Esboços Estudos Bíblicos Sermões

O mais importante é o amor


I Coríntios 13:13 – Portanto, agora existem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor. Porém a maior delas é o amor.

Paulo está concluindo um dos mais belos capítulos da Bíblia e da literatura mundial. Ele discorre sobre o amor como pouco autores foram capazes de expressar. No último verso, ele apresenta três qualidades fundamentais na vida cristã: a fé que contribui para a salvação, Romanos 3:28; a esperança, essencial para quem confia em Deus, Salmos 71:3; o amor, a qualidade mais excelente e necessária na vida de todo cristão, Colossenses 3:14.

I João 4:19 – Nós amamos porque Deus nos amou primeiro. Quando aceitamos o amor de Deus, representado na pessoa de Jesus Cristo, nos tornamos capazes de amar as pessoas com o mesmo amor. Sem Deus o nosso amor é incompleto. Esse amor é a própria natureza e caráter de Deus: “Deus é amor”.

Por ser um amor que provém de Deus, ele não exige recompensas ou benefícios. Sua maior expressão é a cruz de Cristo. É o maior presente de Deus à humanidade.

Os dons sem a presença do amor é um corpo sem alma. Não existe substituto para o amor, ele é mais necessário que a boa oratória, profecia, conhecimento e a fé. Ele tem valor mais elevado que o auto sacrifício, como dar sua fortuna aos pobres ou entregar o corpo para ser queimado.

  1. O amor é uma característica acentuada de Cristo. Esse amor é parente da paciência e da bondade e tem a verdade com sua companheira.
  2. O amor possui grande amplitude. É tão amplo e abrangente quanto o espírito do homem que é moldado pela graça de Deus. O amor é capaz de sofrer e suportar em silêncio, não se expõe buscando realizar a sua própria justiça. Procura valorizar as virtudes das pessoas ao invés das suas falhas.
  3. O amor é o dom mais duradouro. Quando estivermos perante Deus, a profecia não será mais necessária; as línguas deixarão de existir, na eternidade haverá uma só língua, a dos céus; a ciência humana será nula diante do conhecimento elevado de Deus.

Assista a mensagem deste sermão em nosso Canal no YouTube

O amor é mais importante que a manifestação dos dons. Não podemos negar a relevância dos dons espirituais, mas eles têm seu tempo e propósito. Eles são presentes de Deus para a igreja, mas um dia deixarão de existir, porém o amor nunca deixará de existir! Já ouvimos muitas profecias que não se cumpriram; orações de cura ineficazes; belas exposições de conhecimento que não preenchem a alma. Porém, o amor nunca falha. Paulo chama a atenção dos coríntios ao afirmar que, se não houver o amor tudo está vazio. Os dons serão como um sino sem vida que ressoa.

Jesus ensinou que as pessoas podem ter dons de cura e milagres e não entrarem no céu na eternidade. As pessoas podem fazer coisas extraordinárias por uma causa e mesmo assim não ter o verdadeiro amor. Mateus 7:22-23.

Muitas pessoas morrem por “certas” causas sem possuírem o verdadeiro amor. Se sacrificam em nome do orgulho, ignorância, ambição etc. O amor é doação e ao mesmo tempo é negação de si mesmo. João 3:16. Cada dia em que somos crucificados com Cristo, o seu amor aumenta em nós, nos tornando mais parecidos com ele.

Qual é o amor que Deus espera de nós? um amor que seja:

  1. Paciente e bondoso (v.4);
  2. Não ciumento, alguns irmãos sentiam ciúmes em relação aos dons de outros;
  3.  Não orgulhoso, se colocando acima dos outros;
  4. Não vaidoso, que vive buscando reconhecimento dos outros pelos seus feitos;
  5. Não grosseiro, sem civilidade, que não mede suas palavras, sem educação;
  6. Não egoísta, que pensa só em si e não se preocupa com os outros;
  7. Não irritadiço, sem controle emocional, que se irrita com facilidade;
  8. Não cheio de mágoas, ressentimento por eventos passados;
  9. Não se alegra com a injustiça, com a imoralidade e indisciplina; mas, se alegra com o que é justo e verdadeiro;
  10. Perseverante. Nunca desiste. Tudo suporta com fé, esperança e paciência.
logo_gif

Contribua com este Ministério

Ajude-nos a levar o evangelho para quem precisa ser alcançado e a contribuir para o ministérios dos pregam a Palavra de Deus. Inscreva em nosso canal no Youtube.com/IndependenciaCristo

100.00 R$

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: