Vocês são o templo de Deus


O templo para os judeus tinha um grande significado, desde quando Salomão construiu o primeiro templo e o consagrou a Deus. O templo era um local reservado, era proibido a qualquer pessoa entrar em suas dependências, apenas para os levitas e sacerdotes tinham a parte interna. O povo judeu só podia estar nos átrios do templo.

  • Havia uma áurea de santidade que envolvia o templo dedicado a Deus.
  • Os sacerdotes e os levitas responsáveis pelos ofícios no templo tinham que estar numa posição diferenciada perante do povo. Segundo Levíticos 21:17-24, os sacerdotes tinham que ser pessoas sem qualquer defeito físico ou mancha no corpo.

Segundo a tradição judaico havia 124 defeitos que desqualificavam uma pessoa para o sacerdócio de modo permanente e outros 22 que desqualificavam a pessoa temporariamente. Vejamos algumas dessas restrições físicas: não podia ser cego; aleijado; ter o nariz achatado; ser corcunda; ser anão; ter costras; ter os testículos feridos (incapaz de gerar filhos).

Os sacerdotes quando iam oferecer sacrifícios a Deus no templo passavam primeiro por um processo de purificação, eram banhados da cabeça aos pés, e suas vestes substituídas por outras limpas que representavam a justiça e a pureza. Depois desse ato eles estavam prontos para entregar os sacrifícios ao Senhor.

COMO VIMOS, NO A.T. HAVIA TRÊS GRUPOS DE PESSOAS PRÓXIMAS DE DEUS QUE TINHAM ACESSO AO TEMPLO

  1. O primeiro grupo eram os israelitas que podiam acessar o átrio (pátio) do Templo. O átrio tinha três divisões, que são: a área dos homens israelitas, o repartimento das mulheres hebreias e o espaço dos gentios.
  2. O segundo grupo eram levitas. Esse povo não recebeu nenhuma terra entre a herança tribal (Nm 18.23). Eles eram ministros em tempo integral no templo, geralmente moravam próximo do templo e auxiliavam os sacerdotes em seus ofícios. Eles podiam acessar até o lugar santo do Templo, um lugar iluminado pelo candelabro de ouro com sete chamas.
  3. O terceiro grupo, eram os sacerdotes. O primeiro da linhagem sacerdotal foi Arão, irmão de Moisés (Nm 17.1-13), desde então o sacerdócio tornou-se hereditário, passando de pai para filho através de gerações. Eles podiam acessar as 2 divisões do templo, mas somente o sumo sacerdote tinha acesso ao santuário, o terceiro nível do templo, também conhecido como Lugar Santíssimo ou Santo dos santos. O sumo sacerdote tinha acesso a esse lugar uma vez ao ano. Esse lugar era iluminado pela Glória de Deus.

Através do sacrifício de Jesus, a igreja conquistou o direito de acessar todos os níveis de proximidade com Deus. Apocalipse 1:6.

Para os levitas e sacerdotes as exigências eram mais rígidas do que para as pessoas comuns. A razão para essa exigência de santidade mais aplicada tinha a ver com os vários níveis de glória e presença divina em cada um dos níveis de proximidade com Deus no templo.

Se considerarmos que a igreja é uma geração de sacerdotes com acesso a todos os níveis, significa que há mais rigor para nós do que para aqueles que ainda não vieram a Cristo ou que o conhece superficialmente.

  • Na medida em que somos conduzidos a um nível maior de santidade, mais perto estamos de Deus. Essa proximidade revela-nos a nossa condição humana e nos conduz ao arrependimento contínuo, Hebreus 12:1.

Para nos aproximarmos da glória que está no lugar santíssimo é necessário maior proximidade com Deus, como acontecia com o sumo sacerdote:

  1. Enquanto o povo estava no átrio à única luz que tinham era a luz natural do sol, que lhes permitia ver o que estava ao lado, na frente e atrás. As pessoas só enxergavam o que estava diante dos seus olhos, não podiam ver o interior do templo. Do mesmo modo, as pessoas naturais são guiadas pelos sentidos naturais porque são carnais. A Bíblia ensina que o homem carnal não pode entender as coisas espirituais porque elas se discernem espiritualmente (I Corintios 2.14);
    1. Muitos cristãos preferem viver sob a luz natural porque acreditam ter o controle de suas vidas e por estarem numa zona de conforto. Mas para alcançar uma dimensão espiritual é necessário deixar de lado a visão natural e passar a andar com Deus e ser guiado pelo Espírito, II Coríntios 5.7.
    1. As pessoas que vivem no nível natural são movidas por aquilo que veem ou sentem, deixam de experimentar a verdadeira fé sobrenatural em Deus.
    1. Os sacerdotes ofereciam as ofertas de sacrifícios que eram trazidas a eles no grande altar que ficava no pátio do templo.
  2. Os levitas foram conduzidos a outro nível e experimentaram uma luz além do natural. Eles deixavam o átrio e a luz natural para serem iluminados pela luz do menorah (candelabro de ouro).  Todas as manhãs eles iam ao lugar santo (pátio interno) para queimar incenso ao Senhor, Lucas 1:8-11.
  3. Uma vez ao ano o sumo sacerdote atravessava o grande véu que separava o lugar Santo do lugar Santíssimo para purificação do altar, nesse lugar não havia qualquer luz artificial, a única luz era a arca da aliança que representava a glória de Deus.

