Enchei-vos do Espírito


Efésios 5:18 – E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito. Temos uma ordem explicita neste verso, todo cristão que se preza deve buscar ser cheio do Espírito Santo. A pergunta chave é: Como fazer para ser cheio do Espírito Santo?

Não existe uma fórmula que possa ser aplicada por todos, de modo que todos obtenha o mesmo resultado. Essa não era a preocupação dos cristãos no primeiro século, todos que aceitavam a fé cristã eram cheios do Espírito Santo. A plenitude do Espírito e a manifestação dos dons espirituais era comum entre eles.

Penso que a necessidade que os cristãos atuais tem em descobrir métodos para ser cheio do Espírito é mais uma prova evidente do baixo nível de espiritualidade que estamos vivendo.

  • Métodos confusos para alcançar a plenitude do Espírito Santo: treine falar em línguas; profetize qualquer coisa; diga que Deus está falando; diga que está tendo uma visão; etc…

03 expressões que podem nos ajudar compreender biblicamente o significado de ser cheio do Espírito Santo: Compreensão; Submissão; Caminhar pela fé.

I – COMPREENSÃO. Precisamos compreender as verdades ensinadas na Bíblia:

  1. Deus nos deu o Espírito Santo. Ele reside em nós. Toda pessoa que, pela fé, aceita a Cristo em seu coração, recebe o Espírito Santo. Não se trata de senti-lo, mas de crer em sua presença, isso é fato. João 14:23.
  2. Deus está sempre disposto a dar seu Espírito a quem pede. Se você não está cheio do Espírito é culpa sua, Lucas 11:13.
  3. O pecado bloqueia a atuação do Espírito Santo. Para ser cheio do Espírito Santo é necessário estar disposto a abrir mão de todos os pecados conhecidos em tua vida. Pense num cano por onde passa água, se algum objeto estranho entrar na tubulação poderá impedir a passagem da água. Do mesmo modo, o pecado interrompe a operação do Espírito. Efésios 4:30.
    1. A pessoa que aceitou a Cristo passa a conviver com duas naturezas: a velha natureza do pecado que habita em nós; a nova natureza espiritual. Enquanto a natureza antiga conduz a morte espiritual, a nova natureza conduz a vida em Cristo. Qual natureza irá decidir as tuas ações? Qual delas te dominará?
  4. Abandonar o pecado não é tarefa fácil. Como o jovem rico que preferiu suas riquezas ao invés de seguir Jesus, muitas pessoas não conseguem se libertar dos seus pecados e por isso não desfrutam do que o Espírito Santo oferece.
  5. O pecado causa cegueira espiritual. É facil pedir perdão dos pecados que você pode ver, mas podem existir outros pecados que não são visíveis e que te impede de ser cheio do Espírito. Algumas vezes, você será incomodado pelo Espírito Santo a romper com certos padrões pecaminosos, aparentemente inofensivos. Cantares 2:15.
    1. Exemplos: administração do tempo; recursos; estilo de vida; abuso dos dons; vaidade por elogios; relacionamentos familiares, amigos, igreja, etc. Quem está regendo a tua vida, motivação, desejos, tempo?
  6. O pecado provoca desânimo. A insubmissão a vontade de Deus e não aceitação dos princípios bíblicos gera desânimo espiritual. — O desânimo é a tentação mais perigosa que o inimigo da salvação dos homens possa pôr em obra. Nas outras tentações, ele só ataca uma virtude em particular e mostra-se a descoberto; no desânimo, ataca-as todas, e esconde-se (anônimo). II Coríntios 4:8.
  7. Nós precisamos do Espirito Santo para chegar a pátria celestial. Sem Ele, somos apenas religiosos, nada mais. Jamais compreenderemos o pecado em toda a sua dimensão, porém, temos de compreender que o Espírito Santo quer habitar em nós e nos ensinar a maneira certa de viver. Apocalipse 22:17.

SUBMISSÃO. Cristo deve exercer o governo em todas as áreas da nossa vida:

O segundo passo para ser cheio do Espírito Santo é a submissão a Cristo como Senhor. Temos de colocar a Cristo no centro da nossa vida, e tirar de lá o “eu”, ou seja, submeter-nos a Ele.

Só compreender o nosso pecado não é suficiente, é preciso confessar, arrepender e converter. Se o teu estilo de vida não está agradando o Deus, você deve mudá-lo para se encaixar mais na vontade de Deus. Apocalipse 2:5.

  • A confissão e o arrependimento podem ser chamados de o lado negativo da submissão; implicam em livrar-se de tudo que impede que Deus controle a nossa vida.
  • Sujeitar-se a Deus podemos chamar de o lado positivo: envolve colocar-nos total e completamente nas mãos de Deus, em completa submissão à Sua vontade para nossa vida. Romanos 6:12-14.

Ao entregar-se à Cristo você se coloca a disposiçao dele para a viver a Sua vontade e não a tua vontade. Nessa caminhada de fé com Cristo, você vai descobrindo alguns pecados que podem minar o seu relacionamento com Deus e através da submissão o teu nível de comunhão espiritual vai se elevando ao nível que agrada a Deus. Isto é, a plenitude do Espírito Santo.

III – CAMINHANDO PELA FÉ. Devemos aprender o segredo de caminhar pela fé.

A vida cristã é uma jornada que começa no dia em que aceitamos a Cristo e segue por toda a vida terrena, até cruzarmos o portal da eternidade para estar para sempre com o Senhor. Nessa jornada de fé aqui na terra contamos com a direção e poder do Espírito Santo, Romanos 6:11.

  • O Dr. John Stott afirma que: “Considerar não é fazer crer. Não é forçar nossa fé a crer em algo que nós não cremos. Não devemos fazer de conta que nossa velha natureza está morta, quando sabemos perfeitamente que ela não está… Temos de pensar e meditar nisto até que esta realidade se fixe em nossa mente…  a nossa mente deve compreender o fato e o significado da nossa morte e ressurreição com Cristo, e que uma volta à vida antiga é impensável. Um cristão renascido deve ter tanta vontade de voltar à vida antiga quanto uma pessoa adulta tem de voltar à infância, um homem casado à vida de solteiro ou um prisioneiro libertado à sua cela na prisão.

Se você tem preenchido os requisitos bíblicos da compreensão, submissão e do caminhar pela fé em Cristo, então está pronto para dizer a si mesmo:  “Pela fé eu sei que eu estou cheio do Espírito Santo.”

  • O crente cheio do Espírito Santo não faz alarde, não sai publicando nas redes sociais que está cheio. Tampo chama a atenção para si. As pessoas logo notarão a plenitude do Espírito Santo em sua vida, porque quem está cheio do Espírito produz o fruto do Espírito.
  • PESSOAS CHEIAS DO ESPÍRITO SANTO SABEM QUE, QUANTO MAIS PERTO DE DEUS ESTÃO, MAIS PECADORES SE SENTEM.
  • O Espírito Santo não veio para nos fazer conscientes do Espírito Santo, mas conscientes de Cristo. Quando alguém diz que está cheio do Espírito Santo, significa que o pecado não tem espaço em sua vida.

A plenitude do Espírito não é questão de sentimento, mas de fé. Nem sempre iremos sentir que estamos cheios do Espírito Santo; não podemos confiar em nossos sentidos naturais, mas nas promessas de Deus. É um assunto de fé. Creia e seja cheio do Espírito Santo.

A plenitude do Espírito não significa perfeição. Significa que estamos sendo controlados pelo Espírito, mas o pecado continua sendo real, espiando atrás da esquina para dar o bote na primeira oportunidade. Podemos ser irrepreensíveis em nosso desejo de servir a Cristo, mas isto não faz com que não erremos.

Ficar cheio do Espírito não deve ser um acontecimento único, uma vez, mas um fato real e contínuo, cada dia da nossa vida. É um processo. Temos de nos entregar a Ele todo dia, diariamente temos de decidir ficar submissos. Em cada situação de conflito entre o “eu” e a vontade de Deus temos de tomar nossas decisões com base na nossa submissão contínua a Cristo.

A palavra em Efésios 5:18 – “enchei-vos do Espírito” – traz em si a idéia de que devemos continuar nos enchendo do Espírito. Já somos o templo de Deus, o Espírito Santo já habita em nós, mas Ele quer nos encher dEle.

Quando pecamos, temos de nos arrepender para que Ele possa nos encher novamente. Quando estivermos expostos ocasionalmente a uma pressão incomum, temos de orar pedindo sua ajuda adicional.

Cada dia devemos nos empenhar para compreender mais da Palavra de Deus. Devemos orar a Deus que nos ajude a reconhecer nosso pecado. Devemos confessar e nos arrepender todo dia. Submeter nossa vontade à Sua todo dia. Andar pela fé de uma maneira que Ele esteja nos enchendo continuamente, à medida que nos submetemos a Ele. E devemos passar cada dia na obediência à Sua Palavra.

Contribua com este ministério

Ajude-nos a levar o evangelho para quem precisa ser alcançado e a contribuir para o ministérios dos pregam a Palavra de Deus. Inscreva em nosso canal no Youtube.com/IndependenciaCristo

R$100,00

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s