Obedeça a mensagem do Senhor


Jeremias 38:20-21 – Aí eu disse ao rei: – O senhor não será entregue a esses judeus. Por favor, obedeça à mensagem do SENHOR Deus, como lhe falei. Então tudo lhe correrá bem, e o senhor não será morto. 21 Mas Deus me mostrou o que acontecerá se o senhor não quiser se entregar.

A BIOGRAFIA DE JEREMIAS

O ministério profético de Jeremias foi dirigido Judá, o Reino do Sul, durante os últimos 40 anos da sua história (626-586 AC). Ele testemunhou as invasões babilônicas que resultaram na destruição de Jerusalém e do Templo.

  • Ele começou seu ministério durante o reinado do rei Josias e apoiou o seu movimento de reforma. Daniel foi um dos seus contemporâneos, antes de ser levado com outros jovens para a Babilônia.
  • Jeremias recebeu o chamado para ser profeta quando residia em Ananote (zona rural) a nordeste de Jerusalém. Ele era bem jovem, por volta de 17 anos. Ele se qualificou como uma criança e incapaz para Deus, mas a vontade de Deus prevaleceu.
  • Jeremias observou que as reformas do rei Josias não trouxeram uma transformação no coração do povo. Ele advertiu que era necessário um verdadeiro arrependimento em escala nacional, a fim de evitar a condenação e a destruição prestes a acontecer.
  • A sua missão como profeta incluía advertir a nação sobre o ataque destruidor da babilônia.
  • Ele enfrentou a oposição dos falsos profetas. Enquanto ele anunciava o juízo sobre a Nação, os falsos profetas se mostravam otimistas, profetizando que tudo ia bem para a nação.
  • Seus compatriotas o julgaram responsável pelos acontecimentos adversos que começaram a acontecer. Eles passaram a persegui-lo como se fosse um traidor. . Jeremias não se esquivou ou deixou de profetizar, mesmo diante das ameaças ele continuou em sua missão.
  • Jeremias ficou conhecido na história como o profeta chorão. Era um homem duro nas palavras, mas com um coração sensível e quebrantadoEle sofreu com a rejeição da sua família, amigos, sacerdotes, profetas, reis e povo em geral. Embora solitário em seu ministério profético, nada o impediu de falar a palavra de Deus

OS REIS QUE GOVERNARAM JUDÁ DURANTE O MINISTÉRIO DE JEREMIAS

  1. Josias – reinou 31 anos e fez o que era reto perante Deus. Era justo e devotado a Deus.
  2. Jeoacaz – governou por três meses, fez o que era mau aos olhos do Senhor e foi deposto pelo Faraó Neco.
  3. Jeoaquim – seu irmão, governou por 11 anos. Era submisso ao governo do Egito. Nessa época Jeremias já defendia a supremacia dos caldeus e por isso foi aprisionado e quando morto. O ódio contra Jeremias começou a aumentar porque ele denunciava os pecados do povo judeu.
  4. Joaquim (Jeconias) – tinha 18 anos e governou por apenas 3 meses e levado para o cativeiro junto com outras pessoas de Judá.
  5. Zedequias –um rei estabelecido por Nabucodonozor. Era o filho mais novo do rei Josias. Era um governante fraco que tentou manter aliança com as facções adversárias que lutavam pelo poder em Judá. Por 10 anos pagou tributos a Babilônia, depois desse período resolveu fazer aliança com o Egito e causou a destruição de Jerusalém por Nabucodonozor.

A DURA MISSÃO DO PROFETA JEREMIAS

Jeremias foi o profeta levantado por Deus para denunciar os pecados de uma nação, caso não se arrependessem seriam destruídos. Jeremias alertou sobre a destruição, mas o povo não lhe deu ouvidos.

Três grandes nações (Assíria, Egito e Babilônia) buscavam a hegemonia naquela época e Jeremias, guiado por Deus, buscou convencer o rei Zedequias e o povo que seria melhor fazer uma aliança com a Babilônia para evitar o conflito e viverem em paz.

