A verdadeira felicidade


O Salmos 32 fala sobre a opressão que envolve uma consciência culpada e o caminho para se libertar da opressão gerada pelo pecado não confessado. Nele o salmista fala sobre o seu estado de espírito depois de ter confessado diante de Deus seu pecado de adultério com Bate Seba, como descrito no Salmo 51.

O salmista inicia o Salmo Davi expressando sua gratidão a Deus ao receber o perdão. Ele convida as pessoas para participarem da sua felicidade, apontando para o seu próprio exemplo, os meios para obter a graça de Deus.

Outro ponto importante que veremos neste Salmo é que o perdão pode ser alcançado por qualquer pessoa que se se aproxime de Deus.

I – A FELICIDADE DE DAVI AO RECEBER O PERDÃO DE DEUS

Versos 1,2 – Feliz aquele cujas maldades Deus perdoa e cujos pecados ele apaga! 2 Feliz aquele que o SENHOR Deus não acusa de fazer coisas más e que não age com falsidade!

Para Davi a verdadeira felicidade das pessoas consiste única e exclusivamente em obter o perdão divino. Ter uma consciência tranquila diante de Deus, I João 3:21 – Portanto, meus queridos amigos, se o nosso coração não nos condena, temos coragem na presença de Deus.

  • Nada é tão terrível quanto ter Deus como inimigo e nada é tão maravilhoso quanto desfrutar da graça perdoadora de Deus.

Algumas pessoas cegas pela hipocrisia e soberba, negam a existência de Deus e não buscam o seu perdão. Eles sofrem com os seus pecados ocultos, e não tem onde buscar o alívio do perdão. Porém, as pessoas que buscam em Deus por misericórdia, desfrutam da bem aventurança, são felizes por causa do perdão.

A felicidade que Davi expressa destrói qualquer justiça que provém das obras. As pessoas que buscam se justificar pelas obras continuam sofrendo as acusações de seus pecados, a consciência não as deixa em paz. Quem encontra o perdão em Deus se liberta totalmente dessas acusações.

O perdão que Deus oferece é total. Deus tira os pecados ao invés de encobrir, Isaias 43:25 – “Mas eu – eu mesmo – sou o seu Deus e por isso perdoo os seus pecados e os esqueço.

O mundo em que vivemos está repleto de pessoas que mantém boa aparência, mas estão vivendo em tormentos por causa de seus pecados.

II – DAVI LEMBRA DO SEU PASSADO NO PECADO

Salmos 32:3-5 – Enquanto não confessei o meu pecado, eu me cansava, chorando o dia inteiro. 4 De dia e de noite, tu me castigaste, ó Deus, e as minhas forças se acabaram como o sereno que seca no calor do verão. 5 Então eu te confessei o meu pecado e não escondi a minha maldade. Resolvi confessar tudo a ti, e tu perdoaste todos os meus pecados.

A sua consciência pode ser invisível, mas com certeza ela não está inativa!  Com uma regularidade incrível, uma consciência não perdoada pode tirar-nos o apetite, roubar-nos o sono e nos levar à distração. 

O pecado armazenado na consciência afeta sua vida completa: rouba o apetite, o sono, a concentração; prejudica a vida pessoa, profissional, estudantil, familiar, religiosa.

O salmista fala da sua própria experiência em viver uma vida em pecado acobertado. Ele sabe que foi humilhado debaixo da mão de Deus, sentiu-se um miserável por ter sido privado da presença de Deus.

  • Aprendemos com a sua lição que a felicidade em Deus só é percebida quando sentimos a sua graça.
  • Quanto mais Davi recusava-se a aceitar a culpa e pedir perdão a Deus, mais se tornava fisicamente doente e emocionalmente perturbado. Somente o perdão pode remover esta opressão. 

O resultado do pecado é terrível. Enquanto Davi se calou, guardando em silêncio o seu pecado, a sua tristeza aumentou, seus ossos envelheceram e sua força se esvaiu não por causa da idade, mas por causa dos tormentos que rodeavam a sua mente.

Algumas pessoas possuem tolerância as consequências do pecado, no início ela controla suas agitações interiores e perturbações opressoras.  O auto engano tenta controlar sua mente.

  • Isaias 59:1,2 – Vocês estão pensando que o SENHOR perdeu a força e não pode nos salvar? Ou pensam que ele está surdo e não pode nos ouvir? 2 Pois são os pecados de vocês que os separam do seu Deus, são as suas maldades que fazem com que ele se esconda de vocês e não atenda as suas orações.

O que a Bíblia diz sobre armazenamento do pecado, ao invés de confessá-lo? Provérbios 28:13 – Quem tenta esconder os seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona.

O vigor dos pecadores se vai quando a luz de Deus brilha em sua direção e os deixa prostrados. Verso 5 Então eu te confessei o meu pecado e não escondi a minha maldade. Resolvi confessar tudo a ti, e tu perdoaste todos os meus pecados

Davi fala sobre o fim do seu sofrimento e o caminho para se obter o perdão e a cura. O perdão veio quando ele reconheceu seu pecado diante de Deus e buscou humildemente pelo perdão. O método utilizado por Davi é bem simples, é a confissão voluntária onde o pecador voluntariamente recorre a Deus reatando a ponte que o separava de Deus pela confissão.

