Esboços Estudos Bíblicos Sermões

Dívidas dos filhos com os pais


07 dívidas que temos com os nossos pais

Efésios 6:1-4 – Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer ao seu pai e à sua mãe, pois isso é certo. 2 Como dizem as Escrituras: “Respeite o seu pai e a sua mãe.” E esse é o primeiro mandamento que tem uma promessa, a qual é: 3 “Faça isso a fim de que tudo corra bem para você, e você viva muito tempo na terra.” 4 Pais, não tratem os seus filhos de um jeito que faça com que eles fiquem irritados. Pelo contrário, vocês devem criá-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos.

A minha opinião pessoal sobre a data comemorativa do dia dos pais: o dia dos pais não é o dia do homem, mas o dia das pessoas que cumprem as funções paternas em relação aos filhos. Muitas mães, avôs, avós, tios, tias e tutores exercem esse papel com mais qualidade que os pais biológicos.

O texto em apreço fala sobre as responsabilidades dos filhos para com os pais. Porém, devemos atentar para o seguinte:

  1. Os filhos devem gratidão aos pais. Os pais são os responsáveis diretos pela vinda dos filhos ao mundo e pelo que o mundo é atualmente. Se o mundo está melhor para se viver, temos transporte, comunicação, trabalho com menos esforço, educação, sistema de governo democrático e outros benefícios, tudo isso se deve ao trabalho das gerações anteriores que incluem nossos pais e avós.
  2. Os filhos devem respeito aos pais. Não é questão de os pais estarem certos ou errados. É um mandamento bíblico que resulta em bençãos aos filhos obedientes, Êxodo 20:12 – Respeite o seu pai e a sua mãe, para que você viva muito tempo na terra que estou lhe dando.
  3. Os filhos devem obediência aos pais. A obediência está relacionada ao respeito que os filhos têm pelos pais. O apóstolo Paulo, falando sobre a decadência da sua época afirmou em II Timóteo 3:2 que muitas pessoas “serão egoístas, avarentos, orgulhosos, vaidosos, xingadores, ingratos, desobedientes aos seus pais e não terão respeito pela religião.”
  4. Os filhos devem compreender seus pais. A compreensão deve ser mútua entre pais e filhos. É comum ouvir filhos dizerem que seus pais não os compreendem. Mas, será isso verdade? Na maioria das vezes, a falta de compreensão parte dos filhos que, por ausência de maturidade, querem fazer coisas que seus pais sabem que não devem fazer.
  5. Os filhos devem cooperar com os pais. Deus deu aos pais a responsabilidade de prover a família física e espiritualmente. Os pais omissos terão de prestar contas a Deus (I Coríntios 4:2) e estão negando a fé quando não cuidam bem da família (I Timóteo 5:8). Porém, os filhos devem cooperar, na medida do possível, quando os pais não podem prover a família fisicamente e espiritualmente.
  6. Os filhos devem dar o seu melhor aos pais. Seja o melhor filho ou filha. Independentemente dos elogios que receba dos pais, procure dar o seu melhor. O maior tributo que os filhos podem prestar aos pais é ser um bom cristão e bom cidadão.
  7. Os filhos devem amar os pais. Esses ensinos se aplicam aos filhos por toda a vida. Enquanto viverem, os filhos devem prestar aos pais a gratidão, respeito, obediência, compreensão, cooperação, dar o seu melhor e amar seus pais.

Extraído texto de David Roper

Assista a mensagem sobre esse sermão em nosso Canal no Youtube:

Contribua para este ministério

Ajude-nos a levar o evangelho para quem precisa ser alcançado e a contribuir para o ministérios dos pregam a Palavra de Deus. Inscreva em nosso canal no Youtube.com/IndependenciaCristo

100.00 R$

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: