Firme nas verdades que aprendeu


II Timóteo 3:14-17 é uma carta pastoral contendo recomendações de Paulo a Timóteo, seu filho na fé. Ela foi escrita por Paulo durante a sua prisão em Roma, por volta de 67 DC, pouco antes da sua morte. Os historiadores afirmam que esta é a última das cartas escritas por Paulo.

QUEM ERA TIMÓTEO? O QUE A BÍBLIA E OS HISTORIADORES DIZEM SOBRE ELE?

  1. Timóteo era nativo de Listra, sua mãe era judia e seu pai grego (Atos 16:1).
  2. Converteu-se ao cristianismo aos quinze anos, através da pregação de Paulo em sua primeira viagem missionária (47/48 DC).
  3. Por ter origem judia, ele foi educado desde criança por sua mãe Eunice e sua avó Loide, que lhe transmitiram a fé judaica, como era costume dos judeus (II Timóteo 3:15).
  4. Por ser filho de pai gentio, não foi circuncidado no oitavo dia de nascimento, conforme a tradição judaica
  5. Timóteo era bem conhecido pelos cristãos da época, gozava de elevada estima entre eles.
  6. Provavelmente foi batizado por Paulo em Listra, durante sua segunda viagem missionária e tornou-se um fiel colaborador de Paulo.
  7. Foi circuncidado na idade adulta, por orientação de Paulo, para facilitar seu contato com a comunidade dos judeus (At 16:3).
  8. Ele acompanhou Paulo em suas viagens missionárias por 15 anos. Ele esteve com Paulo na Macedônia (Atos 17:14,15); em Corinto (Atos 18:5); em Éfeso (Atos 19:22).
  9. Durante o período em que acompanhou Paulo nas missões, ele desempenhou algumas funções importantes e de confiança no ministério de Paulo (I Ts 3:2,5,6; I Co 4:17; Fl 2:19; Rm 16:21).
  10. Timóteo tornou-se pastor em Éfeso, por orientação de Paulo, com a dura missão de combater algumas heresias que estavam sendo pregadas na cidade, por falsos pastores, I Tm 1:3b – … Existem aí nessa cidade alguns que estão ensinando doutrinas falsas, e você precisa fazer com que eles parem com isso.
  11. Em Éfeso aprendeu a lidar com pessoas de todas as idades, isso exigiu de Timóteo sabedoria para saber lidar com os mais velhos, jovens e sexo oposto. I Tm 5:1,2 – Não repreenda um homem mais velho, mas o aconselhe como se ele fosse o seu pai. Trate os homens mais jovens como irmãos, 2 as mulheres idosas, como mães e as mulheres jovens, como irmãs, com toda a pureza.
  12. Ele teve que lidar com pensamentos divergentes. É possível que os conflitos teológicos e relacionais tenham contribuído para que Timóteo pensasse em desistir do ministério. Paulo, em sua primeira carta, pediu que ele continuasse em Éfeso por mais um tempo, I Tm 1:3a – Peço que você continue na cidade de Éfeso, como já pedi quando estava indo para a província da Macedônia.
  13. Ele aprendeu encarar os problemas de frente. Pelo que consta na primeira carta, ele pode ter se precipitado em algumas decisões, envolvendo o presbitério da igreja, que exigiu moderação na sua liderança, I Timóteo 5:19-20 – Não aceite nenhuma acusação contra qualquer presbítero, a não ser que ela seja feita por duas testemunhas, pelo menos. 20 Repreenda publicamente os presbíteros que cometem pecados, para que os outros fiquem com medo.
  14. Timóteo deve ter enfrentado problemas relacionado a sexualidade juvenil, que estivesse lhe incomodando, razão pela qual Paulo o repreende, II Tm 2:22 – E você, Timóteo, fuja das paixões da mocidade e procure viver uma vida correta, com fé, amor e paz, junto com os que com um coração puro pedem a ajuda do Senhor.

QUAIS SÃO OS PONTOS PRINCIPAIS DA SEGUNDA CARTA?

Um deles foi apresentar as qualidades de um líder cristão.

  1. O líder é um soldado de Cristo, II Timóteo 2:3 – Como fiel soldado de Cristo Jesus, tome parte no meu sofrimento. As qualidades do bom soldado incluem: fidelidade; resistência; foco; satisfação.
  2. O líder é um atleta, II Timóteo 2:5 – O atleta que toma parte numa corrida não recebe o prêmio se não obedecer às regras da competição. Suas qualidades incluem: preparação; competitividade; obediência.
  3. O líder é um lavrador, II Timóteo 2:6 – E o lavrador que trabalha no pesado deve ser o primeiro a receber a sua parte na colheita. Suas qualidades incluem: trabalho pesado; esforço e decisão antes da colheita.

Paulo queria rever Timóteo, pois sabia do seu valor em seu ministério. Somente Lucas permaneceu com Paulo na prisão, II Tm 4:9-11 – Venha me ver logo que puder. 10 Pois Demas se apaixonou por este mundo, me abandonou e foi para a cidade de Tessalônica. Crescente foi para a província da Galácia, e Tito, para a região da Dalmácia. 11 Somente Lucas está aqui comigo. Procure Marcos e traga-o com você porque ele pode me ajudar no trabalho.

  • Todo ciclo tem um fim. Timóteo desejou no passado sair de Éfeso, Paulo o orientou a permanecer por mais um tempo. Agora, Paulo o convidou para visitá-lo na prisão, chegou a hora de Timóteo deixar Éfeso.
  • Deus sempre prepara um substituto para suprir a ausência dos que saem. A igreja em Éfeso não ficou desamparada, Paulo enviou outro obreiro por nome Tíquico para substituir Timóteo. II Timóteo 4:12 – Eu mandei Tíquico para a cidade de Éfeso.

Em sua despedida da igreja de Éfeso, Timóteo recebeu 03 recomendações importantes que são válidas ainda hoje, para nós.

I – Reconheça a origem do ensino que aprendeu. Honre a memória das pessoas que foram importantes no seu aprendizado. Paulo orienta Timóteo não se deixar levar pelas heresias que estavam surgindo, mas permanecer firme nas verdades que aprendeu da sua mãe, avó e depois de Paulo. II Timóteo 3:14 – Quanto a você, continue firme nas verdades que aprendeu e em que creu de todo o coração. Você sabe quem foram os seus mestres na fé cristã.

Bons líderes surgem a partir do aprendizado no ambiente familiar e congregacional. No ambiente familiar, ele recebeu formação religiosa, espiritual e boa educação da sua mãe e avó. No ambiente congregacional, Paulo e Timóteo tinham uma profunda relação de amizade ministerial. Timóteo tinha aceitado a Cristo, foi batizado e circuncidado por influência de Paulo.

  • Bons pais ensinam sobre a vida, Provérbios 4:1,2 – Filhos, escutem o que o seu pai ensina. Prestem atenção e compreenderão as coisas. 2 O que eu ensino é bom; portanto, lembrem dos meus conselhos.
  • Bons líderes ensinam a Palavra de Deus, Hebreus 13:7 – Lembrem dos seus primeiros líderes espirituais, que anunciaram a mensagem de Deus a vocês. Pensem como eles viveram e morreram e imitem a fé que eles tinham.
  • As pessoas contribuem para seu desenvolvimento pessoal, Romanos 12:10 – Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito.

II – Reconheça o valor do conteúdo que lhe ensinado. Dê valor ao que aprendeu. Paulo lembra Timóteo da superioridade das escrituras em relação a outros ensinos. As escrituras poderiam levá-lo a obter sabedoria para alcançar a salvação, por meio da fé em Cristo. II Timóteo 3:15 – E, desde menino, você conhece as Escrituras Sagradas, as quais lhe podem dar a sabedoria que leva à salvação, por meio da fé em Cristo Jesus.

  • As escrituras são valiosas porque têm a sua origem e inspiração em Deus. Elas não são frutos da imaginação humana. Os homens que a escreveu, foram inspirados pelo Espírito de Deus. Ela é a boca de Deus falando, II Pedro 1:21 –Pois nenhuma mensagem profética veio da vontade humana, mas as pessoas eram guiadas pelo Espírito Santo quando anunciavam a mensagem que vinha de Deus.

Timóteo teve acesso as escrituras desde a infância. Esse é um privilégio que nem todos possui. É maravilhoso ser educado dentro de princípios bíblicos desde a infância. II Timóteo 3:15a – E, desde menino, você conhece as Escrituras Sagradas …

Devemos incentivar o ensino bíblico na família, principalmente quando os filhos são pequenos e estão no processo de formação do caráter e personalidade. É bíblico ensinar as crianças o caminho em que devem andar, Provérbios 22:6 – Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele.

III – Reconheça o propósito do que lhe foi ensinado. Nada é por acaso, tudo tem um propósito. O ensino das escrituras foram fundamentais na formação do caráter de Timóteo, II Timóteo 3:16-17 – Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. 17 E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações.

As escrituras são úteis para ensinar a respeito de Cristo e sobre a conduta ideal para quem segue a Cristo. Ela ensina sobre a doutrina, o que é certo; repreensão, o que não é certo; correção, como se tornar certo; educação na justiça, como permanecer certo.

  • John N. D. Kelly: A Escritura é pastoralmente útil para o ensino, isto é, como fonte positiva de doutrina cristã; para repreensão, isto é, para refutar o erro e para repreender o pecado; para a correção, isto é, para convencer os mal orientados dos seus erros e colocá-los no caminho certo outra vez; e para a educação na justiça, isto é, para a educação construtiva na vida cristã.

Paulo não tinha dúvidas da importância, inspiração e utilidade das escrituras em sua aplicação à vida diária dos cristãos. Por isso ele recomenda que Timóteo foque no ensino das escrituras, ela lhe seria útil para:

  1. Ensinar a verdade – ela nos ensina sobre Deus, seu plano de salvação e o caminho para alcançá-la.
  2. Repreender, condenar o erro – quando instruídos biblicamente, somos capazes de discernir e combater os falsos ensinamentos e seus mestres.
  3. Corrigir as faltas – Se entrarmos por um caminho errado, a nossa sujeição as escrituras nos colocarão de volta ao centro da vontade de Deus.
  4. Educar com justiça, ensinar a maneira certa de viver – o conhecimento das escrituras nos coloca no caminho da retidão diante de Deus e das pessoas.

CONCLUSÃO:

Que as recomendações paulinas possam ser aplicadas por nós na vida diária, principalmente em relação aos ensinos que aprendemos.

  • II Timóteo 3:14 – Quanto a você, continue firme nas verdades que aprendeu e em que creu de todo o coração.

Contribua com este ministério

Ajude-nos a levar o evangelho para quem precisa ser alcançado e a contribuir para o ministérios dos pregam a Palavra de Deus. Inscreva em nosso canal no Youtube.com/IndependenciaCristo

R$100,00

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s