A iniciativa em se reconciliar partiu de Davi, ele eliminou todas as formas de justificativas que as pessoas costumam usar quando não querem se arrepender diante de Deus – eu sou bom, eu faço o bem, eu não gosto de mentiras, sempre fui boa pessoa, etc

Quando confessamos alcançamos a cura espiritual, somos justificados por Deus, I João 1:9,10) – Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade. 10 Se dizemos que não temos cometido pecados, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua mensagem não está em nós.

III – DAVI RECONHECE QUE DEUS É O SEU PROVEDOR, PROTETOR E GUIA

Salmos 32:6-8 – Por isso, nos momentos de angústia, todos os que são fiéis a ti devem orar. Assim, quando as grandes ondas de sofrimento vierem, não chegarão até eles. 7 Tu és o meu esconderijo; tu me livras da aflição. Eu canto bem alto a tua salvação, pois me tens protegido. 8 O SENHOR Deus me disse: “Eu lhe ensinarei o caminho por onde você deve ir; eu vou guiá-lo e orientá-lo.

Davi canta desejando que outros tenham a mesma paz que alcançou. Ele não monopoliza a graça que alcançou, seu desejo é que outras pessoas também desfrutam do perdão gratuito de Deus. Verso 6 – Por isso, nos momentos de angústia, todos os que são fiéis a ti devem orar. Assim, quando as grandes ondas de sofrimento vierem, não chegarão até eles.

  • Se você colocar nas mãos de Deus as suas preocupações, ele cuidará de você. O pecado terá domínio na tua vida, I Pedro 5:7 – Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês.

Qual foi o preço do pecado de Davi? Enquanto permaneceu calado ele sofreu tempos de angústia, isolado em oculto. Os seus dias se tornaram sombrios, verso 3,4.

  • O silêncio diante de Deus deixou a sua mente atormentada por conflitos éticos, morais e emocionais.
  • O seu corpo padeceu enfermidades físicas e o seu humor transformou em irritação. Diante desse cenário, a sua vida espiritual se tornou um deserto.

Agora ele encontrou a paz porque confessou o seu pecado para Deus. Não há como obter paz se a tua consciência estiver tomada pelo pecado.

Davi se entregue as ações de graças para celebrar o perdão recebido de Deus. Verso 7 – Tu és o meu esconderijo; tu me livras da aflição. Eu canto bem alto a tua salvação, pois me tens protegido

  • Qualquer pessoa pode desfrutar dessa imensa graça. Tiago 4:9,10 – Fiquem tristes, gritem e chorem. Mudem as suas risadas em choro e a sua alegria em tristeza.10 Humilhem-se diante do Senhor, e ele os colocará numa posição de honra.

IV – O CONSELHO DE DAVI

Versos 9-11 – Não seja uma pessoa sem juízo como o cavalo ou a mula, que precisam ser guiados com cabresto e rédeas para que obedeçam.” 10 Os maus sofrem muito, mas os que confiam em Deus, o SENHOR, são protegidos pelo seu amor. 11 Todos vocês que são corretos, alegrem-se e fiquem contentes por causa daquilo que o SENHOR tem feito! Cantem de alegria, todos vocês que são obedientes a ele!

Davi pede para as pessoas não serem desajuizadas como um animal irracional, que não sejam teimosas. Quando o assunto é pecado, não seja como uma mula ou cavalo.

O seu conselho é para que façam a escolha certa. Só existe dois caminhos e você terá de escolher um deles

  1. O caminho dos maus, que traz dores e sofrimentos.
    • Deus não se agrada do caminho dos maus, provérbios 15:9,10 – O SENHOR detesta a maneira de viver dos maus, porém ama a quem faz o que é direito. 10 Quem abandona o caminho do bem será severamente castigado, e quem odeia ser corrigido morrerá.
    • O caminho do mal sempre leva a destruição e morte. Salmos 1:4b-6 eles são como a palha que o vento leva. 5 No Dia do Juízo eles serão condenados e ficarão separados dos que obedecem a Deus. 6 Pois o SENHOR dirige e abençoa a vida daqueles que lhe obedecem, porém o fim dos maus são a desgraça e a morte.
  2. O caminho dos que confiam em Deus. Estes são protegidos pelo amor de Deus, são pessoas corretas, alegres e que reconhecem o que Deus faz.
    • Os justos estão sempre prosperando, mesmo em meio as dificuldades. Salmos 1:3 – Essas pessoas são como árvores que crescem na beira de um riacho; elas dão frutas no tempo certo, e as suas folhas não murcham. Assim também tudo o que essas pessoas fazem dá certo.
    • Para aqueles que confiam em Deus e são obedientes a Ele, há sempre uma canção de alegria por causa dos presentes que somente a graça de Deus pode dar. Salmos 40:3 – Ele me ensinou a cantar uma nova canção, um hino de louvor ao nosso Deus. Quando virem isso, muitos temerão o SENHOR e nele porão a sua confiança.

Contribua com esse ministério

O Ministério Independência com Cristo tem por missão cumprir integralmente o IDE de Jesus como exposto em Mateus 28.19,20 e Marcos 16.15,16 - Pregar o Evangelho; Batizar novos crentes; Ensinar a Mensagem Bíblica; Formar novos Discípulos. Seja um mantenedor do nosso ministério através de depósito bancário no Banco Itaú – Agência 4807 – conta corrente 16747-5 – Assembleia de Deus Independente MICC Você pode contribuir também através do PagSeguro clicando no link https://pag.ae/7V9AtbrTM

R$100,00

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s