OS TRÊS NÍVEIS DE LUZ REVELAM UMA VERDADE IMPORTANTE:

  1. A luz natural no pátio representa os cristãos que vivem na esfera do natural;
  2. A luz do candelabro (menorah) representa a luz do Espírito de Deus agindo em nós e trazendo revelação da sua vontade. Na medida em que caminhamos com Deus através do jejum, oração, leitura bíblica e comunhão, somos mais iluminados pela glória de Deus e cada vez menos com a luz natural do mundo.
  3. O lugar santíssimo ensina que como crentes em Jesus nós devemos progredir em direção em sua direção. Quando alcançarmos o lugar santíssimo, a única luz que irá brilhar em nossa vida será da arca da aliança (Jesus).
    1. Quando entramos no lugar santíssimo somos tomados por uma glória incomparável, o Espírito Santo traz inspirações, revelações e a glória de Deus se torna quase real em nossa vida, num nível nunca experimentado.
    1. Antes de Cristo o sumo sacerdote só podia entrar uma vez ao ano no lugar santíssimo e era necessário estar com a sua vida correta diante de Deus, caso contrário ele era morto por não resistir tamanha glória.
    1. Quando Jesus morreu na cruz, o véu que separava o santíssimo do lugar santo foi rasgado, a glória de Deus passou a ser vista por todos que entravam no lugar santo. Através de Jesus qualquer pessoa pode desfrutar dessa glória em sua vida.

Certa ocasião, quando Jesus e os discípulos estavam próximos ao templo, Jesus disse que aquele templo seria destruído (Mateus 24.1-2), não ficaria pedra sobre pedra. Um novo templo seria construído não por mãos humanas, mas pelo próprio Cristo – Marcos 14.58.

Nós, a Igreja, somos o novo templo. A presença divina de Deus foi transferida do templo edificado por mãos humanas para outro edifício, que são os corpos dos crentes em Jesus segundo a nova aliança.

  • Quando participamos da Santa Ceia, nós estamos celebrando essa nova aliança que nos fez templo de Deus entre os homens, I Corintios 11:25.

Cada crente é um edifício ambulante que leva em si a presença de Deus, assim como o antigo templo tinha três estruturas sagradas (átrio, santo, santíssimo), o ser humano é um templo tripartite, conforme I Tessalonicenses 5:23.

  1. No átrio as pessoas podiam ver os tribunais e desfrutar da luz natural; através dos olhos podemos tudo ao nosso redor e no corpo sentir o mundo físico;
  2. O lugar santo era restrito e para entrar nele era preciso se purificar, ser levita ou sacerdote; a alma representa o lugar santo. O nosso pensamento e raciocínio é um reflexo do candelabro que iluminava o lugar santo. A alma não pode ser tocada fisicamente, embora esteja alojado no corpo o olho natural não consegue vê-la.
  3. O lugar santíssimo estava escondido da vista do público e era o lugar mais sagrado do templo. Esse lugar é represetado pelo espírito humano, onde a presença de Deus habita. No lugar santíssimo ficavam o maná, a lei e a vara de Arão dentro da Arca da Aliança. De acordo com Paulo havia três elementos importantes armazenados na Arca que era de ouro, Hebreus 9.4.

A arca é um retrato perfeito de Cristo, quando nós o recebemos no coração, temos o maná, a vara de Aarão e a lei. Uma vez aceitos por Deus e salvos em Cristo, passamos a ser residência do Espírito Santo, nos tornamos templo de Deus.

SIGNIFICADO DOS ITENS DENTRO DA ARCA DA ALIANÇA:

  1. O Maná era o pão enviado do céu para os israelitas comerem durante a peregrinação no deserto, Nm 11.6-9. Jesus é o pão vivo que desceu do céu para salvar a humanidade, ele é o maná divino que sacia a fome espiritual daqueles que se entregam a Deus, João 6.51.
  2. A vara de Arão, um galho morto que tinha brotado produzindo amêndoas como sinal de aprovação do sacerdócio de Arão por Deus, perante os israelitas, Nm 17.7-9. A vara de Arão representa o poder do Espírito Santo. Quando Moisés decidiu provar quem era o verdadeiro sacerdote em Israel, pediu as tribos israelitas que seus líderes principais levassem suas varas e colocassem diante da porta do tabernáculo, somente a vara de Arão floresceu.
  3. O verdadeiro sacerdote produz frutos visíveis, assim como Arão que provou através da sua vara que ele era aprovado por Deus, a igreja verdadeira declara a sua identidade através do poder do Espírito Santo.
  4. Algumas igrejas ensinam que a pessoa recebe o poder do Espírito Santo quando se batizam, outros dizem que é quando se convertem, outros que é quando a pessoa fala em línguas estranhas etc. Mas, a evidência mais importante de uma vida cheia do Espírito Santo são os frutos que a pessoa produz. Gálatas 5:22,23.
  5. As Tábuas da Lei ficavam dentro da arca (Dt 10.5). A Lei representa a nossa santificação. A lei foi criada para separar os hebreus dos povos pagãos, assim como a Palavra de Deus nos separa do pecado e nos sela como povo santo para Deus. Somos limpos pela Palavra.

Assim como o maná, a vara e a lei permaneceram na arca nos tempos de Moisés; a salvação, o poder do Espírito Santo e a santificação são bênçãos espirituais que permanecem na vida do crente que está na Arca da Aliança que é Cristo.

Para os hebreus o templo era o lugar onde ofereciam sacrifícios e adoravam a Deus. Podemos analogar o templo afirmando que atualmente há três templos que Deus tem estabelecido sobre a terra, os quais devemos cuidar e zelar. Cada um deles aponta para uma função e um propósito diferente nesta vida.

Esses três templos requerem limpeza, renovação e cuidados especiais o tempo todo para que o Senhor possa habitar neles.

  1. O nosso corpo é o templo de Deus. Ele deve ser limpo de qualquer contaminação mundana, II Coríntios 7:1.
    1. O corpo deve ser purificado, evitar qualquer hábito impuro, distrações ou impurezas diariamente. Pedro também adverte sobre a purificação do templo pessoal (I Pedro 2:1).
    1. A purificação da nossa mente exige atitudes mentais positivas em relação ao perdão, a nossa fé em Deus e a purificação interior, Hebreus 12:1b.
  2. A casa onde vivemos é uma miniatura do templo de Deus. Devemos limpar a nossa casa de ídolos e objetos que atraiam o mal, a nossa casa deve ter sempre uma atmosfera pacífica, alegre e justa. Isso envolve a remoção de qualquer coisa que produz uma atmosfera negativa ou que remete ao passado sem Deus.
  3. A Igreja é um tipo de templo de Deus. Ela deve ser limpa das críticas, rancores, disputas e qualquer ação que que remeta a velha natureza humana. Na igreja nos reunimos para praticar a comunhão, ser ministrados e adorar ao Senhor Deus. Em I Corintios 11:28 ao falar sobre a Santa Ceia, Paulo ensina: “Portanto, que cada um examine a sua consciência e então coma do pão e beba do cálice. ”
    1. O ato de autoexaminar-se tem o propósito de descobrir qualquer tipo de rancor, malícia, disputa, armagura ou outro pecado interno que corrompa o espírito humano e bloqueie a conexão com o Espírito de Deus. Tiago 5:16.
    1. O exame da consciência nos mostra quem devemos perdoar e a quem devemos pedir o perdão, quando nós perdoamos alguém que nos ofendeu o nosso pai celestial também nos perdoa, Mateus 6:14.
    1. Uma pessoa que deseja servir a Deus e por sua vez também serve a sua própria carne estará dividida entre duas direções contrárias, Gálatas 5:1.

Nós somos o templo do Espírito de Deus, por isso devemos cuidar dessa habitação a fim de que Deus possa habitar entre nós. Se um sacerdote em pecado se aventurasse a entrar no lugar santíssimo, ele seria morto. Do mesmo modo, se nos aventurarmos entrar na presença de Deus sem se purificar e santificar, estaremos mortos espiritualmente e não haverá conexão com o Espírito de Deus. I Corintios 3:16,17 – Certamente vocês sabem que são o templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês. 17 Assim, se alguém destruir o templo de Deus, Deus destruirá essa pessoa. Pois o templo de Deus é santo, e vocês são o seu templo.

Contribua com este ministério

Ajude-nos a levar o evangelho para quem precisa ser alcançado e a contribuir para o ministérios dos pregam a Palavra de Deus. Inscreva em nosso canal no Youtube.com/IndependenciaCristo

R$100,00

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s