Suas profecias falando sobre pecado e condenação causavam indignação nos conselheiros do rei, no povo e nos falsos profetas que diziam coisas boas para a nação. Além de falar sobre a destruição da Nação e do Templo, Jeremias profetizou que o período do cativeiro seriam 70 anos. Após esse período Deus restauraria Judá (Jr 23:5; 30:4-11; 31:31-34; 33:15-18).

O Egito apoiava o grupo da oposição a Jeremias e causava confusão entre os judeus que se opunham a Jeremias e os judeus que apoiava os caldeus. O rei Jeoaquim tentou seguir o conselho do Egito e se rebelou contra a Babilônia, acabou destronado e exilado. O Egito nada fez para salvá-lo.

  • Foi a partir desse episodio que a Babilônia assumiu o controle e colocou Zedequias como rei.

A DIFICIL TAREFA DO PROFETA DURANTE O REINADO DE ZEDEQUIAS

Alguns homens ouvem a mensagem de Jeremias incentivando o povo a sair da cidade porque ela seria destruída pela Babilônia. Jeremias estava preocupado com a segurança do povo (Jr 38:1-4), mas os inimigos o acusaram perante o rei dizem que Jeremias estava procurando o mal do povo, espalhando medo e desfalecendo os homens de lutarem.

  • Mesmo que você faça o bem e se preocupe com as pessoas, sempre haverá alguém disposto a acusá-lo. As línguas dos acusadores são como o fogo que devora tudo ao seu redor, destruindo quem estiver a sua frente. Tiago 3:6 – A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.

Os acusadores costumam distorcer a verdade misturando-a com a mentira, a fim de condenar o contraditório. Jeremias se colocou a favor da verdade a fim de salvar o povo da destruição. Os inimigos usaram suas palavras para acusá-lo de motim contra o rei.

  • Jeremias 38:4 – Então as autoridades disseram ao rei: – Este homem tem de morrer. Falando desse jeito, ele está tirando a coragem dos soldados que estão na cidade e desanimando todo o povo. Este homem não está procurando ajudar; o que ele quer é a desgraça de todos.

O rei Zedequias era um homem fraco e entregou Jeremias nas mãos dos inimigos, Jeremias 38:5 – O rei Zedequias disse: – Muito bem! Façam o que quiserem com Jeremias. Eu não posso segurar vocês.

Os acusadores não permitem a defesa, mesmo que você diga a verdade. Eles são capazes de te apunhalar com um sorriso e depois lançá-lo precipício. Jeremias estava literalmente mergulhado na lama, mesmo sendo um profeta de Deus.

  • Jeremias 38:6 – Então eles me pegaram e me puseram dentro do poço que havia no pátio da guarda e que era do príncipe Malquias. Eles me desceram com cordas. Não havia água no poço; só lama; e eu me atolei na lama.
  • O apóstolo Pedro instruiu a igreja acerca dos sofrimentos. Se tiver que padecer, que seja pela verdade que é Cristo. I Pedro 4:14-16 – Vocês serão felizes se forem insultados por serem seguidores de Cristo, porque isso quer dizer que o glorioso Espírito de Deus veio sobre vocês. 15 Se algum de vocês tiver de sofrer, que não seja por ser assassino, ladrão, criminoso ou por se meter na vida dos outros. 16 Mas, se alguém sofrer por ser cristão, não fique envergonhado, mas agradeça a Deus o fato de ser chamado por esse nome.

Deus sempre dará o escape aos que fazem a sua vontade. Um etíope (Ebede-Meleque) intercedeu em favor de Jeremias perante o rei. Jeremias 38:9 (ARC) – O rei, senhor meu, estes homens agiram mal em tudo quanto fizeram a Jeremias, o profeta, lançando-o na cisterna; de certo morrerá de fome no lugar onde se acha, pois não há mais pão na cidade.

  1. Ele expôs perante o rei a maldade dos seus conselheiros e o que fizeram com Jeremias o deixando para morrer dentro de um povo enlameado.
  2. Ele demonstrou que tinha respeito pelo ministério de Jeremias ao se referir a ele como profeta.
  3. Ele obteve autorização do rei para tirar Jeremias do poço.
  4. Ele obteve autorização para Jeremias ficar no pátio da guarda, sob proteção real.
  5. Ele se preocupou com a fragilidade física do profeta, por estar no escuro, em meio a lama e sem comida.

O cuidado do etíope no resgate de Jeremias revela a bondade que havia em seu coração, mesmo não sendo um judeu. Às vezes, Deus usa pessoas de fora para usar de misericórdia e abençoar quem foi condenado pelos próprios irmãos. José é um desses exemplos encontrados na Bíblia.

  • Jeremias 38:11-13 – Então Ebede-Meleque levou os homens ao depósito do palácio. Pegou alguns trapos e roupas usadas e os desceu por meio de cordas para dentro do poço onde eu estava. 12 E disse: – Jeremias, ponha esses trapos debaixo dos braços para que as cordas não machuquem você. Eu fiz o que ele mandou. 13 Então me puxaram com as cordas e me tiraram do poço. Depois disso, fiquei no pátio da guarda.

Deus recompensa quem abençoa o seu povo. Antes de Jerusalém ser invadida e destruída, o Senhor enviou Jeremias para entregar uma mensagem a Ebede-Meleque. Eis a razão do porque muitas pessoas que não fazem parte da comunidade cristã serem abençoadas.

  • Jeremias 39:15-18 – Enquanto eu ainda estava preso no pátio da guarda, o SENHOR Deus falou comigo. Ele me mandou 16 que dissesse a Ebede-Meleque, da Etiópia, que o SENHOR Todo-Poderoso, o Deus de Israel, tinha dito o seguinte: – Conforme prometi, não trarei progresso e sim destruição a esta cidade de Jerusalém. E, quando isso acontecer, você estará aqui para ver. 17 Mas eu, o SENHOR, o protegerei, e você não será entregue nas mãos daqueles de quem está com medo. 18 Eu o salvarei: você não morrerá. Você continuará vivo porque confiou em mim. Eu, o SENHOR, falei.

ZEDEQUIAS SABIA QUE JEREMIAS ERA HOMEM DE DEUS

O rei mandou trazer Jeremias a sua presença em um lugar reservado. Ele sabia que Jeremias era profeta de Deus e pediu uma palavra ao profeta. Eu vejo aqui um grande problema, tem muitas pessoas que pedem uma palavra, mas obedecem ao que a palavra de Deus diz.

  • Jeremias sabia que o rei não iria ouvir seus conselhos. Mas, uma vez que o rei prometeu que não o mataria se dissesse a verdade, Jeremias decidiu falar o que Deus lhe mostrou. Jeremias 38:17-18 – Então eu disse a Zedequias que o SENHOR Todo-Poderoso, o Deus de Israel, tinha dito o seguinte: – Rei Zedequias, se você se entregar aos oficiais do rei da Babilônia, você não será morto, e esta cidade não será queimada. Tanto você como a sua família ficarão vivos. 18 Porém, se você não se entregar, então esta cidade será entregue aos babilônios, e eles a queimarão. E você não escapará deles.

O rei revelou que estava com medo de sofrer humilhação pessoal e sofrer nas mãos de outros judeus. Ele tinha mais medo dos homens do que de Deus.  Jeremias 38:19 – O rei Zedequias respondeu: – Mas eu tenho medo dos judeus que passaram para o lado dos babilônios. Pode acontecer que os babilônios me entreguem a esses judeus, e eles me torturem.

O profeta lhe assegurou que nada aconteceria se ouvisse a voz de Deus e ao mesmo tempo anuncia qual seria o resultado se ele não obedecesse a Deus, Jeremias 38:20,21 – Aí eu disse ao rei: – O senhor não será entregue a esses judeus. Por favor, obedeça à mensagem do SENHOR Deus, como lhe falei. Então tudo lhe correrá bem, e o senhor não será morto. 21 Mas Deus me mostrou o que acontecerá se o senhor não quiser se entregar.

A pessoa que decide seguir seu próprio caminho fica vulnerável aos ataques dos inimigos. O rei foi alertado do perigo que estaria correndo ao desobedecer a voz de Deus, Jeremias 38:22-23 – Todas as mulheres que ficarem no palácio real de Judá serão levadas para os oficiais do rei da Babilônia. E elas irão dizendo assim: “O rei foi enganado e dominado pelos seus melhores amigos. E, agora que ele afundou os pés na lama, os seus amigos o abandonaram.” 23 Eu disse ainda: – Rei Zedequias, todas as suas mulheres e os seus filhos serão entregues aos babilônios, e o senhor também não escapará deles. O senhor será levado como prisioneiro pelo rei da Babilônia, e esta cidade será destruída pelo fogo.

  • Ao invés de se arrepender e obedecer aos conselhos do profeta, o rei se mostrou preocupado apenas com a sua reputação, Jeremias 38:24 – Aí Zedequias me recomendou: – Jeremias, não conte esta conversa a ninguém; se não, a sua vida correrá perigo.
  • O rei exigiu segredo de Jeremias sobre a conversa porque sabia que os inimigos poderiam matá-lo por acharem que Jeremias estava influenciando ao rei. Jeremias obedeceu ao rei e guardou em segredo a conversa com o rei, Jeremias 38:27 – Então todos os oficiais vieram e me fizeram perguntas. E eu respondi como o rei havia ordenado. Eles me deixaram em paz porque não tinham ouvido nada da conversa.

QUAL SERIA O RESULTADO SE ZEDEQUIAS TIVESSE OBEDECIDO A DEUS?

Provavelmente Nabucodonosor não seria cruel com Zedequias, visto que foi ele quem o colocou como rei em Judá. Zedequias poderia pedir ajuda a Nabucodonozor como sugerido pelo profeta Jeremias, ao invés de ceder à pressão dos conselheiros que queriam aliança com o Egito.

  1. Tudo correria bem
  2. Ele e sua família seriam poupados
  3. As mulheres do palácio não seriam violadas
  4. A cidade e o templo não seriam destruídos
  5. A população seria poupada

O QUE A DESOBEDIÊNCIA DE ZEDEQUIAS PROVOCOU?

O rei Nabucodonozor cercou Jerusalém por quase dois anos, tempo suficiente para Zedequias voltar atrás a sua decisão e propor a paz, mas ele preferiu resistir apoiado pelo Egito que não pode salvá-lo.

  1. Seus filhos foram mortos na sua presença
  2. Todas as autoridades de Judá foram mortas
  3. Ele foi preso, teve os olhos furados e foi amarrado em correntes
  4. O palácio e as casas do povo foram queimados
  5. Os muros de Jerusalém foram derrubados
  6. O restante da população que representava alguma liderança foi levado para o cativeiro
  7. Apenas os mais pobres ficaram na cidade.

QUANTO A JEREMIAS. DEUS O GUARDOU E HONROU NESSE EPISÓDIO

Mesmo em meio ao caos Deus guardou o profeta. O rei e vários conselheiros não respeitaram ou honraram Jeremias como profeta, porém, o rei Nabucodonozor, visto como pagão pelo povo judeu o tratou com respeito, Jeremias 39:11-12 – E Nabucodonosor, rei da Babilônia, deu a Nebuzaradã a seguinte ordem a meu respeito: 12 – Vá buscar Jeremias e cuide bem dele. Não o trate mal, mas faça por ele o que ele quiser.

Seja um mantenedor deste Ministério

Ajude-nos a levar o evangelho para quem precisa ser alcançado e a contribuir para o ministérios dos pregam a Palavra de Deus. Inscreva em nosso canal no Youtube.com/IndependenciaCristo

R$100,00

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s