Seguindo a Jesus Cristo …


Jesus estava indo para Jerusalém. Depois de ser impedido de entrar num povoado em Samaria, Jesus seguiu o seu caminho com os discípulos. Em meio ao caminho surgem três personagens, Lucas 9:57-62.

  1. O primeiro se oferece para seguir a Jesus. Ele estava disposto a seguir Jesus para qualquer lugar;
  2. O segundo é convidado por Jesus para segui-lo;
  3. O terceiro se oferece para seguir a Jesus, mas primeira deseja se despedir da família.

Se atentarmos para os registros bíblicos, veremos que Jesus sempre exigiu dos seus seguidores total comprometimento com a sua causa. As pessoas que quisessem seguir a Jesus teriam que abrir mãos de seus próprios interesses e estarem dispostas a qualquer sacrifício pela missão de Jesus.

Antes de prosseguir no texto lido, faço uma pergunta para você: Você está disposto a seguir Jesus, se comprometer com o seu Reino, sujeitar-se a sua autoridade e se sacrificar por sua causa?

Quando analisamos o quadro atual da igreja, é possível identificar vários tipos de comprometimento. Porém, nem todo comprometimento é saudável do ponto de vista bíblico. Vejamos:

  1. Pessoas comprometidas emocionalmente. Geralmente sentem alegria por participar e fazer parte do grupo. Tais pessoas ficam felizes quando seu grupo alcança bons resultados. O problema surge quando elas precisam agir racionalmente e não conseguem porque estão presas as emoções.
  2. Pessoas comprometidas através da premiação: Elas dependem de elogios constantes para estarem firmadas nos propósitos do grupo. Quando não são elogiadas ou reconhecidas publicamente; quando não recebem vantagens financeiras, pessoais etc. pelos esforços empreendidos, desistem do compromisso.
  3. Pessoas comprometidas sociologicamente. Nessa condição sentem-se bem quando lideradas por alguém, manifestam sempre disposição para contribuir, ajudar e fazer alguma coisa, desde que alguém as comande.
  4. Pessoas comprometidas com manuais, normas e regimentos. Elas são excelentes quando o assunto requer a obediência cega as regras, porém, são limitadas porque não aceitam inovações, quando isso ocorre geralmente se afastam e tendem a desistir do seu compromisso.
  5. Pessoas totalmente comprometidas. As pessoas 100% comprometidas são movidas por um sentimento de auto responsabilidade pelo exercício de uma ação, elas se entregam sem hesitação e estão dispostas a sacrifícios para alcançar determinados objetivos. Os resultados alcançados servem de motores para novas ações.

Voltando ao texto que lemos. Jesus estava indo para Jerusalém e procurou abrigo numa aldeia samaritana. Porém, os samaritanos não o receberam porque o seu aspecto era de alguém que ia para Jerusalém. Os discípulos de Jesus ficaram indignados e queriam destruir a cidade enviando fogo do céu.

  • Lucas 9.55,56 – Jesus, porém, voltando-se os repreendeu [e disse: Vós não sabeis de que espírito sois]. 56 [Pois o Filho do Homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las.]  E seguiram para outra aldeia.

I – VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA SEGUIR JESUS?

Foi nesse momento que um homem se aproximou de Jesus e se ofereceu para segui-lo: (v.57b) – “Eu estou pronto a seguir o senhor para qualquer lugar onde o senhor for”.

Que declaração linda de alguém que está disposto seguir Jesus. Mas, Jesus não facilitou a conversa com aquele homem e passou a explicar-lhe sobre o que significa seguir a Jesus.

Esta não uma tarefa fácil. Seguir Jesus exige renúncia e aceitação dos sofrimentos: As raposas têm as suas covas, e os pássaros, os seus ninhos. Mas (1) o Filho do Homem não tem onde descansar. (v.58).

  • Jesus fala sobre a falsa sensação de segurança que os esforços humanos garantem. As raposas e os pássaros têm seus lugares para descansar, nem por isso estão seguros. Do mesmo modo, as pessoas que confiam em suas riquezas ou bens naturais não estão seguras.
  • Ele afirma que para segui-lo a situação é mais complexa ainda, pois o filho do homem não veio para trazer repouso terreno. Portanto, seguir a Jesus significa estar disposto a viver uma vida de penitência e desapego a valores terrenos.
  • Jesus não prometeu casa, carro, emprego, fama, glamour etc. para aquele homem. Ele disse a verdade – “se você deseja me seguir, saiba que não tenho nada disso para te oferecer…”

II – O CONVITE DE JESUS PARA SEGUI-LO EXIGE RESPOSTA IMEDIATA

O quadro muda a sua paisagem. Jesus vê outro rapaz e lhe convida para segui-lo: “Venha comigo…”

Esse é um convite especial que partiu do próprio mestre. Certamente, aquele rapaz já estava dentre a multidão que acompanhava Jesus, mas Jesus queria que ele abandonasse a sua posição de expectador para se tornar um discípulo comprometido com a causa do mestre.

