Quem se detém no vento não prospera


Eclesiastes 11:4-6 –Quem fica esperando que o vento mude e que o tempo fique bom nunca plantará, nem colherá nada. 5 Deus faz todas as coisas. E, como você não pode entender como começa uma nova vida dentro da barriga de uma mulher, assim também não pode entender as coisas que Deus faz. 6 Semeie de manhã e também de tarde porque você não sabe se todas as sementes crescerão bem, nem se uma crescerá melhor do que a outra.

É natural que você queira colher bons resultados sempre. Isso não será possível se você se deter diante dos ventos contrários que surgem naturalmente em sua vida. O sábio estava falando sobre investimentos e resultados. Ele deixa claro que uma boa colheita depende do quanto você está disposto a ser ativo e semear.

Embora seja raro algumas pessoas colherem sem nunca terem semeado, essas colheitas nem sempre são resultados de esforço pessoal ou lícito, mas de herança, sorte e outros meios, alguns ilegais. Geralmente quem colhe sem o mínimo de esforço não dá o valor ao que ganha. Faça uma pesquisa e veja quantas pessoas tiveram ganhos fáceis e perderam seus ganhos na mesma intensidade.

I – 4 LIÇÕES BÁSICAS SOBRE SEMEADURA E COLHEITA

  1. É mais fácil colher do que plantar. Porém, os melhores resultados são aqueles onde a pessoa compreende o significado de preparar a terra, semear, cuidar e esperar o tempo para colheita. Eclesiastes 3:13 – Todos nós devemos comer e beber e aproveitar bem aquilo que ganhamos com o nosso trabalho. Isso é um presente de Deus.
  2. A vida passa rápido, mesmo que não queira. Todos os dias você semeia na tua vida ou na vida de alguém. O cristão é como uma luz, por onde passa ilumina tudo ao seu redor influenciando pessoas através do seu exemplo, Mateus 5:16 – Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu.
  3. Tenha uma perspectiva de futuro baseada no que está semeando hoje. O agricultor que fica observando o tempo e se detém às circunstâncias adversas da natureza, corre o risco de perder suas sementes. João 4:35 – Vocês costumam dizer: “Daqui a quatro meses teremos a colheita.” Mas olhem e vejam bem os campos: o que foi plantado já está maduro e pronto para a colheita.
  4. Mesmo que o tempo não seja favorável, invista no que você acredita. É importante que você se esforce um pouco além para dar a sua contribuição. Atos 20:34,35 – Pelo contrário, vocês sabem que eu trabalhei com as minhas próprias mãos e consegui tudo o que eu e os meus companheiros de trabalho precisávamos. 35 Em tudo tenho mostrado a vocês que é trabalhando assim que podemos ajudar os necessitados. Lembrem das palavras do Senhor Jesus: “É mais feliz quem dá do que quem recebe.”

II – ISAQUE PROSPEROU PORQUE SOUBE SEMEAR CONFIANDO EM DEUS

Gênesis 26 conta a história de Isaque no período em que houve escassez, fome e seca no lugar onde ele habitava. Isaque pensou em ir para o Egito como fez Abraão, mas Deus não permitiu e ordenou que ele ficasse em Gerar, na terra dos filisteus.

  • Gênesis 26:2-3AAli o SENHOR Deus apareceu a Isaque e disse: – Não vá para o Egito. Fique na terra que eu vou lhe mostrar. 3 Por enquanto fique morando neste lugar, e eu estarei com você e o abençoarei…

Isaque recebeu duas promessas de Deus – “eu estarei com você e o abençoarei.”  Quando chegou em Gerar Isaque teve medo de perder a sua esposa para os filisteus e chegou a mentir dizendo que era a sua irmã, como fez seu pai Abraão. Quando o rei Abimeleque soube que Rebeca era sua esposa, lhe deu proteção em suas terras e isso deu ânimo para Isaque, foi a primeira promessa se cumprindo em sua vida – “eu estarei com você”.

O cenário era desfavorável para a semeadura. O tempo era seco, com pouca água e muita escassez de sementes. Não havia nenhuma razão natural que justificasse o plantio de sua preciosa semente naquela terra árida. Nenhum homem de bom senso gastaria sementes naquele solo ressecado. Porém, Isaque deixando-se mover pela fé não se importou com o cenário ruim. Ele simplesmente obedeceu a Deus, abriu poços e semeou naquela terra. A segunda promessa se cumpriu – Eu o abençoarei.

  • Se Isaque não plantasse, não haveria colheitas na próxima estação. Observe que ele não plantou levado por desespero. Ele plantou apoiado na fé. Ele tinha confiança nas promessas de Deus.
  • Gênesis 26:12,13 – Naquele ano Isaque fez plantações ali e colheu cem vezes mais do que semeou, pois o SENHOR Deus o abençoou. 13 Ele foi enriquecendo cada vez mais e se tornou muito rico e poderoso.

Além do bom senso ao planejar suas ações, Isaque tinha uma grande vantagem em relação aos filisteus: enquanto eles contavam com os cinco sentidos, Isaque era abençoado com um sexto sentido – a sua fé em Deus.

  • Quando a situação era difícil, a sua fé se apegava com toda a firmeza à Palavra de Deus. Não lhe importava quão fútil isso pudesse parecer aos outros: ele decidiu semear em tempos desfavoráveis porque acreditava em Deus e foi recompensado com uma grande colheita.

III – COMO PODEMOS OBTER UMA BOA COLHEITA?

O princípio usado por Isaque pode funcionar com você. Isaque serviu ao mesmo Deus a quem você serve hoje. Deus não muda (Malaquias 3:6). A riqueza desta promessa pode vir de muitos lugares. Entretanto, o poder para obter uma boa colheita é ativado quando você semeia a sob a benção de Deus.

  • Lucas 6:38 – Dêem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos. A mesma medida que vocês usarem para medir os outros Deus usará para medir vocês.

Vamos estudar algumas leis da colheita que, se aplicadas corretamente, conforme a Palavra de Deus, te darão boas colheitas. Lembre-se das palavras de Jesus – Você colhe o que planta:

  • Lucas 6:44 – Pois cada árvore é conhecida pelas frutas que ela produz. Não é possível colher figos de espinheiros, nem colher uvas de pés de urtiga.
  • Tiago 3:11,12 – Por acaso pode a mesma fonte jorrar água doce e água amarga?
    Meus irmãos, por acaso pode uma figueira dar azeitonas ou um pé de uva dar figos? 12 Assim, também, uma fonte de água salgada não pode dar água doce.
  • Quais os tipos de sementes você deseja semear? O que e quanto espera colher?

IV – 13 LIÇÕES SOBRE SEMEAR E COLHER NA BÍBLIA. É UM PROCESSO DE:

