Esboços Estudos Bíblicos Sermões

Jesus, a nossa páscoa. Ele ressuscitou!


O significado da Páscoa para os cristãos. JESUS RESSUSCITOU

Lucas 22:14-20 – Quando chegou a hora, Jesus sentou-se à mesa com os apóstolos 15 e lhes disse: – Como tenho desejado comer este jantar da Páscoa com vocês, antes do meu sofrimento! 16 Pois eu digo a vocês que nunca comerei este jantar até que eu coma o verdadeiro jantar que haverá no Reino de Deus. 17 Então Jesus pegou o cálice de vinho, deu graças a Deus e disse: – Peguem isto e repartam entre vocês. 18 Pois eu afirmo a vocês que nunca mais beberei deste vinho até que chegue o Reino de Deus. 19 Depois pegou o pão e deu graças a Deus. Em seguida partiu o pão e o deu aos apóstolos, dizendo: – Isto é o meu corpo que é entregue em favor de vocês. Façam isto em memória de mim. 20 Depois do jantar, do mesmo modo deu a eles o cálice de vinho, dizendo: – Este cálice é a nova aliança feita por Deus com o seu povo, aliança que é garantida pelo meu sangue, derramado em favor de vocês.

Páscoa vem do hebraico Pessach, que significa Passagem. A Páscoa é tida como o maior evento cristão, a mais importante das celebrações. Nela celebramos a ressurreição de Jesus Cristo, que se deu num dia de domingo.

Para nós cristãos, a história da Páscoa começou quando Moisés lançou a última das 10 pragas sobre o Egito, com o objetivo de convencer Faraó a libertar o povo judeu que estava em escravidão há mais de 400 anos. Essa passagem está descrita em Êxodo 12:11b-14.

Por causa da morte dos primogênitos egípcios, Faraó cedeu a pressão de Moisés e libertou os judeus, que partiram em direção a Terra prometida, dando início ao êxodo, por volta de 1250 AC. Por isso que, atpe os dias de hoje, durante a comemoração da Páscoa, os judeus comem pão sem fermento (matzá) para lembrar e comemorar a saída do Egito, Êxodo 12:15-17.

Assista o vídeo dessa mensagem em:

Falando sobre o significado da Páscoa no cristianismo, tudo começa com os primeiros crentes, que durante a Páscoa celebravam a ressurreição de Jesus. Eles consideravam o período de comemoração, como início no domingo anterior (Domingo de Ramos), que marca a entrada de Jesus em Jerusalém, passando pela sexta-feira da crucificação (Sexta-Feira Santa) e terminando no domingo, quando Jesus ressuscitou.

Portanto, a nossa Páscoa tem um significado diferente da Páscoa judaica. Ela está diretamente ligada a crucificação, morte e ressurreição de Jesus. Jesus está vivo! Quando celebramos a Páscoa, estamos declarando o triunfo de Jesus sobre a morte. Ele é a razão da nossa fé!

  • Não existe cristianismo bíblico sem ressurreição, I Coríntios 15:14 – E, se Cristo não foi ressuscitado, nós não temos nada para anunciar, e vocês não têm nada para crer.
  • A ressurreição de Jesus trouxe esperança aos seus seguidores, acendeu a chama espiritual em seus corações no dia de Pentecostes e tem impactado o mundo desde então.

O jantar de Páscoa (santa ceia) de Jesus não terminou em seu funeral, mas numa festa incomparável, depois que Maria Madalena ouviu do anjo do Senhor, que ela pensava ser o jardineiro, que Jesus ressuscitou. Ela saiu correndo ao encontro dos outros discípulos e disse – Eu vi o Senhor! E contou o que Jesus lhe tinha dito. João 20:18.

  • O túmulo vazio é a prova que o Cristo que pregamos está vivo e demonstração do poder supremo de Deus. Jesus, o Rei dos reis, venceu a morte, triunfou sobre o inferno e está assentado a direita de Deus.
  • I Coríntios 15:55-57 – “Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu poder de ferir?” 56 O que dá à morte o poder de ferir é o pecado, e o que dá ao pecado o poder de ferir é a lei. 57 Mas agradeçamos a Deus, que nos dá a vitória por meio do nosso Senhor Jesus Cristo!

A ressurreição de Jesus é o que fundamenta a fé do cristianismo. Sem ela, o cristianismo seria uma religião como qualquer outra, uma corrente filosófica de um passado distante. Sem a ressurreição a fé perde seu valor; a pregação seu poder; a esperança não existe; não seríamos discípulos de Jesus e tampouco seriamos perdoados. Sem a ressurreição, a nossa condição seria igual a de todos os pecadores que não tem esperança em Deus.

  • Sem a ressurreição, a morte seria o fim e a esperança do céu uma utopia. Os mártires teriam morrido em vão, por uma mentira ou por um ideal sem valor; seríamos acusados de charlatanismo, chamados de falsos e vistos como aproveitadores de pessoas ingênuas.
  • A ressurreição de Jesus é o que torna o cristianismo diferente das outras religiões. Nele há esperança, perdão e fé em um futuro melhor nesta vida e na eternidade.
  • A certeza de que Jesus venceu a morte depois de 3 dias se encontra em suas próprias palavras, que mostram que Ele é fiel. Mateus 20:18,19 – Escutem! Nós estamos indo para Jerusalém, onde o Filho do Homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte 19 e o entregarão aos não-judeus. Estes vão zombar dele, bater nele e crucificá-lo; mas no terceiro dia ele será ressuscitado.