Imagine a cena, aquele rapaz acabara de ouvir Jesus afirmar que não tinha aonde repousar a cabeça.

  • Como deixar tudo e seguir alguém que não tinha nada para lhe oferecer?

Embora o convite honroso partisse do próprio Jesus, aquele rapaz tinha alguns impedimentos para seguir a Jesus naquele momento. Ele precisava de um tempo para resolver algumas pendências pessoais e somente depois seguir Jesus. (v. 61) – “Mas ele respondeu: – Senhor, primeiro deixe que eu volte e sepulte o meu pai.”

A resposta de Jesus foi ríspida, não dava para esperar. A decisão tinha que ser tomada naquele instante: (v. 60) – “Jesus disse: – (2) Deixe que os mortos sepultem os seus mortos. Mas você vá e anuncie o Reino de Deus.”

  • A pessoa que segue Jesus não pode se embaraçar com coisas ou pessoas que venham impedi-la de cumprir o seu chamado (II Tm 2.4) – “Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou.”

III – COMPROMETIMENTO COM A FÉ CRISTÃ REQUER AVANÇAR

O terceiro personagem parece disposto seguir Jesus, mas ele tinha uma exigência que aparentemente era simples: despedir-se da sua família.

Uma exigência que parecia simples foi negada por Jesus que lhe diz: (v 62) – “Jesus respondeu: – Quem começa a arar a terra e olha para trás não serve para o Reino de Deus.”

Esse era o estilo de liderança de Jesus e o modo como ele tratava as pessoas que ele convidada ou que almejavam segui-lo.

A grande verdade é que para aquele homem o ato de se despedir da família não representava perigo, mas Jesus enxerga o coração do homem e o futuro que o aguarda, de acordo com a sua decisão.

  • Foi exatamente isso que aconteceu com Pedro que afirmou nunca negar a Jesus, bastou que fosse confrontado no pátio do templo por algumas pessoas para que ele o negasse e esquecesse a sua promessa.
  • Às vezes, Deus não aprova que façamos coisas aparentemente simples e inofensivas porque ele sabe o que essas coisas podemos trazer sobre nós. Deus conhece o coração humano, melhor que nós mesmos (I Sm 16.7b).
  • Para se comprometer com Jesus aquele rapaz deveria romper com o seu passado, com a sua família, com as amizades etc.

Notem que Jesus não disse ‘voltar para trás’, mas basta ‘olhar para trás’ e estará fora do Reino de Deus. A mulher de Ló não voltou para trás, ela apenas olhou e se transformou em estátua de sal (Lc 17.32). O passado pode tornar-se uma armadilha de satanás que impedirá a pessoa de seguir Jesus.

  • Para algumas pessoas desistirem, basta olhar para trás. Não precisam voltar, um simples olhar pode destruí-las totalmente.

Contribua para este Ministério

A nossa missão é pregar o evangelho de Jesus Cristo, batizar os novos crentes, formar discípulos e ensinar a Palavra de Deus.

R$100,00

EXISTE RECOMPENSA PARA AQUELES QUE ESTÃO COMPROMETIDOS COM JESUS

Concluindo essa mensagem, faço uma pergunta simples e direta para você. Quem é você na multidão dos seguidores de Jesus?

  1. Como o primeiro homem que deseja seguir Jesus, mas não calculou o custo da sua decisão.
  2. Como o segundo homem que recebeu o convite honroso de Jesus, mas tem outras prioridades no momento.
  3. O terceiro homem que deseja seguir a Jesus, mas está preso ao passado e olhando para trás.

Quem aceita seguir Jesus nunca estará só. Marcos 10.28-30 (NTLH) – “28 Aí Pedro disse: – Veja! Nós deixamos tudo e seguimos o senhor.

 29 Jesus respondeu: – Eu afirmo a vocês que isto é verdade: aquele que, por causa de mim e do evangelho, deixar casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou terras

 30 receberá muito mais, ainda nesta vida. Receberá cem vezes mais casas, irmãos, irmãs, mães, filhos, terras e também perseguições. E no futuro receberá a vida eterna.”

Essa é a esperança e o prêmio dos seguidores comprometidos com Jesus:

  • Novos relacionamentos e bens, mas também muitas perseguições.
  • No futuro o prêmio maior: A vida eterna.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s