Esboços Estudos Bíblicos Sermões

Lições que aprendemos com Jesus

. Jesus o mestre por excelência, ao contrário dos rabinos clássicos, ia aos lugares onde o povo estava, além de ensinar nas sinagogas. • A forma como Jesus compartilhava seus ensinamentos, seus métodos e abordagem impressionavam. Jesus adequava seu estilo de ensino ao contexto – Ele se fez como criança para aprender e como mestre para ensinar.

Lições que aprendemos com Jesus

Durante as semanas de natal e ano novo, famílias se reúnem e fazem declarações de amor, perdão, enquanto se alegram etc. Pensando nesse clima, trago algumas lições que Jesus ensinou aos seus seguidores, que podem nos ajudar a ter uma vida mais equilibrada e centrada em Deus.

É claro que é humanamente impossível falar sobre todos os ensinamentos de Jesus numa pregação, como disse o escritor do evangelho de João 21:25 – Ainda há muitas outras coisas que Jesus fez. Se todas elas fossem escritas, uma por uma, acho que nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos.

Assista o vídeo deste esboço em nosso Canal. Aproveite para se inscrever, curtir e compartilhar o vídeo.

Vejamos algumas lições importantes que Jesus ensinou:

  1. Devemos viver em simplicidade. Na simplicidade não há espaço para astúcia ou hipocrisia; aprendemos a valorizar o que tem importância e deixamos de lado as preocupações com aquilo que é fútil. Mateus 11:25. Jesus falava e ilustrava com simplicidade, suas verdades eram compreendidas pelo povo. Quando os discípulos tinham dúvidas, ele as explicava, Marcos 4:34.
  2. Devemos amar ao próximo. Certa vez perguntaram a Jesus: Quem é o meu próximo? (Lucas 10:29-37). Então, Jesus contou a parábola do bom samaritano – O teu próximo pode ser qualquer pessoa necessitado que encontrar pelo caminho. O amor faz diferença, que o aceita recebe a vida. Lucas 10:27.
  3. Não devemos julgar as pessoas.  Jesus ensinou que devemos observar e corrigir os nossos erros (trave), ao invés de criticar as falhas dos outros (cisco). A pessoa que busca encontrar falhas no outro, mesmo que pequenas, na verdade, busca esconder seus grandes erros. Mateus 7:1,2.
  4. Devemos evitar o perigo das riquezas. O acúmulo exagerado de riquezas e bens podem escravizar a pessoa. Lembre-se, desta vida você não levará nada. O jovem rico cumpria rigorosamente seus deveres religiosos, mas foi incapaz de renunciar a suas riquezas. Lucas 18:22-25.
  5. Devemos agir com justiça. Em um mundo de desigualdades, onde os poderosos oprimem os menos favorecidos e a injustiça é praticada em todos os setores da sociedade, o cristão deve dar exemplos de justiça. João 7:24.
  6. Devemos ser humildes. Humildade não tem a ver com a condição socioeconômica, com palavras, mas com o caráter expresso nas atitudes. Humildade tem a ver com o esvair-se do orgulho, vaidades e soberba, para viver uma vida segundo o modelo de Cristo. Mateus 11:29.
  7. Somos o sal da terra e a luz do mundo. Ser menos que isso é estar em falta com Deus. As nossas boas obras devem ser regadas pelo amor de Deus em nossos corações. Aqui não se trata de atacar as pessoas que não creem, mas demonstrar através do exemplo que somos de Deus. Mateus 5:13-16.
  8. Devemos viver nossas experiências de fé e aprender com os erros. Jesus ajudou os discípulos a viverem suas próprias experiências. Os discípulos não eram expectadores ou admiradores do Mestre. Jesus ensinou e permitiu que eles aprendessem com seus erros, Lucas 10:1,17-20.
  9. Devemos estar vigilantes em todo momento. Mesmo em tempos de paz, devemos manter a atenção, pois o nosso adversário não descansa e não deixa tentar-nos. Mateus 13:25.
  10. A lei da semeadura e colheita vale para todos. O nosso perdão está condicionado ao ato de perdoar, assim como as demais coisa. Lucas 6:36,37.
  11. O choro de hoje trará consolo amanhã. O choro é temporário, assim como tudo na vida. Se hoje você está sofrendo, alegre o teu coração, porque logo sorrirá. Mateus 5:4.
  12. Devemos valorizar a família da fé. Essa família não foi gerada por laços parentais e sanguíneos, mas pela fé em Cristo. Toda pessoa que aceita a Cristo e segue seus mandamentos se torna membro da família de Jesus, Mateus 12:48-50.
  13. Adoração envolve declaração e prática. Os adoradores adoram a Deus em espírito e em verdade, através do testemunho de vida e um coração sincero diante de Deus. João 4:24.
  14. Jesus ensinou que não estamos sozinhos. Estamos no mundo, mas não somos do mundo e não estamos sozinhos. Jesus está conosco até o fim. Ele enviou o seu Espírito Santo para habitar em nós. João 14:16,17.
  15. Devemos perseverar na oração. Perseverar é não desistir com facilidade, insistir naquilo que acredita ainda que outros desistam. A viúva sabia que a solução para o seu problema dependia do juiz descrente. Ela não desistiu até que ele julgasse a sua causa. Lucas 18:1, 2.
  16. Devemos exercitar a fé. Não basta afirmar que você tem fé, é necessário que ela seja praticada, provada para ser aprovada. A fé em Deus rompe barreiras e atrai milagres. Há muitos exemplos na Bíblia de pessoas que foram curadas porque tiveram fé. Marcos 9:21-24,27.
logo_gif

Contribua com este Ministério

A nossa missão é levar a Palavra de Deus para pessoas em todo o mundo.

R$ 100,00

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: