Os pecados da vanglória e negligência


Tiago 4:16-17 – Porém vocês são orgulhosos e vivem se gabando. Todo esse orgulho é mau. 17 Portanto, comete pecado a pessoa que sabe fazer o bem e não faz.

Alguns comerciantes tinham realizado negócios e obtido bons lucros. O sucesso nos negócios faz parte do mundo dos negócios, mas nesse caso, a prosperidade gerou orgulho nos corações e a sensação de autossuficiência. Algumas pessoas se tornam orgulhosas quando seus negócios vão bem. Elas planejam o futuro, sem pensar na brevidade da vida, na fragilidade dos negócios e nas crises naturais que possam acontecer. Quem pensava em pandemia há um ano?

  • A vangloria como resultado da autoconfiança humana é vã. A pessoa convencida se auto glorifica e não dá glória a Deus. Ela gosta de se gabar das suas realizações e age como se tivesse o domínio absoluto da sua vida.

Muitas pessoas fizeram seus planejamentos acreditando que 2020 seria o melhor ano de suas vidas. Suas perspectivas estavam fundamentadas no emprego garantido, nos recursos ou negócios esperados etc. O segundo trimestre do ano, trouxe uma onda de desilusão e frustração nunca visto na história recente.

  • Quantas pessoas que acreditavam ter o controle das suas vidas e foram tragadas em sua auto confiança nos últimos seis meses.

Assista a mensagem deste sermão em nosso Canal no YouTube

Paulo teve uma experiência pessoal que o ensinou que só podemos nos orgulhar das nossas fraquezas. As quatro lições de Paulo aos crentes em Coríntios:

  1. Não é simplesmente o que você faz, mas como e o porquê você faz que mostram sua humildade diante de Deus. II Coríntios 10:17-18.
  2. Quando reconhecemos as nossas fraquezas, somos capazes de melhorar nossa performance. No reconhecimento das nossas fraquezas, Deus nos fortalece. II Coríntios 11:30.
  3. As suas ações e palavras dizem muito sobre você. II Coríntios 12:5-7.
  4. Quando nos julgamos autossuficientes, não há espaço para melhorias da parte de Deus. II Coríntios 12:8-9.

A vanglória (orgulho) tem a ver com a presunção, conforme ensinamos hoje pela manhã na EBD, é a visão que temos de nós mesmos. Porém, nem todo orgulho é pecado, mas a forma como lidamos com a visão sobre nós que pode nos levar a vanglória – o orgulho exacerbado.

Tiago conclui o quarto capítulo com uma breve afirmação a todos leitores da sua carta – 17 Portanto, comete pecado a pessoa que sabe fazer o bem e não faz. O homem repete o pecado da omissão quando não faz o bem que sabe que deveria fazer. Jesus coloca o pecado da omissão em destaque em algumas passagens:

  1. O sacerdote e o levita na parábola do Bom Samaritano, Lucas 10:30-35.
  2. O homem rico que desprezava o pobre Lázaro. Lucas 16:19-21.
  3. A pessoas que durante suas vidas não ajudaram o próximo. Mateus 25:41–46.

Tiago não está falando com pessoas que pecam por ignorância, mas para pessoas que sabem o que devem fazer. Aos filósofos atenienses que o ouviram no Areópago, Paulo disse (Atos 17:30): No passado Deus não levou em conta essa ignorância… Quando Tiago diz – a pessoa que sabe fazer o bem, mostra que ela tem consciência, recursos, conhecimento e deixa de cumprir o mandamento divino.

O pecado da negligência é o equivalente a desconsiderar o que a Palavra de Deus nos ensina. Alguns exemplos bíblicos:

  1. Pecamos quando somos negligentes com o chamado que recebemos de Deus. Paulo orientou o jovem pastor Timóteo sobre cumprir bem o seu chamado, I Timóteo 4:14.
  2. Jesus advertiu os religiosos que faziam coisas importantes, mas negligenciavam as mais importantes. Mateus 23:23 (ARA).
  3. Não podemos negligenciar a salvação que recebemos de Deus. Hebreus 2:3 (ARA). A salvação é o maior presente que Deus entregou a humanidade. Por meio de Jesus Cristo somos libertos para viver uma vida que agrada a Deus. Desprezar a salvação que Deus oferece de graça a todos os pecadores é desprezar o próprio Deus.

O verdadeiro cristão jamais irá negligenciar a salvação que recebeu, mesmo que enfrente inúmeras lutas e aflições, o seu prazer é fazer parte do povo escolhido de Deus. I Pedro 4:16-19.

logo_gif

Contribua com este Ministério

Ajude-nos a levar o evangelho para quem precisa ser alcançado e a contribuir para o ministérios dos pregam a Palavra de Deus. Inscreva em nosso canal no Youtube.com/IndependenciaCristo

100.00 R$

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s