A ressurreição de Jesus é um fato histórico. Os adversários tentaram encobrir sua ressurreição dizendo que ele não tinha morrido, que ao ser colocado no túmulo reanimou-se; outros disseram que os discípulos roubaram seu corpo para depois dizerem que ele tinha ressuscitado; ainda outros disseram que as mulheres poderiam ter se equivocado quanto a localização do túmulo.

  • Porém, ainda que tentassem desacreditar o testemunho das mulheres, Jesus apareceu para Pedro, aos discípulos que iam para Emaús, aos apóstolos em algumas ocasiões, a uma multidão de 500 pessoas que assistiram sua subida ao céu.
  • Jesus apareceu para Estevão e João e revelou o seu estado de glorificado. Quando Estevão o viu, disse (Atos 7:56) – Então disse: – Olhem! Eu estou vendo o céu aberto e o Filho do Homem em pé, ao lado direito de Deus.
  • João testificou em Apocalipse 1:13,18 – No meio deles estava um ser parecido com um homem, vestindo uma roupa que chegava até os pés e com uma faixa de ouro em volta do peito. 18 Eu sou aquele que vive. Estive morto, mas agora estou vivo para todo o sempre. Tenho autoridade sobre a morte e sobre o mundo dos mortos.
  • Quando Pedro, cheio do Espírito Santo, pregou para a multidão e falou sobre a ressurreição de Jesus. Se Cristo não houvesse ressuscitado, bastaria alguém apresentar o seu corpo ou desafiar a autoridade de Pedro e o cristianismo teria cessado naquele mesmo dia. Mas, quando ouviram a pregação de Pedro (Atos 2:37,38) – todos ficaram muito aflitos e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: – Irmãos, o que devemos fazer? 38 Pedro respondeu: – Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para que os seus pecados sejam perdoados, e vocês receberão de Deus o Espírito Santo.

 A ressurreição de Jesus transformou o estado mental dos discípulos. Antes, eles eram medrosos, tímidos, ignorantes e desanimados. Depois da ressurreição, eles receberam o poder do Espírito Santo, se tornaram valentes, ousados, enfrentaram açoites, ameaças, prisões e a morte sem temor.

  • Você acha que se Cristo não houvesse morrido, eles, todos, teriam continuado anunciando a fé em Cristo?

A ressurreição de Jesus mudou a sociedade. Em todos os cantos da terra, existem povos e nações que são regidos pelos ensinamentos de Jesus. O poder da ressurreição de Jesus continua transformando governos e sociedades em todo o mundo.

A ressurreição de Jesus abriu os olhos dos discípulos para a compreensão das escrituras. Os dois discípulos que estavam fugindo para Emaús andaram com Jesus por um longo tempo, ouviram-no falar acerca de Moises e os profetas e somente quando Jesus sentou-se para comer com eles e deu graças é que o conheceram, Lucas 24:31 –os olhos deles foram abertos, e eles reconheceram Jesus. Mas ele desapareceu.

  • A exposição às Escrituras Sagradas, trazem luz e revelação de Deus aqueles que creem em Jesus.

A ressurreição de Jesus aqueceu o coração dos discípulos. Quando estamos em comunhão com Deus, por meio de Jesus Cristo, o nosso coração se enche de entusiasmo, amor pelas escrituras. Lucas 24:32 – Então eles disseram um para o outro: – Não parecia que o nosso coração queimava dentro do peito quando ele nos falava na estrada e nos explicava as Escrituras Sagradas?

  • Um coração aquecido pela presença de Deus, deseja estar no templo, na comunhão com os irmãos; a oração se torna uma necessidade; o louvor se torna um momento de alegria e prazer. Salmos 26:8 – Ó SENHOR Deus, eu amo a casa onde vives, o lugar onde está presente a tua glória.

A ressurreição de Jesus nos coloca no caminho da evangelização e do discipulado. Os dois discípulos que iam para Emaús, depois do encontro com Jesus ressuscitado, voltaram correndo para Jerusalém cheios de esperança, querendo compartilhar com os outros discípulos que Jesus triunfou sobre a morte e que eles viram o Senhor.

  • Lucas 24:33-35 – Eles se levantaram logo e voltaram para Jerusalém, onde encontraram os onze apóstolos reunidos com outros seguidores de Jesus. 34 E os apóstolos diziam: – De fato, o Senhor foi ressuscitado e foi visto por Simão! 35 Então os dois contaram o que havia acontecido na estrada e como tinham reconhecido o Senhor quando ele havia partido o pão.

Que a nossa Páscoa, que é passagem da morte espiritual para uma nova vida com Deus, seja celebrada todos os dias. Que nunca esqueçamos que Jesus, por meio da sua morte e ressurreição, abriu o caminho que nos leva a Deus. Concluo essa mensagem com as palavras do escritor aos Hebreus.

  • Hebreus 10:20 – Por meio da cortina, isto é, por meio do seu próprio corpo, ele nos abriu um caminho novo e vivo. 23 Guardemos firmemente a esperança da fé que professamos, pois podemos confiar que Deus cumprirá as suas promessas. 25 Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês vêem que o dia está chegando. 36 Vocês precisam ter paciência para poder fazer a vontade de Deus e receber o que ele promete. 37 Pois, como ele diz nas Escrituras Sagradas: “Um pouco mais de tempo, um pouco mesmo, e virá aquele que tem de vir; ele não vai demorar.
logo_gif

Contribua com este ministério

Ajude-nos levar o evangelho para mais pessoas e lugares

R$ 100,00

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: