Quem é Jesus?


Mateus 16.13-18: 13 Jesus foi para a região que fica perto da cidade de Cesaréia de Filipe. Ali perguntou aos discípulos: – Quem o povo diz que o Filho do Homem é? 14 Eles responderam: – Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é Jeremias ou algum outro profeta. 15 – E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? – perguntou Jesus. 16 Simão Pedro respondeu: – O senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo. 17 Jesus afirmou: – Simão, filho de João, você é feliz porque esta verdade não foi revelada a você por nenhum ser humano, mas veio diretamente do meu Pai, que está no céu. 

QUEM É JESUS PARA VOCÊ?

Nunca houve na face da terra outro homem mais sublime do que Jesus, ninguém pode dar o que Jesus oferece aos que creem Nele: o perdão dos pecados; a vida plena com Deus, nesta vida e na eternidade.

  • Ao falar da sublimidade de Jesus, reconheço que na história alguns personagens tenham contribuído para o desenvolvimento humano, político, econômico, religioso e afins. Porém, ninguém supera o doce nome de Jesus.

A história, a filosofia e a ciência não conseguem explicar o poder que envolve o nome Jesus em toda a humanidade. Ainda que tentem reduzi-lo a um mero homem mortal, não podem alterar a sua relevância e influência. A Bíblia diz que um dia todas as criaturas no céu e na terra reconhecerão quem é Jesus.

  • Filipenses 2:9-11 – Por isso Deus deu a Jesus a mais alta honra e pôs nele o nome que é o mais importante de todos os nomes, 10 para que, em homenagem ao nome de Jesus, todas as criaturas no céu, na terra e no mundo dos mortos, caiam de joelhos 11 e declarem abertamente que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus, o Pai.

O texto que lemos inicialmente revela a diferença de pensamentos entre os discípulos de Jesus e as pessoas que não o conhece.

  • Para algumas pessoas Jesus é nivelado como um profeta – João Batista, Elias, Jeremias ou outro profeta.
  • Para os discípulos Jesus era o Filho de Deus. Pedro respondeu sem deixar dúvidas, verso 16 O senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo.  

Jesus disse para Pedro que somente aqueles que estão em sintonia com os céus são capazes de receber esse tipo de revelação do Espírito. Verso 17 – Jesus afirmou: – Simão, filho de João, você é feliz porque esta verdade não foi revelada a você por nenhum ser humano, mas veio diretamente do meu Pai, que está no céu.

AINDA HOJE, JESUS CONTINUA PERGUNTANDO AS PESSOAS: E VOCÊS? QUEM VOCÊS DIZEM QUE EU SOU?

  1. Aqueles que são conduzidos pela natureza pecaminosa, que vivem na escuridão espiritual, irão afirmar coisas horríveis sobre Jesus e a sua igreja. Eles irão zombar e ridicularizar o nome de Jesus e a sua igreja.
  2. Outros que se intitulam cristãos, embora expressem o contrário do que a Bíblia ensina sobre ser discípulo de Jesus, cometerão erros e escândalos abomináveis que denigrem o nome de Jesus.
  3. Alguns irão negar a divindade de Jesus, a sua ressureição e volta triunfal. Eles verão os ensinamentos e princípios bíblicos como uma filosofia de vida e nada mais.
  4. São inúmeros os pensamentos e opiniões sobre quem é Jesus. E PARA VOCÊ: QUEM É JESUS?

Naquele tempo já havia opiniões distorcidas sobre Jesus, Ele queria saber se os discípulos que andavam com ele tinham alguma dúvida sobre a sua identidade.

  • Jesus não estava interessado em saber a opinião dos outros, mas dos seus discípulos.
  • A resposta de Pedro serviu de fundamento para a expansão do evangelho. Do mesmo modo, a sua resposta acerca de Jesus fará a diferença em tua vida, na tua família e na vida das pessoas com quem você convive.

Pedro reconheceu que Jesus não era um simples mortal ou um profeta poderoso, mas o Filho de Deus. Essa revelação foi dada a Pedro pelo próprio Deus.

  • Para Pedro não importava o que as pessoas diziam sobre Jesus, mas no que ele cria.

QUEM É JESUS PARA VOCÊ?

Vejamos 05 passagens bíblicas que revelam um pouco sobre quem é Jesus para nós:

I – Jesus é aquele que transforma água em vinho, João 2.1-11 – Jesus fez esse seu primeiro milagre em Caná da Galiléia. Assim ele revelou a sua natureza divina, e os seus discípulos creram nele (11).

  • A mãe de Jesus ao perceber que o vinho tinha acabado, não disse a Jesus o que Ele tinha que fazer, mas apenas o comunicou: “… O vinho acabou.” (v.3)
  • Havia naquele lugar 6 potes que cabiam entre 80 a 120 litros de água, Jesus ordenou aos empregados da casa para enchê-los de água; depois pediu-lhes para tirar um pouco da água e levar ao dirigente da festa que provou e aprovou o melhor vinho da festa.
  • A exemplo da mãe de Jesus, não precisamos ensinar-lhe o que fazer, mas apenas dizer-lhe o que falta e deixar que Ele promova o milagre.
  • Jesus continua promovendo transformações em nossos dias. Ele transforma pessoas em novas criaturas, alguém declarou em certa ocasião que “a natureza nos forma, o pecado nos deforma, a educação nos informa, a penitência nos reforma, mas só Jesus nos transforma.

II – Jesus é aquele que nos surpreende, João 4.1-30 – A mulher respondeu: – Agora eu sei que o senhor é um profeta! (19).

  • Jesus se encontrou com uma mulher samaritana que veio tirar água do poço, e ele pediu para ela um pouco de água. O problema é que os judeus não se davam bem com samaritanos. A mulher se surpreendeu com o pedido de Jesus, isso não era comum pois os judeus se consideravam superiores aos samaritanos.
  • Jesus não levou em conta a cultura preconceituosa e a condição social da mulher, ele queria alcançá-la e a surpreendeu três vezes:
    • A primeira foi quando afirmou ter uma água que matava a sede para sempre;
    • A segunda foi quando revelou a vida pessoal da mulher ao afirmar que ela tivera 5 maridos ilegítimos e que o atual também não era lícito.
  • A mulher se convenceu que Jesus era um profeta. Ela demonstrou interesse nas coisas de Deus e desejou conhecer mais sobre a questão religiosa que separava os samaritanos dos judeus. Jesus respondeu atentamente para a mulher que os verdadeiros adoradores não irão adorar a Deus nos montes, mas em Espírito e em verdade.
  • Então a mulher abriu seu coração para Jesus e declarou que esperava pela vinda do Messias que iria revelar as verdades de Deus. J
    • Jesus a surpreendeu pela terceira vez ao afirmar: – Pois eu, que estou falando com você, sou o Messias. (26).
  • A mulher ficou encantada com o que ouviu de Jesus, ela esqueceu o seu pote no poço e foi correndo até a Cidade anunciar ao povo sobre Jesus.
  • A boa notícia daquela mulher se espalhou pela cidade. As pessoas creram inicialmente por causa das suas palavras, mas logo que ouviram as palavras de Jesus ficaram mais encantados ainda e disseram, João 4:42 – … Agora não é mais por causa do que você disse que nós cremos, mas porque nós mesmos o ouvimos falar. E sabemos que ele é, de fato, o salvador do mundo.

III – Jesus é aquele restaura, João 21.17 – E perguntou pela terceira vez: – Simão, filho de João, você me ama? Então Pedro ficou triste por Jesus ter perguntado três vezes: “Você me ama?” E respondeu: – O senhor sabe tudo e sabe que eu o amo, Senhor! E Jesus ordenou: – Tome conta das minhas ovelhas.

  • A primeira vez que Pedro encontrou Jesus foi no lago da Galileia, quando Jesus usou seu barco para falar a multidão (Lc 5.1-10). Após o sermão Jesus saiu para pescar com Pedro e seus irmãos e quando retornaram trouxeram uma grande quantidade de peixes que deixou todos admirados. Jesus, fez um convite para Pedro, Lc 5.10b,11 – “… Então Jesus disse a Simão: – Não tenha medo! De agora em diante você vai pescar gente. 11 Eles arrastaram os barcos para a praia, deixaram tudo e seguiram Jesus.”
  • Quando Jesus foi preso e levado para a casa do grande sacerdote, Pedro ficou no pátio acompanhando a distância o julgamento de Jesus. Por três vezes ele negou conhecer Jesus (empregada, guarda, pessoas).
    • Na terceira negativa ele caiu em si e se lembrou das palavras de Jesus, Lucas 22.61-62: Então o Senhor virou-se e olhou firme para Pedro, e ele lembrou das palavras que o Senhor lhe tinha dito: “Hoje, antes que o galo cante, você dirá três vezes que não me conhece.” 62 Então Pedro saiu dali e chorou amargamente.
  • Pedro voltou ao velho ofício de pescador no lago da Galileia, onde tinha conhecido Jesus. Ele estava pescando com seus irmãos e depois de uma noite mal sucedida retornaram da pesca sem nada apanhar.
    • Jesus estava na praia os esperando (Jo 21.7) – Aí o discípulo que Jesus amava disse a Pedro: – É o Senhor Jesus! Quando Simão Pedro ouviu dizer que era o Senhor, vestiu a capa, pois havia tirado a roupa, e se jogou na água.
  • João afirmou que esse era o terceiro encontro de Jesus com seus discípulos depois da ressurreição (Jo 21.14). Quando Jesus ficou a sós com Pedro, lhe perguntou por três vezes – Você me ama?  Ao responder afirmativamente, Jesus lhe deu uma ordem: ‘Tome conta das minhas ovelhas’.
  • Jesus restaurou a comunhão com Pedro. Ele não levou em conta o medo e covardia de Pedro ao negá-lo. Jesus apenas exigiu dele uma confissão sincera e um compromisso de a partir daquele momento liderar seus irmãos até o fim.
  • O amor de Jesus continua o mesmo, não importa qual terrível tenha sido o teu passado. Tudo que ele requer é que você seja capaz de aceitar o seu amor e obedecê-lo. Romanos 10:9 – Se você disser com a sua boca: “Jesus é Senhor” e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo.

IV – Jesus é aquele que se compadece. Lucas 7:13 – Quando o Senhor a viu, ficou com muita pena dela e disse: – Não chore.

  • Jesus foi com os discípulos a Naim e quando estavam entrando na cidade, uma multidão de pessoas tristes e chorando saiam para sepultar o único filho de uma viúva.
  • Era um evento comum, afinal de contas todas as pessoas morrerão um dia. Mas, Jesus percebeu que aquele cortejo tinha algo diferente. O morto era filho único e a sua mãe seria desamparada pela sociedade pelo fato de ser viúva.
  • Jesus observou e sentiu a dor daquela mãe. Ela estava desolada e Jesus se compadeceu dela.
  • Ele pediu que parassem o cortejo e disse ao defunto – Moço, eu ordeno a você: levante-se! No mesmo instante o rapaz ressuscitou, sentou-se no caixão e começou a falar. As pessoas ficaram maravilhadas e reconheceram que Jesus era um profeta, enviado de Deus.

Há inúmeras passagens na Bíblia que falam sobre os sentimentos em relação as pessoas. Jesus tinha empatia, sentia as necessidades das pessoas, se compadecia delas e ajudava os aflitos. Ele chorou com as irmãs de Lázaro e disse em João 11:40b – se você crê, você verá a revelação do poder glorioso de Deus.

V – Jesus é aquele que salva. Lucas 19:9 – Então Jesus disse: – Hoje a salvação entrou nesta casa, pois este homem também é descendente de Abraão. 10 Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar quem está perdido.

  • Zaqueu desejava ver Jesus, mas a multidão não o deixava por causa da sua estatura. Então ele se antecipou a multidão e subiu numa árvore para ver Jesus. Ele era uma pessoa determinada e não desistiu de ver Jesus por causa da multidão.
  • Zaqueu teve uma grata surpresa quando Jesus, passando sob a árvore onde ele estava, parou e disse – Zaqueu: desça depressa, pois hoje preciso ficar na sua casa.
  • Muitas pessoas que estavam na multidão se julgavam mais justas do que Zaqueu, logo se revoltaram e começaram a murmurar porque Jesus foi se hospedar na casa de um homem pecador.
  • Em sua casa, Zaqueu abriu o coração para Jesus e prometeu restaurar seus erros, dando metade dos seus bens aos pobres e restituir quatro vezes mais a quem tivesse roubado.
  • As palavras de Jesus expressaram a sua aprovação. Aquele homem pecador estava arrependido e a salvação entrou em sua casa.

Hoje Jesus te diz, eu quero entrar na sua casa. Quero me hospedar junto com você e sua família e levar a minha presença a cada repartição da sua casa. Jesus perdoa e salva. Não deixe que a multidão te atrapalhe e o impeça de receber Jesus. Ele é o único que pode te salvar e restaurar a sua vida.

Contribua para esse ministério

Ajude o Ministério Independência com Cristo levar a mensagem de Cristo para as pessoas. A nossa missão compreende: pregar o evangelho; batizar os novos crentes; formar discípulos; ensinar a Palavra de Deus.

R$100,00

QUEM É JESUS PARA VOCÊ?

  • Para os convidados na festa de casamento em Caná da GalileiaJesus é o que transforma a água em vinho. Ele pode transformar qualquer situação na tua vida. Você só precisa crer em suas palavras e obedecer ao que a sua palavra diz.
  • Para a mulher samaritana, Jesus é aquele que surpreende, o profeta que diz a verdade sobre você, coisas que ninguém além de você sabe. Jesus te surpreende ao mostrar que se importa com você, não há barreiras culturais, preconceitos ou qualquer situação que impeça Jesus de se aproximar de você.
  • Para Pedro, Ele é o restaurador da comunhão. Pedro estava envergonhado porque falhou com Jesus, mas Jesus foi ao seu encontro, perdoou e lhe deu uma nova chance. Não importa quantas vezes tenha caído e negado a Jesus, hoje Ele te dá a chance de se reconciliar.
  • Para a viúva de Naim, Jesus é aquele que se compadece. Ele foi misericordioso com aquela mulher que tinha perdido sua esperança com a morte do filho. Jesus ressuscitou o rapaz e devolveu a alegria e esperança aquela mulher. Jesus de compadece de ti e quer operar o milagre da tua vida.
  • Para Zaqueu, Jesus é o salvador. A multidão o considerava pecador, um caso perdido. Mas, Jesus entrou em sua casa e restaurou a sua vida com Deus e lhe salvou. Deixe Jesus entrar na tua casa hoje.

E PARA VOCÊ, QUEM É JESUS? VEJAM O QUE ELE DIZ:

  1. João 6:48 – Eu sou o pão da vida.
  2. João 8:12b – Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida.
  3. João 10:9 Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair e achará comida.
  4. João 10:11 – Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas.
  5. João 11:25 – Então Jesus afirmou: – Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá;
  6. João 14:6 – Jesus respondeu: – Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim.
  7. João 15:5 Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s