Esboços Estudos Bíblicos Sermões

Situações que enfraquecem a fé


Mateus 8:23-26 – Jesus subiu num barco, e os seus discípulos foram com ele. 24 De repente, uma grande tempestade agitou o lago, de tal maneira que as ondas começaram a cobrir o barco. E Jesus estava dormindo. 25 Os discípulos chegaram perto dele e o acordaram, dizendo: —Socorro, Senhor! Nós vamos morrer! 26 —Por que é que vocês são assim tão medrosos? —respondeu Jesus. —Como é pequena a fé que vocês têm! Ele se levantou, falou duro com o vento e com as ondas, e tudo ficou calmo.

Há diversas passagens na Bíblia que nos revelam que a fé pode aumentar ou diminuir de acordo com a situação ou momento em que estamos vivendo. Eventos comuns ou catastróficos colocam a nossa fé em prova e dependendo do momento podemos nos render ao fracasso e medo ou nos tornar mais resilientes.

Sabemos que a força da nossa fé deve estar em Deus. Uma fé fraca resulta em graves consequências. Em tempos difíceis precisamos desenvolver a fé, pois a medida da nossa fé determinará a medida da manifestação de Deus em nossas vidas.

Vejamos 07 pontos (situações) que podem enfraquecer a nossa fé, torná-la insuficiente a ponto de impedir-nos de viver grandes experiências com Deus:

Assista o vídeo desta mensagem:

I – Falta de comunhão com Deus. Isaías 57:11 ARC – Mas de quem tiveste receio ou medo, para que mentisses, e não te lembrasses de mim, nem te importasses? Não é porventura porque eu me calei, e isso há muito tempo, e não me temes?

Israel tinha esquecido de Deus e ido atrás de outros deuses. O povo estava numa situação difícil e sem fé. Qual era a razão para a falta de fé? – não te lembrasses de mim, nem te importasses? O povo tinha se esquecido do que Deus podia fazer.

Na passagem de Mateus 17:21, Jesus ensinou aos discípulos duas maneiras de se relacionar com Deus para elevar a fé ao nível que permite vencer determinadas situações: a oração e o jejum.

  • Foi a falta de fé que impediu os discípulos de expulsar o demônio do menino e não a falta do jejum e da oração. Porém, a fé era fraca porque faltava jejum e oração.

II – Ignorar a fidelidade de Deus e sua palavra. A falta de conhecimento da Palavra de Deus leva as pessoas a se tornarem escravas dos problemas e do mundo. Quando Deus tirou os israelitas do Egito, Ele ordenou através de Moisés (Deuteronômio 4:9) – Portanto, tenham cuidado e sejam fiéis para que nunca esqueçam as coisas que viram. E contem aos seus filhos e netos

Na medida em que os pais falam aos filhos e estes aos seus filhos sobre o que Deus tem feito, as novas gerações manterão uma fé viva em Deus.

  • Que tipo de testemunho você (pai ou mãe; avô ou avó) estão dando aos seus filhos e netos?

III – Falta de alimento espiritual. Romanos 14:2 – Por exemplo, algumas pessoas crêem que podem comer de tudo, mas quem é fraco na fé come somente verduras e legumes.

Nós estamos vivendo uma época muito difícil para ensinar a Palavra de Deus. As pessoas se incomodam quando ouvem certas verdades bíblicas. Em alguns lugares, os pregadores têm que escolher bem suas palavras, porque senão o povo não contribui, mudam de igrejas, fazem piquetes contra a igreja e seus líderes.

A vida cristã se compara ao desenvolvimento natural de um ser humano. A pessoa nasce bebê e vai crescendo até chegar à idade adulta. O alimento que desenvolve o crente começa com as doutrinas básicas, elementares (puro leite espiritual) e depois segue com as doutrinas fundamentais e avançadas (alimentos sólidos).

  • O crente precisa se alimentar da Palavra de Deus. Não é uma questão de querer, mas de necessidade. Se não se alimentar corretamente, vai crescer fraco, com uma fé débil e despreparado para os grandes enfrentamentos da vida. Romanos 10:17 – Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo.

Se você perceber que a tua fé está enfraquecendo, pense um pouco sobre o tempo que você tem estado exposto a Palavra de Deus. É possível viver com baixa nutrição, mas com o passar do a pessoa sofrerá os efeitos colaterais. Assim é a vida espiritual – você pode se alimentar poucas vezes (uma vez por semana, quinzena ou mês) e permanecer vivo, mas será fraco diante de certos desafios.

IV – Foco numa realidade atual de fracasso. Quando a realidade atual é pessimista, pode comprometer sua fé. Romanos 4:19 – Abraão tinha quase cem anos. Mas, mesmo quando ele pensou a respeito do seu corpo, que já estava como morto, ou quando lembrou que Sara não podia ter filhos, a sua fé não enfraqueceu.

Abraão não considerou sua realidade de fracasso; se ele tivesse considerado tal realidade, ele teria se enfraquecido com certos pensamentos, por exemplo: Como posso ter filhos se eu sou velho? Minha esposa já é velha e incapaz de ser mãe e para complicar ela é estéril.

  • Ele desconsiderou os fatores negativos da sua realidade e colocou a fé em Deus. Ele se convenceu que Deus era poderoso para cumprir a Sua promessa, independentemente da sua condição real.

 V – Vida natural. I Timóteo 6:20-21 – Timóteo, guarde bem aquilo que foi entregue aos seus cuidados. Evite os falatórios que ofendem a Deus e as discussões tolas a respeito daquilo que alguns, de modo errado, chamam de “conhecimento”. 21 Algumas pessoas, afirmando que tinham esse “conhecimento”, se desviaram do caminho da fé.

  • Devemos voltar à vida espiritual, pois na vida natural é impossível entender as coisas de Deus porque elas parecem loucura (I Coríntios 2:14).

VI – Falta de perseverança. Hebreus 6:11-12 – O nosso profundo desejo é que cada um de vocês continue com entusiasmo até o fim, para que, de fato, recebam o que esperam. 12 Não queremos que se tornem preguiçosos, mas que sejam como os que creem e têm paciência, para que assim recebam o que Deus prometeu.

  • Em Hebreus somos exortados a perseverar até o fim para alcançar as bênçãos prometidas. Se você continuar lendo, Hebreus 6:15 – Abraão teve paciência e por isso recebeu o que Deus havia prometido.
  • Paciência é a capacidade de suportar persistentemente e esperar enquanto mantém a fidelidade. Você deve saber que Deus faz as coisas no seu tempo e não no nosso.

VII – Falta de louvor e ação de graças. Voltando ao texto de Romanos 4:20, onde diz que a fé de Abraão o encheu de poder, e ele louvou a Deus. O louvor fortalece a nossa fé, quando começamos a glorificar a Deus por suas promessas, crendo que Ele cumprirá a sua palavra.

  • Davi declarou no Salmos 28:6,7 – O Senhor é a minha força e o meu escudo; com todo o coração eu confio nele. O Senhor me ajuda; por isso, o meu coração está feliz, e eu canto hinos em seu louvor. 8 O Senhor Deus é a força do seu povo. O Senhor é o refúgio seguro do rei que ele escolheu.
  • Como está seu louvor para Deus? Nós o louvamos porque confiamos em seu amor; nós o louvamos para que a nossa fé seja aumentada. Cante sempre ao Senhor uma canção de louvor!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: