Genesis 12:10 – Naquele tempo houve em Canaã uma fome tão grande, que Abrão foi morar por algum tempo no Egito.
I – O CAMINHO DA FÉ NÃO É LIVRE DE PROVAÇÕES.
Os obstáculos fazem parte da nossa jornada de fé. Nessa jornada existem dois tipos de pessoas: os que vencem – avançam mesmo que lentamente; os derrotados – que desistem, que param antes da chegada.
II – PARA MORAR NO EGITO ABRAÃO TEVE QUE ROMPER COM A VERDADE
Abraão sob a influência do Egito. Morar no Egito é viver sob as leis e culturas do Egito. Como sobreviver, manter a fé em Deus, em um ambiente hostil? Mentir, foi a estratégia escolhida por Abraão. Ela é uma solução humana diante do suposto perigo, Gn 12:11-13 – Diga, então, que você é minha irmã. Assim, por sua causa, eles me deixarão viver e me tratarão bem;
- Quando mentimos, somos os primeiros a se prejudicar e deixamos de seguir o exemplo de Jesus. Colossenses 3:9-10.
- Deus detesta a mentira, Provérbios 12:22. Quem mente não se mantém firme perante Deus, Salmos 101:7. Os mentirosos não farão parte da cidade de Deus, Apocalipse 22.15.
- A mentira torna as pessoas hipócritas, mestres na arte de fingir e enganar. A Bíblia reprova a mentira, Tiago 3:14. Embora pareça uma boa solução, a mentira gera sérias consequências, Gn 12:14,15 – Alguns altos funcionários do rei do Egito também a viram e contaram a ele como era linda aquela mulher. Por isso ela foi levada para o palácio do rei;
- A mentira não se sustenta para sempre, cedo ou tarde será descoberta. Abraão foi salvo pela misericórdia de Deus. Gn 12:17-19 – “Por isso o rei mandou chamar Abrão e perguntou: – Por que você me fez uma coisa dessas? Por que não me disse que ela é a sua mulher?”
Assista o vídeo desta mensagem. Se inscreva em nosso Canal, curta e compartilhe.
III – AGIR NO ERRO, NA MENTIRA, RESULTA EM PREJUÍZO
- Perda da comunhão com Deus. Enquanto Abraão esteve no Egito Deus não falou com ele reprovando sua atitude, não há relatos que Abraão tenha buscado a Deus nesse período. A comunhão que nos permite ouvir a voz de Deus inclui a oração, que é a forma como nos relacionamos com Deus. Efésios 6:18 – Façam tudo isso orando a Deus e pedindo a ajuda dele. Orem sempre, guiados pelo Espírito de Deus.
- A Comunhão é fruto do nosso relacionamento com Deus. Você tem pensado em Deus e nas coisas celestiais? Você tem o hábito de orar? Colossenses 3:1,2.
- Somos filhos de Deus. Temos a vida de Deus. Nenhum filho de Deus é mais filho ou menos filho que outro. Mas, certamente irá conhecê-lo melhor e agradá-lo mais e melhor fará a sua vontade aquele que mais se aproximar d’Ele. Um homem disse a Deus: “Senhor tu tens filhos prediletos; tens aqueles a quem preferes”. O Senhor lhe respondeu: “Eu não prefiro uns mais que outros; alguns há que me preferem mais que outros”. Esta é a tônica da comunhão.
- O que vai determinar a minha vida de oração não é o quanto eu sei sobre oração, mas o quanto eu amo o estar em oração, o quanto eu amo estar na presença do Pai. “Jesus perguntou a Pedro: amas-me mais do que estes outros? Então apascenta os meus cordeiros” (Jo 21.15). O serviço de Pedro estava condicionado ao seu amor a Jesus.
- Perda moral. Abraão foi chamado a atenção por seu erro por um rei pagão. Tudo indica que Abraão foi repreendido na presença de outras pessoas, Gn 12:18.
- O terceiro prejuízo que sofremos quando agimos de modo errado – a consciência cauterizada pelo erro. Abraão perdeu o senso do correto, do justo, quando aceitou o suborno de Faraó (Gn 12.16), pode ser que entre as servas dadas a Abraão estivesse a egípcia Agar que mais tarde causaria problemas entre o casal Abraão e Sara – Gn 12:16, 19.
IV – ABRAÃO RETORNA AO CENTRO DA VONTADE DE DEUS.
Deus, o Pai das misericórdias (II Co 1:3) permitiu que Abraão saísse ileso com Sara do Egito
- Abraão voltou para Canaã, o mesmo ponto onde havia errado. Gn 13:3,4. Abraão se concertou com Deus ao retornar ao mesmo local onde outrora havia erigido um altar e ali invocou o nome do Senhor (Gn 13:4). Betel é lugar de concerto e de encontro com Deus. BETEL = Casa de Deus (Gn 28.19,19).
Não importa quantas vezes você tenha caído e se afastado da presença do senhor. Deus deseja que consideremos nossos caminhos e voltemos a sua direção. Lamentações 3:40,41 – Examinemos seriamente o que temos feito e voltemos para o SENHOR. 41 Abramos o nosso coração a Deus, que está no céu, e oremos…
Deus exige e aceita aquele que se arrepende e volta ao centro da Sua vontade. Apocalipse 2:4,5 – “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.”

Contribua com este ministério
A nossa missão é levar a Palavra de Deus para todas as pessoas, em todas as partes.
R$ 100,00