

  • Existem pessoas que se apropriam de determinados textos da Bíblia sem analisar seu contexto com o único objetivo de fazer valer a sua opinião. Mateus 22:29 – Jesus respondeu: – Como vocês estão errados, não conhecendo nem as Escrituras Sagradas nem o poder de Deus!

V – Jesus expôs a ignorância espiritual do povo, João 7:28-29 – Quando estava ensinando no pátio do Templo, Jesus disse bem alto: – Será que vocês me conhecem mesmo e sabem de onde eu sou? Eu não vim por minha própria conta. Aquele que me enviou é verdadeiro, porém vocês não o conhecem. 29 Mas eu o conheço porque venho dele e fui mandado por ele.

  • O achismo tem tomado o lugar das escrituras, as pessoas defendem opiniões pessoas mesmo quando contrariam a Palavra de Deus. Provérbios 3:5-7 – Confie no SENHOR de todo o coração e não se apóie na sua própria inteligência. 6 Lembre de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo. 7 Não fique pensando que você é sábio; tema o SENHOR e não faça nada que seja errado.

VI – A verdade dita por Jesus incomodou e causou ira nos falsos religiosos, João 7:30 – Então quiseram prender Jesus, mas ninguém fez isso porque a sua hora ainda não tinha chegado.

  • Há líderes que ficam incomodados com a verdade do Evangelho. Eles omitem e proíbem pregações sobre determinados temas na Bíblia para não perder o povo. Mateus 15:7-9 – Hipócritas! Isaías estava certo quando disse a respeito de vocês o seguinte: 8 “Deus disse: Este povo com a sua boca diz que me respeita, mas na verdade o seu coração está longe de mim. 9 A adoração deste povo é inútil, pois eles ensinam leis humanas como se fossem meus mandamentos.”

AS PALAVRAS DE JESUS INCOMODAM AS TREVAS

A verdade que incomodou aqueles líderes religiosos abriu os olhos do povo que viram Jesus como alguém especial. Eles não sabiam que ele era o Cristo, mas reconheceram a sua luz. João 7:31 – Porém muitas pessoas que estavam na multidão creram nele e perguntavam: – Quando o Messias vier, será que vai fazer milagres maiores do que este homem tem feito?

No último dia da festa das barracas Jesus se revelou. Agora o povo que não o conhecia como o Messias estava tendo a oportunidade para aceitá-lo. João 7:37 – O último dia da festa era o mais importante. Naquele dia Jesus se pôs de pé e disse bem alto: – Se alguém tem sede, venha a mim e beba. 38 como dizem as Escrituras Sagradas: “Rios de água viva vão jorrar do coração de quem crê em mim”.

As palavras de Jesus, como uma espada dividiu as pessoas em dois grupos: De um lado estava o grupo dos que defendiam Jesus e do outro lado estava o grupo dos que acusavam Jesus: Hebreus 4:12 – Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas.

  1. Os pró diziam – Ele é bom; De fato, este homem é o Profeta; Ele é o Messias; Nunca ninguém falou como ele!
  2. Os contras alegavam – Ele engana o povo; mas, será que o Messias virá da Galileia; As Escrituras Sagradas dizem que o Messias será descendente de Davi e vai nascer em Belém, onde Davi morou; Estude as Escrituras Sagradas e verá que da Galileia nunca surgiu nenhum profeta.

QUAL É O TEU LADO NA MULTIDÃO?

As palavras de Jesus continuam causando divisões. Aonde a Palavra chega tudo se transforma, João 1:1-4, 10, 12,13 – Antes de ser criado o mundo, aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus. 2 Desde o princípio, a Palavra estava com Deus. 3 Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela. 4 A Palavra era a fonte da vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas.

  • Salmos 119:15 – A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho.

As palavras de Jesus produzem o amor a Deus, o amor a si mesmo, o amor ao próximo, o perdão, desapego os bens naturais, a humildade, simplicidade, a vida plena e salvação eterna. João 1:10,12,13 – A Palavra estava no mundo, e por meio dela Deus fez o mundo, mas o mundo não a conheceu. 12 Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. 13 Eles não se tornaram filhos de Deus pelos meios naturais, isto é, não nasceram como nascem os filhos de um pai humano; o próprio Deus é quem foi o Pai deles.

Seja um mantenedor deste Ministério

Ajude-nos a levar o evangelho para quem precisa ser alcançado e a contribuir para o ministérios dos pregam a Palavra de Deus. Inscreva em nosso canal no Youtube.com/IndependenciaCristo

R$100,00

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s