Conselhos de um amigo


Judas 17-25. A carta de Judas é uma das menores. O seu autor foi Judas, irmão de Jesus, mencionado em Marcos 6:3. Provavelmente ele se uniu com os discípulos após a ressurreição de Jesus e não teve grande destaque na igreja de Jerusalém. O seu estilo de escrito se assemelha ao seu irmão Tiago.

O propósito da sua carta é descrito no verso 3, onde diz: Meus queridos amigos, eu estava fazendo todo o possível para escrever a vocês a respeito da salvação que temos em comum. Então senti que era necessário escrever agora para animá-los a combater a favor da fé que, uma vez por todas, Deus deu ao seu povo.

Outro ponto importante na sua carta era alertar aos irmãos sobre os perigos da apostasia e heresias introduzidas pelos falsos mestres e doutores, que se infiltraram entre os cristãos sem serem percebidos.

  • Eles zombavam da fé genuína dos cristãos verdadeiros com a finalidade de encontrar desculpas para as suas práticas imorais.
  • Eles deturpavam os ensinamentos de Jesus e dos apóstolos, dando novas interpretações ao que tinha sido ensinado e negavam o senhorio de Jesus na igreja.

Geralmente os escarnecedores tinham aparência cristã, pareciam dedicados as práticas religiosas, se mostravam generosos, falavam coisas bonitas aos ouvidos das pessoas e enganavam as pessoas facilmente com suas palavras.

Por essa razão que Judas lembra aos irmãos o que Jesus e os apóstolos ensinavam sobre o cuidado que deveriam ter para não serem enganados. Verso 17 – Mas vocês, meus amigos, lembrem do que foi profetizado pelos apóstolos do nosso Senhor Jesus Cristo.

  • Jesus tinha ensinado os primeiros apóstolos para não serem enganados, Mateus 24:4,5 – Jesus respondeu: – Tomem cuidado para que ninguém engane vocês. 5 Porque muitos vão aparecer fingindo ser eu e dizendo: “Eu sou o Messias!” E enganarão muitas pessoas.
  • Os apóstolos repassaram esses ensinamentos para outros irmãos. II Pedro 2:1-3 – No passado apareceram falsos profetas no meio do povo, e assim também vão aparecer falsos mestres entre vocês. Eles ensinarão doutrinas destruidoras e falsas e rejeitarão o Mestre que os salvou. E isso fará com que caia sobre eles uma rápida destruição. 2 Mesmo assim, muita gente vai imitar a vida imoral deles, e por causa desses falsos mestres muitas pessoas vão falar mal do Caminho da verdade. 3 Em sua ambição pelo dinheiro, esses falsos mestres vão explorar vocês, contando histórias inventadas. Mas faz muito tempo que o Juiz está alerta, e o Destruidor deles está bem acordado.
  • Os novos apóstolos continuaram ensinando a igreja sobre ser vigilante, I Timóteo 4:1,2 – O Espírito de Deus diz claramente que, nos últimos tempos, alguns abandonarão a fé. Eles darão atenção a espíritos enganadores e a ensinamentos que vêm de demônios. 2 Esses ensinamentos são espalhados por pessoas hipócritas e mentirosas, pessoas cuja consciência está morta como se tivesse sido queimada com ferro em brasa.

OS ZOMBADORES (ESCARNECEDORES) ESTAO NO MEIO DA IGREJA

  • Versos 18, 19 – Eles disseram a vocês: “Quando chegarem os últimos tempos, aparecerão pessoas que vão zombar de vocês, pessoas que não querem saber de Deus e seguem os seus próprios desejos.” 19 São essas pessoas que causam divisões, pois são dominadas pelos seus desejos naturais e não têm o Espírito de Deus.

Os que zombam de Deus e da igreja são conhecidos como zombadores. Alguns usam linguagem acadêmica para impressionar seus ouvintes, enquanto outros utilizam palavras de baixo calão. Independente da forma como atuam, o propósito é sempre o mesmo – zombar de Deus e das pessoas que acreditam na palavra de Deus.

Alguns zombam por ódio a Palavra de Deus; outros zombam por ignorância; há aqueles que zombam objetivando obter lucros deturpando a palavra de Deus. Não importa a forma como atuam, todos são inimigos de Deus.

  • Os zombadores estão em muitos lugares. Porém, Judas chama a atenção para aqueles que atuam no meio do povo de Deus.

COMO AGEM OS ZOMBADORES?

  • Murmurando – dentro da igreja, queixam-se do próximo; difamam os que seguem rigorosamente a Palavra de Deus; querem viver relaxadamente a vida cristã.
  • Reclamando – nunca estão satisfeitos. Sempre encontrarão um motivo para contaminar outros com sua insatisfação. Gostam de promover discórdias entre os irmãos.
  • Promovendo a carnalidade – seus corações estão sempre inclinados para as concupiscências; suas paixões pelo pecado são maiores que o amor declarado a Cristo; vivem pecando e não se arrependem; quando indagados, afirmam que a carne é fraca, mas o espírito está pronto.
  • Exaltando a si mesmo – são soberbos, atrevidos, arrogantes; se julgam sempre superior aos outros; gostam de desmerecer as pessoas, principalmente as mais simples e humildes.
  • Bajulando – na expressão popular são ‘baba-ovo’; quando elogiam é porque esperando obter alguma vantagem; são capazes de se fazer capacho para que o outro passe por cima, apenas para apunhalá-lo pelas costas.

Judas lembra os irmãos o que já tinham aprendido dos apóstolos, sobre o surgimento dos escarnecedores no meio da igreja. Eles surgiriam como mestres e doutores, com conhecimento das escrituras e capacidade argumentativa para convencer as pessoas acerca das suas ideias. Muitos ouvintes ficariam impressionados com suas pregações. Porém, Jesus avisou que eles viriam disfarçados de ovelhas para enganar o rebanho.

  • Mateus 7:15,16 – Cuidado com os falsos profetas! Eles chegam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos selvagens. 16 Vocês os conhecerão pelo que eles fazem. Os espinheiros não dão uvas, e os pés de urtiga não dão figos.

Os zombadores levam o povo a desacreditar na volta triunfal de Jesus. Eles não toleram a ideia do arrebatamento, que é a grande esperança da igreja de Cristo. Um crente que não acredita no arrebatamento da igreja, não pode se qualificar como membro igreja de Cristo.

  • I Coríntios 15:18-20 – Se Cristo não ressuscitou, os que morreram crendo nele estão perdidos. 19 Se a nossa esperança em Cristo só vale para esta vida, nós somos as pessoas mais infelizes deste mundo. 20 Mas a verdade é que Cristo foi ressuscitado, e isso é a garantia de que os que estão mortos também serão ressuscitados.
  • I Pedro 3:3-7 – Primeiro vocês precisam saber que nos últimos dias vão aparecer homens dominados pelas suas próprias paixões. Eles vão zombar de vocês, 4 dizendo: “Ele prometeu vir, não foi? Onde está ele? Os nossos pais morreram, e tudo continua do mesmo jeito que era desde a criação do mundo.” 5 Esses zombadores esquecem, de propósito, que há muito tempo Deus deu uma ordem, e os céus e a terra foram criados. Esquecem que a terra foi formada da água e no meio da água 6 e também que pela água do dilúvio o mundo antigo foi destruído. 7 Mas os céus e a terra que agora existem estão sendo guardados pela mesma ordem de Deus a fim de serem destruídos pelo fogo. Estão sendo guardados para o Dia do Julgamento e da destruição dos que não querem saber de Deus.

A igreja de Cristo deve vigiar sempre para não ser enganada pelos zombadores que, entram nas igrejas e casas pela porta da frente como convidados de honra para pregar, ensinar, cantar, participar de ações ministeriais, pedir votos eleitorais (muitos políticos mesmo odiando os cristãos, buscam nas igrejas votos para se elegerem), fazer campanhas e introduzir modismos.

  • II Timóteo 3:5,6 – parecerão ser seguidores da nossa religião, mas com as suas ações negarão o verdadeiro poder dela. Fique longe dessa gente! 6 Alguns deles entram nas casas e conseguem dominar mulheres fracas, que estão cheias de pecados e que são levadas por todo tipo de desejos.

A igreja deve estar firmada na Palavra de Deus. Não importa se quem está falando fez doutorado, Ph.D., mestrado, se possui títulos ministeriais etc. Mesmo que seja um anjo enviado do céu, se o que diz não estiver de acordo com a Palavra de Deus, não aceite.

  • Gálatas 1:7-9 – Na verdade não existe outro evangelho, porém eu falo assim porque há algumas pessoas que estão perturbando vocês, querendo mudar o evangelho de Cristo. 8 Mas, se alguém, mesmo que sejamos nós ou um anjo do céu, anunciar a vocês um evangelho diferente daquele que temos anunciado, que seja amaldiçoado! 9 Pois já dissemos antes e repetimos: se alguém anunciar um evangelho diferente daquele que vocês aceitaram, que essa pessoa seja amaldiçoada!

Devemos ter cuidado com os modismos que surgem no mundo cristão. A genialidade dos zombadores é estarrecedora, eles são inteligentes e convincentes. Recentemente assisti dois vídeos na internet: no primeiro a pessoa usava um martelo gigante e no outro um arco e flecha imaginário, a ideia era a mesma, acertar a pessoa e passar a ideia de que estavam abençoando. É incrível como essas pessoas manipulavam e deturpam as verdades e dons bíblicos apenas para impressionar e enganar seus ouvintes.

  • I João 4:1 – Meus queridos amigos, não acreditem em todos os que dizem que têm o Espírito de Deus. Ponham à prova essas pessoas para saber se o espírito que elas têm vem mesmo de Deus; pois muitos falsos profetas já se espalharam por toda parte.

CONSELHOS DE UM IRMÃO EM CRISTO

Judas dá as últimas recomendações nos versos 20 ao 23: Porém vocês, meus amigos, continuem a progredir na sua fé, que é a fé mais sagrada que existe. Orem guiados pelo Espírito Santo. 21 E continuem vivendo no amor de Deus, esperando que o nosso Senhor Jesus Cristo, na sua misericórdia, dê a vocês a vida eterna. 22 Tenham misericórdia dos que têm dúvidas 23 salvem outros, tirando-os do fogo; e para com outros mostrem misericórdia com medo, odiando até as roupas deles, manchadas pelos seus desejos pecaminosos.

No início da carta (v.3) Judas deixou claro que pretendia animar os irmãos a combater a favor da fé em Cristo. Novamente ele lembra os irmãos da importância de progredir na fé.

  • A fé na vida do crente deve ser estimulada constantemente com o objetivo de torná-lo mais forte a cada desafio superado.
  • A progressão da fé torna o crente capaz de ajudar aos outros irmãos que têm dúvidas e com isso salvar alguns do fogo da perdição.
  • Se não houver uma fé ativa, a tendência é que todos desanimem e perecem.

Há muitas pessoas com dúvidas em relação ao evangelho. Precisamos manter a nossa fé intacta e ativa, vivendo dentro do padrão estabelecido por Deus, sem fazer concessões ao pecado e então seremos capazes de salvar alguns (verso 23) – para com outros mostrem misericórdia com medo, odiando até as roupas deles, manchadas pelos seus desejos pecaminosos.

  • Para salvar alguns é preciso mostrar que você é diferente. Ame o pecador, tenha misericórdia dele, mas odeie o seu pecado. Não existe concessão entre santidade e pecado. A luz não se mistura com as trevas.

Judas está se referindo a fé que Deus deu ao seu povo. Se foi Deus quem deu, então é um presente, um dom que devemos cultivar até o dia de Cristo. Não é a fé natural, débil e vulnerável. Essa fé que recebemos é a fé salvadora que ganhamos pela graça.

  • Efésios 2:8 – Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus.

AS CONSIDERAÇÕES FINAIS DE JUDAS

  • Versos 24,25 – Deus pode evitar que vocês caiam e pode apresentá-los sem defeito e cheios de alegria na sua gloriosa presença. 25 Por meio de Jesus Cristo, o nosso Senhor, louvemos o único Deus, o nosso Salvador, a quem pertencem a glória, a grandeza, o poder e a autoridade, desde todos os tempos, agora e para sempre! Amém!

A progressão da fé leva o crente a compreensão da graça de Deus. Quando estamos unidos em Cristo, somos empoderados pelo Espírito de Deus para vencer qualquer investida de satanás e nos livrarmos dos perigos que podem roubar a nossa fé.

  • Deus nos guarda de tropeçar e cair. Quando estamos firmes na fé, sempre encontramos uma saída ao sermos encurralados pelas armadilhas do inimigo.

Conservemos a nossa fé em Deus, Ele é o único Deus a quem pertence sempre e eternamente a: glória, grandeza (majestade), poder (domínio), autoridade.

Contribua com este Ministério

Ajude-nos a levar o evangelho para quem precisa ser alcançado e a contribuir para o ministérios dos pregam a Palavra de Deus. Inscreva em nosso canal no Youtube.com/IndependenciaCristo

R$100,00

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s