  1. RENÚNCIA. Você precisa plantar a semente. Significa que você tem que renunciar à semente que possui se deseja colher bons resultados. Assim você poderá desfrutar dos frutos e das novas sementes, João 12.24 – Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se um grão de trigo não for jogado na terra e não morrer, ele continuará a ser apenas um grão. Mas, se morrer, dará muito trigo.
  2. LIBERTAÇÃO. Você precisa entregar sua semente, sem considerar o seu valor. Tem pessoas que perdem a oportunidade de algo maior porque estão presas ao que possui, João 12.24 – Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se um grão de trigo não for jogado na terra e não morrer, ele continuará a ser apenas um grão. Mas, se morrer, dará muito trigo.
  3. ESCOLHA DA SEMENTE. Você precisa plantar o que espera colher. Lembre-se do que a Bíblia e a própria natureza ensinam, você somente irá colher o que plantar. Gênesis 1.12 – A terra produziu todo tipo de vegetais: plantas que dão sementes e árvores que dão frutas. E Deus viu que o que havia feito era bom.
  4. VISÃO. Você estabelece o tamanho da colheita quando semeia sua semente. Fatores como qualidade da semente, cuidados durante e depois do plantio são determinantes para uma boa colheita. II Coríntios 9.6 – Lembrem disto; quem planta pouco colhe pouco; quem planta muito muito colhe muito.
  5. ESCOLHA DO LOCAL. Você precisa semear sua semente em boa terra. Na parábola do semeador, apenas 25% do que foi semeado deu resultado. A escolha de onde irá semear é fundamental para os resultados que espera alcançar. Mateus 13.8 – Mas as sementes que caíram em terra boa produziram na base de cem, de sessenta e de trinta grãos por um.
  6. ESPERA. Você precisa esperar por um período entre o plantio e a colheita. Existe uma reação natural daquilo que você semeia, em algumas situações pode ter que esperar anos até colher os resultados. Você precisa esperar, tem coisas que não dependem de você, mas do tempo. Marcos 4.26,27 – Jesus disse: – O reino de Deus é como um homem que joga a semente na terra. 27 Quer ele esteja acordado, quer esteja dormindo, ela brota e cresce, sem ele saber como isso acontece.
  7. ZELO. Você precisa cuidar de sua plantação, para que haja uma boa colheita. O processo de cuidado depende de Deus, você e as pessoas. Não fuja da responsabilidade, tem coisas que é você que tem que fazer e mais ninguém. Mateus 13.7 – Outras sementes caíram no meio de espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas.
  8. FÉ. Você deve sempre semear com o foco no tamanho da colheita que pretende alcançar. A colheita não depende do tanto que você tem, mas do modo como você aplica o que tem. Depois de feito a sua parte, confie em Deus. Gênesis 26.12 – Naquele ano Isaque fez plantações ali e colheu cem vezes mais do que semeou, pois o Senhor Deus o abençoou.
  9. CUSTOS. Sua despesa é sempre maior no tempo da colheita. Já ouvi muitas pessoas dizerem que quanto mais ganham, mais são obrigadas a gastar. Isso é natural, visto que colher também envolve custos. Mateus 20.1 – Jesus disse: – O reino do Céu é como o dono de uma plantação de uvas que saiu de manhã bem cedo para contratar trabalhadores para a sua plantação.
  10. INVESTIMENTO. Uma parte da colheita se destina a semear de novo. Você não pode gastar tudo o que tem, reserve uma parte para investir. O segredo para continuar tendo o que colher é continuar semeando, II Coríntios 9.10a – E Deus, que dá a semente para semear e o pão para comer, também dará a vocês todas as sementes que vocês precisam.
  11. RECOMPENSA. Uma parte da sua colheita se destina a você. Invista em você para continuar disposto a semear, quando não há resultados as pessoas perdem o ânimo e desistem. I Coríntios 9.7 – Quem já ouviu falar de algum soldado que pagou as suas próprias despesas no exército? Ou qual é o fazendeiro que não come das uvas da sua própria plantação? Ou qual é o pastor que não toma do leite do seu gado? 
  12. GRATIDÃO. Sua colheita é um milagre. A gratidão é uma qualidade do cristão sincero. Não esqueça que foi Deus quem te deu condições para colher os bons frutos. I Coríntios 3.6 – Eu plantei, e Apolo regou a planta, mas foi Deus, quem a fez crescer.
  13. MULTIPLICAÇÃO. Você precisa semear sua multiplicação. O segredo para ter mais e manter sua generosidade sempre. Quanto mais você semeia, mas você colhe. – II Co 9.10b – … Ele fará com que elas cresçam e deem uma grande colheita, como resultado da generosidade de vocês.

Concluo essa mensagem lembrando das recomendações do sábio. Eclesiastes 11:4-6 – 4 Quem fica esperando que o vento mude e que o tempo fique bom nunca plantará, nem colherá nada. 5 Deus faz todas as coisas. E, como você não pode entender como começa uma nova vida dentro da barriga de uma mulher, assim também não pode entender as coisas que Deus faz. 6 Semeie de manhã e também de tarde porque você não sabe se todas as sementes crescerão bem, nem se uma crescerá melhor do que a outra.

Contribua com este ministério

O Ministério Independência com Cristo tem por missão cumprir integralmente o IDE de Jesus como exposto em Mateus 28.19,20 e Marcos 16.15,16 - Pregar o Evangelho; Batizar novos crentes; Ensinar a Mensagem Bíblica; Formar novos Discípulos. Seja um mantenedor do nosso ministério através de depósito bancário no Banco Itaú – Agência 4807 – conta corrente 16747-5 – Assembleia de Deus Independente MICC Você pode contribuir também através do PagSeguro clicando no link https://pag.ae/7V9AtbrTM

R$100,00

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s