Sermões

04 propósitos da oração de Paulo


Efésios 3:14-20. A oração de Paulo pela igreja de Cristo em Éfeso apresenta quatro propósitos e revela seu amor e preocupação pela saúde espiritual daqueles cristãos. Ele deseja que todos estejam bem e animados. A sua oração é fervorosa, ele se prostra diante de Deus e clama pela igreja em Éfeso. Toda oração de súplica deve incluir propósito e ter como base o amor.

I – Por meio do Espírito. Verso 16 – E peço a Deus que, da riqueza da sua glória, ele, por meio do seu Espírito, dê a vocês poder para que sejam espiritualmente fortes. (robustecidos com poder pelo seu Espírito no homem interior).

II – Por meio da fé. Verso 17 – Peço também que, por meio da fé, Cristo viva no coração de vocês. E oro para que vocês tenham raízes e alicerces no amor.

III – Por meio do amor. Versos 18,19 – para que assim, junto com todo o povo de Deus, vocês possam compreender o amor de Cristo em toda a sua largura, comprimento, altura e profundidade. 19 Sim, embora seja impossível conhecê-lo perfeitamente, peço que vocês venham a conhecê-lo, para que assim Deus encha completamente o ser de vocês com a sua natureza.

Assista a mensagem sobre este esboço em nosso Canal no YouTube

As três coisas que Paulo pede estão interligadas entre si: O poder vem pelo Espírito Santo; A presença de Cristo depende da fé; A plenitude vem pela compreensão do amor. Não é possível ter uma coisa sem ter as outras. Portanto:

  1. Somos espiritualmente fortes se tivermos o Espírito Santo regendo a nossa vida diariamente. O Espírito Santo é que produz certas qualidades que nos afastam do pecado. Gálatas 5:22,23 – Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei. 25 Que o Espírito de Deus, que nos deu a vida, controle também a nossa vida!
  2. A fé transforma e abre o coração para Cristo habitar, o resultado é a transformação da sua natureza pecaminosa em uma nova natureza em Cristo. Gálatas 5:24 – As pessoas que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a natureza humana delas, junto com todas as paixões e desejos dessa natureza.
  3. O amor de Cristo é incomparável, quem o possui experimenta a plenitude de Deus em sua vida. Gálatas 2:20,21 – Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim. E esta vida que vivo agora, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se deu a si mesmo por mim. 21 Eu me recuso a rejeitar a graça de Deus. Pois, se é por meio da lei que as pessoas são aceitas por Deus, então a morte de Cristo não adiantou nada!

IV – Glorificar a Deus. Versos 20 e 21 – E agora, que a glória seja dada a Deus, o qual, por meio do seu poder que age em nós, pode fazer muito mais do que nós pedimos ou até pensamos! 21 Glória a Deus por meio da Igreja e por meio de Cristo Jesus, por todos os tempos e para todo o sempre! Amém!

Glorificar a Deus por meio do seu poder que age em nós. O cristão fortalecido no poder de Deus, cheio de fé e amor é um vencedor. Esse poder agindo em nós permite que Deus faça além do que pedimos ou pensamos. Deus pode surpreender este tipo de pessoa. O poder que recebemos é para glorificar a Deus e nada mais além disso.

  • Glorificar a Deus por meio da igreja e de Cristo. A igreja completa Cristo e Cristo completa a igreja, assim como a cabeça completa o corpo. Efésios 1:22,23 – Deus colocou todas as coisas debaixo da autoridade de Cristo e deu Cristo à Igreja como o único Senhor de tudo. 23 A Igreja é o corpo de Cristo; ela completa Cristo, o qual completa todas as coisas em todos os lugares.

Que possamos na condição de igreja de Cristo, glorificar a Deus sempre. Essa glorificação ocorre quando a presença de Deus nos enche completamento – corpo, alma e espírito. I Tessalonicenses 5:23 – Que Deus, que nos dá a paz, faça com que vocês sejam completamente dedicados a ele. E que ele conserve o espírito, a alma e o corpo de vocês livres de toda mancha, para o dia em que vier o nosso Senhor Jesus Cristo.

  • Deus não vê coisas. Deus vê pessoas;
  • Deus perdoa quando não somos capazes de perdoar;
  • Deus vê além da nossa visão e compreensão. Ele vê o coração.
logo_gif

Contribua com este Ministério

Ajude-nos a levar o evangelho para quem precisa ser alcançado e a contribuir para o ministérios dos pregam a Palavra de Deus. Inscreva em nosso canal no Youtube.com/IndependenciaCristo

100.00 R$

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: